13 outubro 2013

Metrô terá novo túnel entre estações Paulista e Consolação

Obra deve custar cerca de 25 milhões de reais, começar em 2014 e ficar pronta em dois anos; saída promete resolver superlotação, que já causou acidentes

As esteiras rolantes da estação Paulista que liga a linha amarela a linha verde do metrô, em São Paulo
Depois de túnel, passagem será usada em apenas um sentido (Moacyr Lopes Junior/Folhapress)
O problema da superlotação do túnel de passageiros entre as estações Paulista e Consolação – nas Linhas 2-Verde e 4-Amarela do metrô de São Paulo, respectivamente – será resolvido com três intervenções distintas, incluindo duas novas saídas para a rua.
 
A mais ambiciosa das soluções prevê a construção de outra passagem subterrânea entre as duas paradas, paralela à existente, disse nesta terça-feira o presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô), Luiz Antonio Carvalho Pacheco.
Em entrevista, o dirigente afirmou que essa construção, especificamente, deverá custar entre 20 e 25 milhões de reais e levar cerca de dois anos para terminar – a previsão é de que a escavação comece em 2014.
 
"É uma obra complexa, você não tem muito acesso ao túnel e as duas estações estarão operando.
 
É difícil."
Quando esse túnel estiver pronto, funcionará com o fluxo dos passageiros em apenas um sentido – provavelmente o da Estação Paulista.
 
Desta forma, o que existe atualmente e está superlotado terá usuários seguindo para a Consolação, desafogando-o substancialmente.
 
Acidentes – Em setembro, uma pane nas esteiras rolantes dessa passagem deixou vinte feridos.
 
Oito meses antes, outro acidente no mesmo local, sempre cheio, resultou nem onze passageiros feridos.
 
Na época, o Ministério Público Estadual abriu um inquérito para investigar a segurança da passagem, por onde circulam diariamente 98 000 pessoas, segundo dados de 2011.
 
Uma das recomendações do promotor Maurício Ribeiro Lopes foi a de remoção das esteiras rolantes.
Pacheco falou na terça-feira que a sugestão poderá ser acolhida. "Estamos pensando a partir da implementação (desse túnel novo) desativar as próprias esteiras (do túnel atual).
 
"A passagem que já funciona, com 195 metros de comprimento, opera no limite de sua capacidade desde sua abertura, em 2010.
Saída – Outra medida que será adotada é a construção de uma nova saída do complexo das estações Paulista e Consolação, na Avenida Paulista, perto da esquina com a Rua da Consolação, onde funcionava o antigo acesso para pessoas com deficiência da Estação Consolação.
Além dessa, um novo acesso será feito na Rua Bela Cintra. "Vai ser só saída, da Linha 4 diretamente para a rua." As obras devem ser entregues ainda neste ano.
 
Pacheco não informou quanto custarão essas duas intervenções.
 

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