Obra deve custar cerca de 25 milhões de reais, começar em 2014 e ficar pronta em dois anos; saída promete resolver superlotação, que já causou acidentes
Depois de túnel, passagem será usada em apenas um sentido
(Moacyr Lopes Junior/Folhapress)
O problema da superlotação do túnel de passageiros entre as
estações Paulista e Consolação – nas Linhas 2-Verde e 4-Amarela do metrô
de São Paulo, respectivamente – será resolvido com três intervenções
distintas, incluindo duas novas saídas para a rua.
A mais ambiciosa das
soluções prevê a construção de outra passagem subterrânea entre as duas
paradas, paralela à existente, disse nesta terça-feira o presidente da
Companhia do Metropolitano (Metrô), Luiz Antonio Carvalho Pacheco.
Em entrevista, o dirigente afirmou que essa construção,
especificamente, deverá custar entre 20 e 25 milhões de reais e levar
cerca de dois anos para terminar – a previsão é de que a escavação
comece em 2014.
"É uma obra complexa, você não tem muito acesso ao túnel
e as duas estações estarão operando.
É difícil."
Quando esse túnel estiver pronto, funcionará com o fluxo dos
passageiros em apenas um sentido – provavelmente o da Estação Paulista.
Desta forma, o que existe atualmente e está superlotado terá usuários
seguindo para a Consolação, desafogando-o substancialmente.
Acidentes – Em setembro, uma pane nas esteiras rolantes dessa passagem deixou vinte feridos.
Oito meses antes, outro acidente no mesmo local, sempre cheio, resultou
nem onze passageiros feridos.
Na época, o Ministério Público Estadual
abriu um inquérito para investigar a segurança da passagem, por onde
circulam diariamente 98 000 pessoas, segundo dados de 2011.
Uma das
recomendações do promotor Maurício Ribeiro Lopes foi a de remoção das
esteiras rolantes.
Pacheco falou na terça-feira que a sugestão poderá ser acolhida.
"Estamos pensando a partir da implementação (desse túnel novo) desativar
as próprias esteiras (do túnel atual).
"A passagem que já funciona, com
195 metros de comprimento, opera no limite de sua capacidade desde sua
abertura, em 2010.
Saída – Outra medida que será adotada é a construção de uma
nova saída do complexo das estações Paulista e Consolação, na Avenida
Paulista, perto da esquina com a Rua da Consolação, onde funcionava o
antigo acesso para pessoas com deficiência da Estação Consolação.
Além dessa, um novo acesso será feito na Rua Bela Cintra. "Vai ser só
saída, da Linha 4 diretamente para a rua." As obras devem ser entregues
ainda neste ano.
Pacheco não informou quanto custarão essas duas
intervenções.