Com o maior investimento no transporte sobre trilhos da história de São Paulo,
o Governo do Estado vai melhorar a capacidade do sistema metroviário e
facilitar o deslocamento das pessoas.
Em São Paulo, dos 4,7 milhões de
passageiros que utilizam o Metrô nos dias úteis, 55% possuem automóvel,
mas preferem o transporte coletivo.
Isto significa que 1,5 milhão de
carros a menos circulam nas ruas da cidade, segundo dados do Metrô.
O Metrô de São Paulo também contribui de forma significativa para a economia do país.
O PIB nacional decresceria 0,6% se não houvesse o Metrô de São Paulo. segundo estudo da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).
Pela primeira vez na história, o Metrô de São Paulo tem obras simultâneas em quatro linhas:
Linha 5-Lilás (que vai da Estação Largo Treze, em Santo Amaro, à
Estação Chácara Klabin), Linha 15-Prata (que vai ligar o Ipiranga à
Cidade Tiradentes), a Linha 17-Ouro (que vai do Jabaquara ao Morumbi,
passando pelo Aeroporto de Congonhas) e a Linha 4-Amarela (que,
concluída, vai ligar Santa Cecília a Taboão da Serra).
Além disto, outras obras estão em projeto, como a Linha 6-Laranja, a
Linha 18-Bronze (que vai até o Grande ABC), a Linha 20-Rosa e o
prolongamento da Linha 2-Verde até a Dutra (veja o infográfico).
Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos),
duas novas estações estão sendo construídas na Linha 13-Jade (entre
Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Guarulhos), a Linha 9-Esmeralda está
sendo estendida até Varginha, e a Linha 8-Diamante está sendo ampliada
entre Itapevi e Amador Bueno.
O Governo também investe em transporte sobre trilhos na Baixada
Santista com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que vai ligar Praia
Grande e Santos, passando por São Vicente.
Graças aos investimentos feitos pelo Governo de São Paulo, o número
de usuários do Metrô dobrou, e da CPTM triplicou nos últimos 20 anos.
A
soma passou de 3,2 milhões em 1994 para 7,3 milhões, o que representa
mais de 80% dos 9 milhões de pessoas que utilizam o transporte sobre
trilhos em todo o país.
Em todo o país, 11 Estados possuem sistema de
transporte sobre trilhos, e São Paulo transporta sozinho quatro vezes
mais passageiros que os outros 10 Estados somados.
Os corredores da EMTU também aumentam a fluidez nas grandes cidades.
Além do VLT na Baixada Santista, que terá 17 km, o Corredor Guarulhos, o
Corredor Itapevi e o Corredor Noroeste somarão mais de 75 km para o
transporte de passageiros.