Linha 15-Prata terá capacidade para transportar 48 mil passageiros por hora, o maior monotrilho do mundo segundo a Bombardier
O primeiro trem do monotrilho (veículo semelhante ao metrô, mas de via elevada e que utiliza apenas um trilho) já está sendo fabricado na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, e, paralelamente, na cidade de Kingston, no Canadá.
A composição terá sete vagões, com capacidade para até mil passageiros no total.
Os dois primeiros são protótipos fabricados na matriz da canadense Bombardier. Cada trem deve medir, aproximadamente, 85 m de comprimento e 3 m de largura.
Maquete em tamanho real do monotrilho instalada na fábrica da Bombardier, em Hortolândia, no interior de São Paulo |
Os protótipos devem entrar em fase de testes já em fevereiro de 2013,
quando serão colocados em uma linha na própria fábrica para simulação
de funcionamento, análises em toda sua rede elétrica e avaliações de
desempenho de circulação na via, como aceleração, frenagem e simulação
de peso dos passageiros. Todas as 54 composições (378 vagões) devem
estar prontas em 2016 e a previsão é de que a primeira esteja pronta em
abril do ano que vem.
De acordo com a Bombardier, foi utilizada uma tecnologia da
aeronáutica para a produção dos trens, que têm estrutura de alumínio e
estrados de aço carbono.
Segundo o diretor de comunicação da empresa,
Luís Ramos, "essa tecnologia permitiu a redução de peso do veículo de
forma significativa, fazendo dele 30% mais leve que os trens
convencionais.
O peso economizado será compensado com passageiros", diz.
O monotrilho terá capacidade de transportar 48 mil passageiros por
hora, nos dois sentidos, a uma velocidade de aproximadamente 40 km/h.
Segundo Ramos, atualmente, "o maior monotrilho do mundo, que fica na
China, atende a apenas 30 mil passageiros por hora".
Assim como os trens da Linha 4-Amarela do metrô, o monotrilho terá
condução automática (sem a utilização de um operador dentro do trem),
ar-condicionado e câmeras internas de vigilância.
Com passagem livre entre os veículos, o intervalo médio entre os
trens deve ser de 75 segundos. No total, a linha terá 17 estações, entre
a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital
paulista, num total de 24,5 km de linha. Há estudos para uma 18ª
estação, no bairro Ipiranga, que poderá estender a via para 25,8 km.
De acordo com o metrô, já estão sendo construídos 2,9 km de via entre
as estações Vila Prudente e Oratório, com previsão de término das obras
para o segundo semestre de 2013.
A Linha 15-Prata começa a funcionar a
partir do final de 2013 e a previsão é a de que as 17 estações estejam
em funcionamento em 2016.
http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/primeiro-trem-do-monotrilho-de-sao-paulo-ja-esta-em-275032-1.asp
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