O deputado estadual, Orlando Morando, participou efetivamente da Reunião Ordinária, da Comissão de Transportes e Comunicações, realizada na tarde quarta-feira, no Plenário Tiradentes, da Assembleia Legislativa de São Paulo.
A reunião contou com a participação do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e do diretor-presidente do Metrô, Peter Walker
Membro efetivo da Comissão, Morando fez vários questionamentos sobre as PPPs (Parcerias Público-Privado), além de perguntar sobre o andamento e planejamento da Linha 18 - Bronze do Metrô, o monotrilho que vai ligar a capital ao ABC.
Após a forte atuação do deputado, o secretário Jurandir Fernandes informou que 12 empresas estiveram interessadas no desenvolvimento da Linha 18 - Bronze, após o chamamento público e, que no momento, quatro projetos estão sendo analisados.
O secretário garantiu ao deputado que o edital de obras será lançado em maio do próximo ano e que as obras terão início ainda em 2013.
"Fiquei muito satisfeito com as informações do secretário Jurandir e as nossas expectativas para a implantação desse importante projeto de mobilidade urbana na nossa região são ainda melhores. Volto a repetir que o Metrô no ABC deixa de ser um projeto e se torna efetivamente uma realidade", comentou o deputado.
O orçamento estimado para a construção da linha é de R$4,1 bilhões. A Linha 18 - Bronze, que passará por Santo André, São Caetano e São Bernardo, terá 20 km de extensão, 19 estações, 25 trens, 2 pátios e 4 terminais integrados, atendendo uma população estimada em 400 mil diariamente. A projeção é de o intervalo entre os trens ser de menos de três minutos.
Outro ponto abordado pelo deputado Orlando Morando foi o andamento do prolongamento da Linha 2 - Verde, com sistema monotrilho, entre o trecho da Vila Prudente e a Cidade Tiradentes, numa extensão de 24,5 km e 17 estações.
Jurandir respondeu ao deputado que as estações estão em fase de contratação. O primeiro trecho da obra, da Estação Vila Prudente à região do bairro do Oratório, tem previsão de entrega para 2013.
O trecho seguinte até São Mateus deve entrar em funcionamento em 2014. A chegada à Cidade Tiradentes, última etapa do percurso com 11 km de extensão, está prevista para acontecer em 2016.
O secretário também aproveitou a oportunidade para prestar contas do andamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos e falou sobre o desenvolvimento de ações, programas e metas da CPTM, Metrô e EMTU.
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