06 dezembro 2012

Governo precisa investir em logística

 Segundo Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento Logístico - EPL, estudos do mercado mostram um déficit de R$ 400 bilhões.

Para Figueiredo, o crescimento do Brasil mostrou que não havia logística adequada e que agora o mercado vê e pede solução. Ele lembrou que, a partir de 1980, vieram 20 anos de recessão, havia frota grande de caminhões, o preço do frete caiu pela concorrência predatória entre as empresas e ninguém mais falou em logística.
No Brasil, a idade média da frota brasileira de caminhões é de 20 anos, enquanto nos EUA é de sete anos. “Não é sustentável ancorar a logística numa frota antiga, em motoristas que são obrigados a trabalhar 19 horas por dia, sete dias por semana, em caminhões que viajam com excesso de peso”, explica. 

Segundo Bernardo Figueiredo, uma das principais dificuldades na realização das ações são bons projetos, estudos econômicos e licenciamentos.
O objetivo é ter a maior parte dos eixos rodoviários duplicados e sob administração privada. 

Ele citou o exemplo da Bahia, onde a ferrovia que será construída já está com 100% da demanda vendida antes mesmo de ela estar pronta. 

Quanto ao Trem de Alta Velocidade (trem-bala) a EPL participará como investidora com 30% do capital, além de outros investidores institucionais, como os Correios.
O leilão deve ocorrer em julho de 2014 e a EPL contratou uma integradora que fará o projeto executivo detalhado para que “não haja erro”. 

Ele também afirmou que pretendem criar projetos imobiliários onde serão localizadas a estações, o que deverá acrescentar mais R$ 5 bilhões a R$ 10 bilhões para o projeto. “Acreditamos que é um projeto que fecha a conta”, finalizou.

Arquivo INFOTRANSP