O
projeto de interligar Miami a Orlando via linha férrea pode sair do
papel em 2015. A Florida East Coast Industries (FEC), uma empresa de
Coral Gables, insisti que o projeto que custaria $1 bilhão é viável e
pode aumentar o número de turistas no trajeto. Em alguns trechos o trem
pode atingir 125 milhas por hora.
Pelo projeto, o trem teria paradas em Miami, Fort Lauderdale, West Palm Beach e no destino final, o Aeroporto Internacional de Orlando. Os passageiros teriam a opção de saídas de hora em hora, vagões com restaurante e internet de graça.
Se levado adiante, o projeto do trem Miami-Orlando vai gerar cerca de 1.200 empregos na área de construção civil e 400 trabalhos permanentes. No entanto, antes mesmo de sair do papel a idéia já tem grupos que não aprovam a iniciativa. Mais trens cruzando cidades como Miami e Fort Lauderdale significaria longas esperas nos cruzamentos da linha férrea. Alguns cruzamentos devem inclusive ser fechados em definitivo para obras de estações ferroviárias, fazendo com que ruas sejam replanejadas.
Atualmente, os turistas levam até quatro horas, dependendo do tráfego e tempo de parada, entre Miami e Orlando. Com o trem, a viagem seria de apenas três horas. O valor da passagem ainda não pode ser totalmente confirmado, mas deve ser algo em torno de $100 de Miami a Orlando, e mais barata se for comprada em estações de Fort Lauderdale e West Palm Beach.
A empresa criadora do projeto, chamado de All Aboard Florida a Florida East Coast Industries garante que pode começar a obra e não necessitaria de recursos públicos para o feito. Nós não faríamos isso se não achássemos que era viável , garantiu o representante da compania, Husein Cumber.
Mesmo o projeto sendo mantido pela iniciativa privada, calcula-se que o setor público tenha que investir cerca de $8 milhões para obras ao redor das estações e mudanças no trânsito.
Pelo projeto, o trem teria paradas em Miami, Fort Lauderdale, West Palm Beach e no destino final, o Aeroporto Internacional de Orlando. Os passageiros teriam a opção de saídas de hora em hora, vagões com restaurante e internet de graça.
Se levado adiante, o projeto do trem Miami-Orlando vai gerar cerca de 1.200 empregos na área de construção civil e 400 trabalhos permanentes. No entanto, antes mesmo de sair do papel a idéia já tem grupos que não aprovam a iniciativa. Mais trens cruzando cidades como Miami e Fort Lauderdale significaria longas esperas nos cruzamentos da linha férrea. Alguns cruzamentos devem inclusive ser fechados em definitivo para obras de estações ferroviárias, fazendo com que ruas sejam replanejadas.
Atualmente, os turistas levam até quatro horas, dependendo do tráfego e tempo de parada, entre Miami e Orlando. Com o trem, a viagem seria de apenas três horas. O valor da passagem ainda não pode ser totalmente confirmado, mas deve ser algo em torno de $100 de Miami a Orlando, e mais barata se for comprada em estações de Fort Lauderdale e West Palm Beach.
A empresa criadora do projeto, chamado de All Aboard Florida a Florida East Coast Industries garante que pode começar a obra e não necessitaria de recursos públicos para o feito. Nós não faríamos isso se não achássemos que era viável , garantiu o representante da compania, Husein Cumber.
Mesmo o projeto sendo mantido pela iniciativa privada, calcula-se que o setor público tenha que investir cerca de $8 milhões para obras ao redor das estações e mudanças no trânsito.
A FEC planeja
conseguir as permissões de trabalho em breve e dar início a construção
de trilhos em 2013.