25 dezembro 2012

Agência mineira quer parceria para trens

O exemplo que vem da Europa será conhecido de perto em 2013 por uma comitiva da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que vai à França verificar a logística e gestão do sistema de transporte, principalmente no que se refere ao modal ferroviário. 

Minas Gerais tem projetos para a retomada do metrô e do trem de passageiros e aposta na parceria público-privada (PPP) para a construção de três linhas. A primeira liga Divinópolis, Betim, BH e Sete Lagoas. A outra faz o caminho entre BH, Brumadinho, Águas Claras e Eldorado (Contagem).

A terceira vai conectar a capital a Nova Lima, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. Especialistas na área de transporte e trânsito comparam o modelo europeu com o mineiro e apontam: nem no longo prazo será possível alcançar um patamar parecido.

A explicação é simples, de acordo com o coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende. “Não tem a ver com volume de investimentos, de ter ou não dinheiro nem com projetos, mas com uma cultura de planejamento a longo prazo que não temos aqui”, afirma. Ele usa o metrô de Paris como exemplo. 

A primeira linha foi inaugurada em 1900 e tinha 45 quilômetros e 25 estações (uma vez e meia a extensão do trem de BH, com 28 quilômetros). 

A última, a linha 14, foi implantada em 1998.

O metrô de BH começou a ser desenhado em 1980 e tinha projeto inicial de 120 quilômetros, chegando à Pampulha e ao Centro. Resende estava na equipe e faz uma conta para comparar os dois sistemas, tomando como base o tempo de existência de um e outro para calcular a velocidade de expansão. “Em 32 anos construímos 28 quilômetros, então, se o metrô de Paris fosse o de BH, em 98 anos, teríamos 86 quilômetros de linha”, diz. “Do contrário, se BH fosse Paris, em 32 anos, teríamos 70 quilòmetros, três vezes mais. São números incontestáveis”, aponta.

O consultor em transporte e trânsito Osias Batista faz coro e compara o sistema de videomonitoramento do Anel Rodoviário da capital francesa com o de BH, onde ele é inexistente. 

“Eles têm ação e supervisão do sistema viário, que permite tomar decisão em tempo real. Aqui, a polícia descobre um acidente e não consegue chegar ao local porque está tudo congestionado”, relata.

Os números oficiais do Brasil dão conta de 42 mil mortos por ano em estradas e vias urbanas. 

Mas a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) estima 20% a 30% a mais, já que nas estatísticas são consideradas apenas as pessoas que perderam a vida no local do acidente. “Enquanto isso, estão fazendo o trem-bala. 

O Brasil não tem o feijão com arroz, mas precisa da cozinha especial. Vamos primeiro ajustar o básico, pois não há transporte de passageiro que preste em lugar algum”, critica.

O consultor, que participou da criação da Metrominas em 1997, analisa o lado positivo: pela primeira vez, se fala na retomada do trem de passageiro. “Se isso tivesse ocorrido há 15 anos, não teríamos perdido tantos trilhos nem faixas de domínio. 

O governo está tentando tirar o atraso e, por isso, é importante irem à França, pois quem nunca viu acaba desmotivado”, ressalta.
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/12/25/interna_gerais,339254/agencia-mineira-quer-parceria-para-trens.shtml

FRASES MOTIVACIONAIS

Um coleção de frases marcantes, motivacionais, de filmes que foram sucesso de bilheteria para começar 2013.

Clique na seta para rodar o FILME

Clique  [  ] para ampliar a tela para melhor visualização do FILME


https://www.youtube.com/watch?v=y4luADh0_ug

24 dezembro 2012

Cotidiano - Simulador de trânsito

http://charges.uol.com.br/2012/11/19/cotidiano-simulador-de-transito/?modo=baloes

FELIZ ANO NOVO - 2013


Clique na seta para rodar o FILME

Clique  [  ] para ampliar a tela para melhor visualização do FILME

Vicente Falconi dá seus toques de gestão

http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/vicente-falconi-da-suas-licoes-de-gestao

Casa inteligente é controlada via celular

http://exame.abril.com.br/videos/mais-videos/casa-inteligente-e-controlada-via-celular

FELIZ NATAL A TODOS OS AMIGOS


Clique na seta para rodar o FILME

Clique  [  ] para ampliar a tela para melhor visualização do FILME

O que motiva assassinos suicidas?

http://nytsyn.br.msn.com/colunistas/o-que-motiva-assassinos-suicidas#page=1

Lidando com a complexidade em ambientes emergentes

http://nytsyn.br.msn.com/negocios/lidando-com-a-complexidade-em-ambientes-emergentes-1

Entrando na era do controle por gestos

http://nytsyn.br.msn.com/cienciaetecnologia/entrando-na-era-do-controle-por-gestos

Megacidades começam a monitorar emissões

http://nytsyn.br.msn.com/cienciaetecnologia/megacidades-come%C3%A7am-a-monitorar-emiss%C3%B5es

Aplicativo para chamar táxis enfrenta governos

http://nytsyn.br.msn.com/negocios/aplicativo-para-chamar-t%C3%A1xis-enfrenta-governos#page=1

Plano Diretor de São Paulo, uma criança maltratada

http://www.redebrasilatual.com.br/blog/plano-diretor-de-sp-10-anos/

23 dezembro 2012

Metrô na América - METRÔ NOVA YORK

http://discoverybrasil.uol.com.br/extremeengineering/subways_explore/subways_explore.shtml

Metrô de Londres comemora 150 anos

O metrô de Londres é o mais antigo do mundo. Sua primeira viagem foi em 9 de janeiro de 1863, entre Paddington e Farringdon, na linha Metropolitana. 

Para marcar os 150 anos de funcionamento, o metrô londrino, em parceria com o Museu do Transporte de Londres, vai realizar diversos eventos, incluindo a recriação de seu primeiro trajeto, atividades especiais em estações desativadas e a publicação de uma série de livros.

Nos dias 13 e 20 de janeiro de 2013, a primeira viagem de passageiros será recriada com trens especialmente restaurados, incluindo a locomotiva metropolitana a vapor nº 1 e o vagão ferroviário metropolitano comemorativo nº 353 – trata-se do vagão subterrâneo em funcionamento mais antigo do mundo. Ao longo de 2013 haverá vários outros trajetos ferroviários comemorativos, utilizando trens a vapor que vão partir de outras estações históricas da rede.

O Museu do Transporte de Londres vai exibir os cartazes mais emblemáticos usados para fazer propaganda do metrô de Londres na exposição Poster Art 150: London Underground’s Greatest Designs (de fevereiro a outubro de 2013). 

O público poderá conhecer 150 dos melhores projetos desde a primeira série de cartazes gráficos, em 1908. Os visitantes terão a oportunidade de votar em seus favoritos e o cartaz mais popular será revelado no final da exposição.

Os passageiros do metrô devem ter notado que algumas estações mais parecem museus, graças ao projeto Arte no Metrô. 

O programa, realizado desde 2000, apresenta obras de arte de qualidade criadas em lugares inesperados da malha subterrânea, com o objetivo de tornar milhões de viagens diárias mais agradáveis. 

Para comemorar os 150 anos do metrô londrino, o projeto Arte no Metrô terá uma programação especial conduzida por um artista britânico aclamado e famoso, que levará obras de arte a todas as estações da rede do metrô, além de uma série especial de cartazes e cópias com edição limitada, criadas por 15 importantes artistas contemporâneos. 

Além de inspirar artistas, o lançamento de 12 contos de autores conhecidos vai mostrar como o metrô também influencia o trabalho de escritores. 

A Penguin Books publicará as histórias em 2013, cada uma baseada em uma linha de metrô diferente.

Além de admirar as obras artísticas e ler os livros, os fãs do Tube poderão assistir a exibições de filmes temáticos em estações do próprio metrô (os detalhes serão confirmados) e apresentações teatrais na estação desativada de Aldwych.

Presença feminina e trabalho pesado

Andar pelas instalações da Linha 4-Amarela do Metrô e se deparar com uma mulher entre os funcionários...
Andar pelas instalações da Linha 4-Amarela do Metrô e se deparar com uma mulher entre os funcionários da manutenção virou rotina na ViaQuatro. 

Hoje, a equipe de agentes de atendimento e manutenção conta com 17 mulheres que trabalham em campo, desempenhando funções técnicas.

O número pode parecer pequeno a princípio, porém, reflete uma nova etapa na ocupação de espaços pela força de trabalho feminina e na postura das empresas.

Formada no curso técnico de sistemas eletroeletrônicos, cinco anos atrás, Roberta Lima passou quase dois anos desempregada. 

Nesse período, participou de diversos processos seletivos porém, não conseguiu nenhuma vaga. 

Das empresas ela ouvia sempre a mesma justificativa. A de que não havia estrutura (vestiários e banheiros femininos) para contratar uma mulher para a equipe de manutenção. Ela conta que em uma empresa onde estagiou tinha de atravessar uma planta inteira só para ir ao banheiro. Hoje, ela atua na área de manutenção da ViaQuatro, realizando análises de vibração eletroeletrônica e termologia dos equipamentos das estações.

Situação semelhante viveu Gardênia Freire, também funcionária da concessionária, quando dez anos atrás se tornou a primeira eletricista de manutenção em uma siderúrgica, em Cubatão. 

Ela conta que nem vestiários e nem uniformes para mulheres existiam na época. "Naquele tempo mulher só entrava na fábrica para fazer faxina", lembra ela, que se orgulha de realizar todo tipo de serviço ligado à sua área (manutenção de equipamentos eletromecânicos). "Eu subo em andaime, faço toda atividade pesada que for necessária. Mulher pode fazer qualquer coisa", diz.

Com planos de cursar engenharia, Gardênia enxerga mais espaço para as mulheres em atividades onde hoje predomina a presença de homens.

"Cada vez mais as mulheres percebem que podem desempenhar essas funções e vão ao mercado em busca dessas oportunidades", diz a gerente de Recursos Humanos da ViaQuatro, Cristiane Adad. 

Ela conta que a empresa sempre pensou na presença feminina. Por isso, a estrutura física, a disponibilidade de uniformes e equipamentos não foi problema. "Queremos essa diversidade em nosso quadro, pois a mulher agrega suavidade ao ambiente, além de ser mais atenta aos detalhes", diz.

A indústria também passa por essa transição na visão do diretor de operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gustavo Leal.

Segundo ele, nos últimos anos a presença feminina nas salas de aula em cursos nas áreas automotiva, de mineração, petróleo e gás tem crescido. "A industria é cada vez mais demandante de um perfil tecnológico, mais robusto em termos de conhecimento. 

Então a seleção é o nível de conhecimento e não pelo gênero", afirma. Ele frisa que a adoção de novas tecnologias nas unidades tornou o chão de fábrica mais moderno, dispensando a força física.

"Vejo isso como uma evolução natural. E as empresas não estão abrindo esse espaço por simbolismo, mas porque elas enxergam que essa inclusão gera resultados", diz a gerente geral da Refinaria Henrique Lage (Revap), unidade da Petrobrás em São José dos Campos, Elza Kallas, primeira mulher a ocupar um cargo deste porte na empresa. Formada em engenharia química ela ingressou na Petrobrás 29 anos atrás e foi atuar na área de exploração de petróleo, campo predominantemente masculina. 

Ela conta que durante toda carreira na empresa teve de conviver com a realidade de ser a única mulher, e que isso nunca a incomodou (apesar da falta de estrutura nas plantas). Mas ressalta que hoje, devido a um programa criado pela empresa para promover a equidade de gêneros nas plantas (veja abaixo) a situação está muito mais favorável ao público feminino.

"A participação feminina, com seu estilo de ser mais ponderado, detalhista, sensível se soma ao estilo masculino e isso é bom para a empresa. Ter um quadro composto só por homens, com um único estilo, um único pensamento torna a empresa pobre. 

Estamos em busca desse alinhamento", diz a gerente. Ela ressalta que agora, depois de firmar sua presença na área técnica, a mulher precisa é buscar compartilhar mais espaço nos processos decisórios.

Na Petrobras público feminino dobrou

De 2003 para cá a Petrobrás mais que dobrou a quantidade de mulheres em seu quadro de funcionários. Hoje o público feminino corresponde por 15,3% (9.041 funcionárias) do efetivo total da empresa. "Ainda somos minoria, mas em termos relativos, a presença feminina por aqui cresceu 105% nos últimos oito anos, ao passo que a taxa de crescimento relativo da força de trabalho masculina, de 56,1%", diz a gerente de Orientações e Práticas de Responsabilidade Social da empresa, Janice Dias. 

Segundo ela, o crescimento é fruto de um programa criado para promover a equidade de gêneros dentro da companhia, criado há nove anos. Ao longo deste período Janice Conta que diversas ações foram tomadas no intuito de permitir a presença de mulheres em todas as unidades de exploração da empresa.

Além da adequação das estruturas contemplando a presença feminina (com a instalação de alojamentos e banheiros) a empresa também criou uma normatização específica para uniformes (com a criação de uma tabela de medidas adequada ao corpo da mulher) e também dos equipamentos de proteção individual (EPI). "A cada período vamos aprofundando a discussão sobre o tema", conta Janice. Além da adequação das condições de trabalho o programa também visa a discutir assuntos como capacitação, cargos, salários.

"O mercado já compreendeu que a diversidade agrega sabedoria e consequentemente valor. As mulheres passam a se compreender como sujeitos de direito dessas posições e querendo ocupar esses espaços", diz Janice que nota uma crescente na quantidade de mulheres se candidatando às seleções públicas anuais realizadas pela empresa.

Para a gerente, no entanto, ainda há um longo caminho a ser trilhado para que determinadas funções nas organizações deixem de ter o estigma de 'coisa de homem'. 

Na visão de Janice as raízes da questão são profundas e extrapolam os limites das companhias. "Essa associação dos gêneros a determinadas carreiras é reflexo de uma cultura sexista. É claro que hoje a mulher está em outro patamar, é claro que houve evolução. 

Mas ao entrar num site para comprar um brinquedo você ainda tem o helicóptero descrito como algo para meninos. E desde criança as meninas são orientadas a gostarem de bonecas. Ou seja, a família, a escola e o mercado são sexistas", conclui Janice, dizendo que essa inclusão não depende apenas das empresas mas de políticas públicas e mobilização por parte da sociedade.

Cresce a procura por cursos

De olho nas oportunidades de trabalho com o crescimento da indústria naval Maria Aparecida Silva Santos se matriculou no curso técnico de construção naval. 

Ao conhecer um pouco mais sobre o mercado se matriculou em mais dois cursos para se especializar em soldagem de tubulações navais e inspeção de soldas (estudou em Itajaí - SC). 

Agora, busca oportunidades nos estaleiros da região sul.

Sobre ter escolhido seguir carreira em um setor amplamente dominado por homens ela diz que se guia pela satisfação profissional e que vê o mercado menos resistente ao ingressos de mulheres. "Os estaleiros já estão mudando de postura, alguns até já me procuraram",diz.

Assim como Maria muitas mulheres têm procurado os cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e que até pouco tempo eram frequentados unicamente por homens. "A noção de que o mercado está mais aberto à elas faz com que as mulheres se sintam motivadas a buscar essas formações", diz o diretor de operações da entidade, Gustavo Leal.

De acordo com ele, entre 2009 e 2011 o número de mulheres matriculadas cresceu em diversos cursos, como o de mineração, onde o porcentual de mulheres já chega a 27%. 

Nos cursos ligados à construção 18% do total de alunos são mulheres. 

Nesse sentido, segundo Leal destacam-se também os setores de Petróleo e gás (13%) e eletroeletrônica (11%), onde a presença feminina nas salas de aula era praticamente inexistente.

http://estadao.br.msn.com/economia/presen%C3%A7a-feminina-e-trabalho-pesado 

Tradicional Boxing Day ameaçado em Londres por causa de greve no metrô


Três jogos do Campeonato Inglês no tradicional Boxing Day correm o risco de serem adiados. 

Tudo por causa de uma greve no metrô de Londres, que pode fazer com que as partidas com mandos de clubes da capital na época natalina não se realizem.

O Boxing Day acontece sempre no dia 26 de dezembro, e os funcionários do metrô reividincam bônus por trabalhar em dia feriado nacional. 

Caso não aconteça, será o terceiro ano seguido de greve.

A decisão foi tomada após uma votação favorável entre os motoristas do metrô.

- O resultado da votação mostra a força do sentimento sobre essa questão - disse um porta-voz da "ASLEF", o sindicato dos funcionários.

O chefe operacional do metrô de Londres reagiu com infelicidades às informações.

- Ações industriais não levam à nada. O metrô de Londres tem um acordo de longo prazo com todos os sindicatos sobre trabalhos em feriados, incluindo o Boxing Day - disse.

São três partidas que podem ser adiadas: Arsenal x West Ham, Fulham x Southampton e Queens Park Rangers x West Bromwich.

 http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/futebol/internacional/2012/12/17/noticiasinternacionais,2483644/tradicional-boxing-day-ameacado-em-londres-por-causa-de-greve-no-metro.shtml

Estado propõe reajuste de ônibus e metrô no mesmo dia

  Para secretário, a unificação facilitaria a adaptação do sistema de cobrança
 
O reajuste do ônibus e do metrô em São Paulo poderá ocorrer na mesma data, no começo do próximo ano. Isso caso a Prefeitura aceite a proposta divulgada na segunda-feira (17) pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. 

Historicamente, as atualizações do custo das passagens do ônibus municipal e da rede metroferroviária acontecem em dias - e até meses - diferentes.
 
Para Fernandes, a unificação facilitaria a adaptação do sistema de cobrança, dividido entre os governos municipal e estadual.

— Quando você muda uma tarifa, tem de mudar toda a composição do bilhete único, tem de mudar a composição das integrações. Aí, se uma semana depois vem o outro e aumenta, faz tudo isso de novo e a população é punida.

O dirigente disse que vai aguardar a posse do prefeito eleito Fernando Haddad (PT) e de seu secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, para "ver como eles querem compatibilizar isso".
Questionado, o secretário estadual evitou falar em quanto pretende reajustar a passagem dos usuários do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que hoje custam R$ 3, o mesmo preço dos ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans).

— Eu não conversei com o governador ainda. Mas estamos nos preparando para, quando ele solicitar, termos todos os dados.

Contudo, o reajuste poderá ficar um pouco abaixo da inflação, como ocorreu em anos anteriores, de acordo com Fernandes.

— No ano passado, por questões de arredondamento, o valor da tarifa seria de R$ 3,06. Nós resolvemos fixar em R$ 3. Então, trabalhamos também ajustados com a inflação.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), deve ser o escolhido para o cálculo. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPC está em 4,93%. Esse indexador avalia a variação de preços para o consumidor na capital paulista.

Os últimos aumentos de tarifa do Metrô e da CPTM foram no mês de fevereiro, no caso deste ano, quando a passagem subiu para R$ 3. Já o reajuste dos ônibus da SPTrans não ocorre desde janeiro de 2011.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/estado+propoe+reajuste+de+onibus+e+metro+no+mesmo+dia-18122012

Microempresário é preso por 'passar a mão' em passageiras do metrô

Duas mulheres denunciaram um microempresário por tentativa de abuso sexual em pleno metrô de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (18), elas viajavam entre as estações São Gabriel e Santa Inês, na região nordeste de BH, quando perceberam que um homem se aproveitava da lotação do vagão para passar a mão em seus corpos.

As vítimas, que não quiseram se identificar, procuraram um maquinista para denunciar o caso. Um segurança do metrô conseguiu prender o suspeito dentro do vagão. Uma delas descreveu a humilhação.

— A situação é desagradável, humilhante para quem não deve nada. Senti uma pessoa passando o dedo em mim. Tinha uma moça ao meu lado que disse que ele passou a mão e vi o braço dele se afastando.

O homem não tem passagem pela polícia, mas pode ser indiciado por estupro. Ele negou as acusações e atribuiu a situação a um mal entendido.

— Eu não estava passando a mão. O metrô estava lotado, peguei no São Gabriel e de lá já veio cheio. Foi um empurra empurra mesmo, não tinha espaço para ninguém.

Uma das vítimas pede para que outras mulheres denunciem situações como esta.

— Essa deve ser a atitude de todas as mulheres, não deve deixar pra trás.

Porque se aconteceu comigo, digamos assim, somente isso, pode acontecer com outra pessoa algo bem pior.

http://noticias.r7.com/minas-gerais/noticias/microempresario-e-preso-por-passar-a-mao-em-passageiras-do-metro-20121218.html 

Metrô e CPTM atingem na 6ª marca de 2 bi de passageiros no ano



A rede metroferroviária paulista (trens do Metrô e da CPTM) deve ultrapassar nesta sexta-feira a marca de 2 bilhões de passageiros transportados em todo o ano de 2012. 

O número equivale a quase 30% de toda a população da Terra, com mais de 7 bilhões de pessoas.

Com 335 km de extensão, 153 estações e integração gratuita entre os sistemas, a rede sobre trilhos da metrópole transporta atualmente cerca de 7,3 milhões de passageiros por dia, representando mais de 75% de todos os usuários transportados por metrôs e trens urbanos no Brasil. 

A tendência é que esse número cresça ainda mais com a ampliação da malha metroviária, podendo alcançar cerca de 10 milhões de passageiros transportados em 2014.

Uma das metas da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, até 2014, é a implantação de mais 30 km de linhas de metrô, ultrapassando 100 km, e mais 40 km de CPTM, totalizando mais de 400 km de sistema metroferroviário na região metropolitana de São Paulo.

Entre os principais empreendimentos do Metrô estão a implantação da segunda fase da Linha 4, o prolongamento da Linha 5, a construção, em sistema monotrilho, da Linha 15, ligando o bairro Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, e da Linha 17 (ligação com o aeroporto de Congonhas).

Na CPTM, o foco é a modernização das seis linhas existentes, que recebem obras de infraestrutura, reconstrução e readequação das estações mais antigas e renovação da frota. 

Haverá ainda a expansão dos serviços da CPTM.

Estudos para ligações ferroviárias regionais e trens expressos também foram contemplados


Metrô de Porto Alegre marca a estreia do governo federal em PPPs


Ministro das cidades anunciou investimento de R$ 2,4 bilhões em infra-estrutura do Rio Grande do sul

Com o discurso de que é preciso nivelar a infra-estrutura do Brasil  ao protagonismo do país – situado entre as dez maiores economias do mundo - o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciou na sede da Fiergs um pacote de investimentos de R$ 19,1 bilhões na infra-estrutura do Rio Grande do Sul. 

O valor se distribui em habitação (o carro-chefe, com R$ 9,8 bilhões), saneamento (R$ 3,4 bilhões), mobilidade (R$ 3,4 bilhões) e a ampliação da linha da Trensurb, trem que interliga a região metropolitana de Porto Alegre (R$ 1,2 bilhão).  

AguinaldoRibeiro350“O governo acredita nas Parcerias Público-Privadas para levar o País a um patamar elevado de competitividade”,            afirmou o ministro. Para demonstrar que não se trata de mero discurso, Aguinaldo Ribeiro citou a liberação de recursos do governo federal para a obra do metrô de Porto Alegre, que está prevista para iniciar no próximo ano – e terá a parceira privada definida no primeiro trimestre de 2013. . “O metrô daqui, por exemplo, faz parte de uma PPP. É a primeira vez que o governo federal libera recursos para uma PPP”, destacou Ribeiro.  

O ministro das Cidades destacou os investimentos para o transporte e as obras da Copa. “O metrô daqui, por exemplo, faz parte de uma PPP. É a primeira vez que o governo federal libera recursos para uma PPP”. 

Do total de R$ 2,4 bilhões, R$ 718 milhões são da Prefeitura de Porto Alegre, R$ 750 milhões financiados e o restante do governo. Em relação à Copa do Mundo, relatou que das dez obras previstas, totalizando R$ 913,7 milhões, oito já foram iniciadas.

A iniciativa federal de ingressar em uma PPP agradou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor Müller. “Estamos felizes com o anúncio. Isso mostra um avanço da mentalidade das instituições. 

Esperamos que o Rio Grande do Sul siga o mesmo caminho”, defendeu Müller. 

Ele ressaltou ao ministro a importância de um combate vigoroso às deficiências de infra-estrutura, receita seguida por países que promoveram um salto de desenvolvimento. “Há pouco tempo lançamos o estudo Sul Competitivo, resultado da união das três Federações de Indústrias da Região Sul e da CNI. Mas para tornar realidade este documento, precisamos do esforço de toda a sociedade: entidades empresariais, indústrias, governos federal, estadual e municipal”, defendeu Müller.  

Aguinaldo Ribeiro revelou a cifra que será investida em obras de saneamento básico em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Para os catarinenses, será investido um montante de R$ 400 milhões na construção de estações de tratamento de água.

No Rio Grande do Sul, as 278 obras do PAC Saneamento serão cobertas pela cifra de R$ 3,4 bilhões – valores previstos para 2013. Heitor Müller se disse preocupado com a situação dos esgotos no RS.

 O presidente da Fiergs ressalta que muitas indústrias são multadas injustamente por poluição de águas. 

Muitas vezes, o despejo de substâncias poluentes é feito por civis, por falta de esgoto cloacal. “O governo precisa tomar medidas efetivas no tratamento de efluentes”, afirma Müller. 

Segundo ele, a continuar o ritmo atual de investimentos em obras de saneamento, o Rio Grande do Sul levará “90 anos” para universalizar o acesso à água tratada. 

http://www.amanha.com.br/home-2/4103-metro-de-porto-alegre-marca-a-estreia-do-governo-federal-em-ppps 

Ministro das Cidades garante Metrô para 2017 em Porto Alegre



As obras do Metrô de Porto Alegre devem ser concluídas em 2017. O anúncio foi feito nesta sexta pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, após um encontro com o prefeito José Fortunati. De acordo com Ribeiro, o projeto para licitação deve ser apresentado até março do ano que vem. Ele ressaltou que o início das obras está previsto para setembro de 2013.

A expectativa é de que sejam investidos R$ 2,468 bi por meio de Parcerias Público-Privadas. Ainda segundo o ministro, praticamente metade desse valor deve ser aplicado a fundo perdido, com origem no governo federal. Ribeiro acrescentou que Fortunati acertou, nesta sexta, os últimos detalhes para definir o cronograma da obra.

Além dos recursos para o Metrô, a Prefeitura vai administrar uma verba de R$ 230 milhões para macrodrenagem que deve beneficiar  não só Porto Alegre, como também municípios da região Metropolitana. 

O ministro das Cidades ainda antecipou recursos para financiar uma linha de Aeromóvel para interligar os bairros de Canoas, nos próximos anos.Saiba mais sobre o Metrô da Capital- Traçado:Fase 1 (deve ser entregue até 2017): 15 quilômetros, da Fiergs até o Centro, com 13 estaçõesFase 2: 11 quilômetros, da Andradas até Antônio de Carvalho, com 10 estações- Funcionamento integrado com as redes de ônibus, BRTs e Trensurb.- Tarifa única para Porto Alegre e integrada com linhas metropolitanas e Trensurb- Capacidade do veículo: entre 1 mil e 1,2 mil passageiros (máximo 6 passageiros/m²)- Velocidade média na hora pico: 35 km/h- Intervalo entre viagens estimada na hora pico: entre 1 e 2 minutos- Demanda prevista na hora pico: entre 20 mil e 22 mil passageiros/hora/sentido- Demanda diária prevista: entre 312 mil e 325 mil passageiros- Capacidade máxima: até 40 mil passageiros por hora e sentido- Distância média entre estações: 800 metrosO que deve ser implementado para o funcionamento do Metrô:- Obras de infraestrutura dos túneis- Obras de desvio de macro drenagem e redes- Estações modernas- Pátio de manutenção dos trens- Reurbanização viária- Central de operação e controle- Subestações de energia elétrica- Sistemas de sinalização e segurança- Material rodante (trens)Como vai ser a PPP:- Prazo de concessão: 34 anos, sendo 4 investimento e 30 de operação- Investimento nas obras e aquisição dos trens: 1º ao 4º ano- Investimento adicional com compras de novos trens: 16º ano- Os projetos eleitos serão remunerados pelo vencedor da licitação

O que cabe ao parceiro privado:- Apresentação dos projetos- Execução das obras: via permanente (trilhos), túneis, sistemas de apoio, estações, estrutura administrativa e pátio de manutenção- Operação do metrô e atividades complementares- Manutenção das edificações, equipamentos, material rodante e da via permanenteComposição Financeira Preliminar (em R$ milhões):TOTAL DO INVESTIMENTO 2.468Isenções 265Aportes do Estado e Município 880Aporte da União 1.000Parceiro Privado 323

http://www.portalvitrine.com.br/ministro-das-cidades-garante-metro-para-2017-em-porto-alegre-news-25606.html


Foto de privada coberta de neve em trem cria polêmica na Polônia

A foto de uma privada congelada que foi flagrada por uma passageira no banheiro de um trem que ia de Varsóvia para Szczecin, na Polônia, criou polêmica no país europeu.

A fotógrafa, identificada apenas como Agnes, disse que, quando entrou no banheiro, se assustou ao ver o assento coberto de gelo e neve.

Publicada na internet, a imagem foi compartilhada por vários internautas.

O porta-voz da empresa de transporte ferroviária Przewozy Regionalne, Michael Stilger, lamentou o incidente. 
 
Ele alegou que a privada ficou congelada por causa de uma janela com defeito.
 
 
 
Foto de uma privada congelada em trem cria polêmica na Polônia  
 
 

Espanha quer reduzir preços de trens de alta velocidade

Os trens de alta velocidade da Espanha, o AVE, deverão ter suas tarifas reduzidas em 2013.

A ministra de Fomento do país, Ana Pastor, anunciou que em janeiro será apresentado um novo modelo de tarifas para tornar os preços mais acessíveis uma vez que “muitos cidadãos nunca viajaram nos trens de alta velocidade por não poderem pagar esses preços”, disse a ministra. “Precisamos de uma nova política de preços e em janeiro apresentarei o novo modelo de tarifas para tentar aumentar a competitividade do AVE, porque há muitas pessoas que nunca viajaram nesses trens”, completou.

Em relação à expansão das linhas desses trens, a ministra assegurou que o trecho que liga Barcelona a Girona (na província vizinha) e a Figueres (conhecida dos turistas pelo Museu-Casa de Salvador Dalí) deverá ser inaugurada ainda em janeiro. 

Ela garantiu também que ainda no primeiro semestre de 2013, a ligação entre Espanha e França, no trem rápido, também estará concluída. 

Alckmin autoriza compra de 22 VLTs para a Baixada Santista

Previsão é que o primeiro veículo leve sobre trilhos comece a circular em maio de 2014, entre Santos e São Vicente

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta, 21, em Santos, a autorização para compra de 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) para a Baixada Santista. O investimento do Governo do Estado na aquisição é de R$ 251.887.649,31. 

O primeiro trem deve começar a operar em maio de 2014 no trecho de 11 km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos.

Ao mesmo tempo, está sendo lançado o edital da obra física. "Estamos correndo com tudo simultaneamente, 100% bancado pelo Governo do Estado, não tem nada de recurso privado. 

A primeira etapa são 11 km, inclusive com ciclovias. É uma requalificação da paisagem urbana", destacou o governador.

Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do Governo do Estado gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). 

A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015.

Os trens têm capacidade para 400 usuários. Cada VLT terá 2,65m de largura por 44m de comprimento, divididos em sete módulos. 

Serão equipados com ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

China inaugura no dia 26 maior rota feita por trem de alta velocidade


Percurso de 2.298 km entre Pequim e Guangzhou será feito em 8 horas.

Neste sábado, convidados puderam realizar uma viagem experimental.

 Na próxima quarta-feira (26), a China vai inaugurar a maior rota do mundo para um trem de alta velocidade, que vai ligar Pequim à cidade de Guangzhou – uma distância de 2.298 km que será percorrida em aproximadamente oito horas. Antes, a viagem em um trem normal durava 22 horas.

O trem deverá viajar a uma velocidade de 300 km/h, transportando passageiros pela malha ferroviária chinesa. Neste sábado (22), convidados puderam conhecer o serviço de bordo e realizaram a viagem.
trem 1 (Foto: Ed Jones/AFP)O trem de alta velocidade sai da plataforma de Hebei, perto de Pequim. Ele percorrerá mais de 2 mil km entre duas cidades chinesas (Foto: Ed Jones/AFP)

China 2 (Foto: Ed Jones/AFP)A composição alcança velocidade de 300 km/h e realiza a viagem, a mais longa feita por trem de alta velocidade, em 8 horas (Foto: Ed Jones/AFP)
trem na china (Foto: Ed Jones/AFP)A rota, que conta com serviço de bordo, passará a ser feita a partir do dia 26 (Foto: Ed Jones/AFP)
 

Trem descarrilou nas montanhas suíças

catástrofe, Estradas de Ferro, Suíça


Um trem descarrilou hoje no cantão suíço de Valais, no sudoeste do país, em conseqüência duma avalancha de neve. Não há relatos de vítimas.

Segundo Stephanie Hofer, porta-voz da companhia ferroviária BLS, o trem colidiu com uma enorme massa de neve que descera sobre os trilhos. No momento do acidente apenas 4 pessoas estavam no trem.
 Os socorristas evacuaram-nas mas até agora não tem sido possível restabelecer o tráfego ferroviário. 

Os socorristas receiam que as tentativas de limpar a via possam provocar novas avalanchas.

Isso é "tecnologia" - Bate-Estacas

https://www.youtube.com/watch?v=IYjCRKryxhc

18 dezembro 2012

Cartão de natal dos gauchos


"BUENAS TCHÊ!"

E eis que surge lá no FUNDÃO DA ESTÂNCIA, após se ENTREVERAR mundo a fora, por várias COXILHAS, LOCO DE BUENACHO, o ÍNDIO NOEL, montadito em sua charrete cheia de presentes, que mais parece um mascate vindo do Uruguai, para novamente celebrar o Nascimento do PIAZITO DO PEITO,  O GAUDÉRIO DOS PAMPAS, chamado JESUS, filho de D. MARIA, PINGUANCHA flor de rezadeira, e do SEU JOSÉ, um carpinteiro loco de bom.
Este PIAZITO veio pra salvá toda a INDIADA perdida pelas CARRERAS da vida. 
Que este Natal, traga PAZ, SAÚDE e PROSPERIDADE, a todos MARAGATOS, CHIMANGOS e VIVENTES,  DE TODAS AS VÁRZEAS E COXILHAS. 
DESEJAMOS A TODOS UM BAITA QUEBRA COSTELA, TCHÊ, e um 2013 LOCO DE ESPECIAL.

16 dezembro 2012

China abrirá primeiro metrô através do Rio Yangtze


    A primeira linha de metrô através do Rio Yantze, curso de água mais longo do país, iniciará a operação experimental este mês na cidade de Wuhan, disseram nesta terça-feira os funcionários locais. 

  Nos últimos dois meses, metrôs passaram pelo túnel de 27,73 quilômetros de extensão para a Linha 2 de Wuhan que liga Wuchang e Hankou, duas principais áreas da cidade. Mas os passageiros somente poderão utilizar os metrôs em 28 de dezembro quando for iniciada a operação experimental, segundo funcionários do departamento provincial de transporte de Hubei. 

  A linha de metrô passou pela avaliação de especialistas. 

  O metrô será o primeiro da cidade e deverá transportar pelo menos 600 mil passageiros por dia até 2015. 

  A linha, como uma rota de transporte principal, tratará da metade do fluxo de trânsito através do Rio Yangtze, aliviando o congestionamento nas pontes sobre o rio.

  A construção tem um investimento de cerca de 14,9 bilhões de yuans (US$ 2,37 bilhões), de acordo com estimativas de relatórios anteriores. 

  O Rio Yangtze de 6,3 mil quilômetros, que nasce na Província de Qinghai, noroeste da China, que passa por 10 províncias e municípios antes de desembocar no Mar do Leste da China, é a principal conexão de transporte entre o oeste e o leste da China. Há mais de 100 pontes em uso sobre o rio.
  
Wuhan localiza-se na interseção dos rios Han e Yangtze. A cidade é dividida em três áreas por rios.

http://portuguese.cri.cn/561/2012/12/12/1s159456.htm

Trabalhador desempregado pode tirar credencial para CPTM e Metrô

Documento tem validade por 90 dias; usuário precisa estar sem trabalho por no mínimo um mês e no máximo seis meses

Trabalhadores desempregados podem ter uma credencial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô para circular pelos sistemas com isenção de tarifa. 

O benefício tem validade por 90 dias e é fornecido em caso de demissão sem justa causa para quem está desempregado por um período mínimo de 1 mês e máximo de 6 meses. 

O usuário deve ter trabalhado pelo menos 6 meses no último emprego com registro em carteira.

Para a CPTM, o credenciamento é feito na estação Barra Funda, de segunda a sexta (exceto feriados). 

É preciso apresentar RG e CPF originais, carteira de trabalho com a baixa do último emprego e o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. 

No Metrô, o benefício é chamado Bilhete Especial do Desempregado.

SERVIÇO
 
Credencial para o Trabalhador Desempregado - CPTM
 
Estação Barra Funda, de segunda à sexta (exceto feriados), das 8h às 16h ou até 400 senhas/dia
Documentação necessária: RG e CPF originais; carteira de trabalho com a baixa do último emprego; termo de rescisão de contrato de trabalho
Mais informações: 0800-0550121

Bilhete Especial do Desempregado - Metrô
 
Estação Marechal Deodoro, Loja 1, de segunda a sexta, das 8h às 16h, exceto feriados e pontes de feriados
Documentação necessária: RG e CPF originais; carteira de trabalho; termo de rescisão de contrato de trabalho
Mais informações: 0800-7707722

UFC faz propaganda até no metrô para tentar lotar ginásio do Ibirapuera em São Paulo



Ainda falta mais de um mês para o retorno do UFC a São Paulo, após 15 anos longe da cidade. Mas lentamente o evento começa a achar seu espaço na capital paulista. 

Os ingressos começaram a ser vendidos na última quinta-feira, dia 6, e as primeiras propagandas do card liderado por Vitor Belfort já são exibidas, na tentativa de atrair os fãs a adquirirem suas entradas.

O metrô, que atende 4 milhões de usuários por dia, foi uma das escolhas para divulgar a noitada de lutas do dia 19 de janeiro.

 Um grande cartaz é exibido em vagões da Linha Verde – uma das que mais recebe executivos e é considerada uma das mais “nobres” da cidade, por ter o trecho da Avenida Paulista em seu trajeto.

De acordo com o site da Tickets For Fun, ainda há ingressos em todos os setores para o evento – o preço das entradas varia de R$ 400 a R$ 1.800, todos com direito a meia-entrada. 

Vale lembrar que na primeira edição do Rio, as entradas se esgotaram em questão de minutos. 

Nas outras, novamente no Rio e em Belo Horizonte, a procura foi menor, e em São Paulo o ingresso mais barato teve aumento de 45% no seu valor.

Na luta principal no ginásio do Ibirapuera, o peso médio Belfort encara o inglês Michael Bisping, num duelo cotado para definir o próximo rival de Anderson Silva.

Card principal

Vitor Belfort vs Michael Bisping
C.B. Dollaway vs Daniel Sarafian
Ben Rothwell vs Gabriel Napão
Khabib Nurmagomedov vs Thiago Tavares

Card preliminar

Godofredo Pepey vs Miltinho Vieira
Andrew Craig vs Ronny Markes
Nik Lentz vs Diego Nunes
Justin Salas vs Edson Barboza
Michael Kuiper vs Caio Monstro
George Roop vs Iuri Marajó
Roger Hollett vs Wagner Caldeirão
C.J. Keith vs Francisco Massaranduba

Edital para ampliação e exploração do Metrô de Belo Horizonte está em consulta pública

Orçamento previsto é de R$ 15,5 bilhões




CMBH / Sup.Com.Institucional
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop-MG) colocou na última quarta-feira (12) a minuta do edital referente a implantação de novas linhas e exploração do Metrô de Belo Horizonte em consulta pública. 
 
O pacote de intervenções tem orçamento previsto em R$ 15,5 bilhões. 
 
O edital prevê serviços em três linhas do sistema. 

Na Linha 1, a empresa vencedora deverá fazer a expansão entre a estação de Eldorado e Novo Eldorado e a operação e manutenção no trecho entre as estações Vilarinho e Novo Eldorado. 

Já na Linha 2 o pacote prevê a implantação, operação e manutenção da Linha 2, a partir da estação Nova Suíça da Linha 1. 

Na Linha 3, por fim, estão previstos a operação e manutenção do trecho entre as estações Savassi e Lagoinha e o detalhamento do projeto executivo das obras.

O prazo estimado para a execução das intervenções é de 30 anos a partir da assinatura do contrato. Vence a licitação quem oferecer a menor solicitação de contraprestação adicional à tarifa.

 A Setop-MG ainda não marcou a data para a sessão de abertura das propostas. 

A minuta do edital pode ser consultada no site do órgão. 

Primeiro trem do monotrilho de São Paulo já está em fabricação e deve começar a circular em 2013


Linha 15-Prata terá capacidade para transportar 48 mil passageiros por hora, o maior monotrilho do mundo segundo a Bombardier


O primeiro trem do monotrilho (veículo semelhante ao metrô, mas de via elevada e que utiliza apenas um trilho) já está sendo fabricado na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, e, paralelamente, na cidade de Kingston, no Canadá. 

A composição terá sete vagões, com capacidade para até mil passageiros no total. 

Os dois primeiros são protótipos fabricados na matriz da canadense Bombardier. Cada trem deve medir, aproximadamente, 85 m de comprimento e 3 m de largura.
Divulgação: Bombardier
Maquete em tamanho real do monotrilho instalada na fábrica da Bombardier, em Hortolândia, no interior de São Paulo   

Os protótipos devem entrar em fase de testes já em fevereiro de 2013, quando serão colocados em uma linha na própria fábrica para simulação de funcionamento, análises em toda sua rede elétrica e avaliações de desempenho de circulação na via, como aceleração, frenagem e simulação de peso dos passageiros. Todas as 54 composições (378 vagões) devem estar prontas em 2016 e a previsão é de que a primeira esteja pronta em abril do ano que vem.

De acordo com a Bombardier, foi utilizada uma tecnologia da aeronáutica para a produção dos trens, que têm estrutura de alumínio e estrados de aço carbono. 

Segundo o diretor de comunicação da empresa, Luís Ramos, "essa tecnologia permitiu a redução de peso do veículo de forma significativa, fazendo dele 30% mais leve que os trens convencionais. 

O peso economizado será compensado com passageiros", diz.

O monotrilho terá capacidade de transportar 48 mil passageiros por hora, nos dois sentidos, a uma velocidade de aproximadamente 40 km/h. Segundo Ramos, atualmente, "o maior monotrilho do mundo, que fica na China, atende a apenas 30 mil passageiros por hora".

Assim como os trens da Linha 4-Amarela do metrô, o monotrilho terá condução automática (sem a utilização de um operador dentro do trem), ar-condicionado e câmeras internas de vigilância.

Com passagem livre entre os veículos, o intervalo médio entre os trens deve ser de 75 segundos. No total, a linha terá 17 estações, entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital paulista, num total de 24,5 km de linha. Há estudos para uma 18ª estação, no bairro Ipiranga, que poderá estender a via para 25,8 km. 

De acordo com o metrô, já estão sendo construídos 2,9 km de via entre as estações Vila Prudente e Oratório, com previsão de término das obras para o segundo semestre de 2013. 

A Linha 15-Prata começa a funcionar a partir do final de 2013 e a previsão é a de que as 17 estações estejam em funcionamento em 2016.

http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/primeiro-trem-do-monotrilho-de-sao-paulo-ja-esta-em-275032-1.asp


Divulgação: Metrô
Primeiro vagão do monotrilho em montagem na fábrica da Bombardier no Brasil. Outros dois vagões iguais serão montados na sede da empresa, no Canadá
Divulgação: Metrô
Estação Oratório em construção. Obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2013
Divulgação: Bombardier
Monotrilho tem as mesmas dimensões e capacidade de transporte que o metrô, mas circula em uma via elevada com tração em apenas um trilho
Divulgação
Mapa da Linha 15-Prata do monotrilho, que terá 17 estações em funcionamento em 2016   

 

   

      

   


       

Trem bala deve ser licitado em setembro de 2013

trembala
Brasília – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para o dia 19 de setembro de 2013, na sede da Bovespa em São Paulo, o leilão do trem de alta velocidade (TAV), o trem-bala. Na oportunidade, serão abertos os envelopes contendo as propostas econômicas das empresas, a serem entregues até 13 de agosto. 

A informação consta hoje (13) do Diário Oficial da União. O edital deverá ser publicado até o final do dia nosite da agência.

O trem-bala ligará os municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e Campinas (SP). Como as tentativas de licitações anteriores – que buscaram grupos interessados em tocar o projeto como um todo – não despertaram interesse das empresas, o governo federal decidiu dividir o processo em duas partes: uma para escolher os responsáveis pela fabricação dos trens e a operação do sistema e outra para definir a empresa responsável pela construção do projeto.

Para elucidar eventuais dúvidas sobre edital e anexos, estão previstas reuniões, também na Bovespa, nos dias 29 de janeiro e 19 de março de 2013.

Em novembro, o diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Hélio Mauro França, disse que o trem-bala estará operando com 100% da capacidade em 2020.

 O atraso do projeto, segundo ele, resultou em uma revisão da demanda, que aumentou, fazendo subir também o custo do empreendimento – de R$ 33,2 bilhões para R$ 35 bilhões, devido à necessidade de compra de mais veículos, antecipou França.

Participação do Governo passa de 30% para 45% na operação do trem bala

Depois de ter assumido todo o risco das obras civis do projeto do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio, o governo agora resolveu arcar com quase a metade do risco de demanda do empreendimento, que não deve entrar em operação antes de 2020. 
 O edital de licitação para operação e tecnologia do Trem de Alta Velocidade (TAV) foi publicado ontem, e o leilão dessa fase está marcado para 19 de setembro de 2013.
Para tentar atrair mais investidores para o projeto, que já falhou em diversas tentativas de licitação, a estatal Empresa de Planejamento e Logística (EPL) terá uma participação societária no trem-bala bem maior do que a prevista originalmente.
 A intenção do governo era ser responsável por 30% do empreendimento, mas essa fatia foi ampliada para 45%. Com isso, caso o projeto não dê o retorno financeiro esperado - se não houver passageiros suficientes para sustentar a operação - o governo assumirá uma parcela maior do prejuízo.
"Como não estamos trazendo nenhum elemento de mitigação de risco de demanda, o aumento da participação da EPL faz com que o governo assuma mais risco de demanda. 
A decisão ocorreu para dar mais atratividade ao projeto", afirmou ontem o presidente da estatal de planejamento, Bernardo Figueiredo.
Retorno. O governo estima que o projeto tenha taxa de retorno interna de quase 12%, por isso Figueiredo avaliou que o aumento na participação da EPL no empreendimento não prejudicará os cofres públicos. "Nós achamos que não há risco de demanda. 
A quantidade de passageiros deve ser até maior do que a que calculamos inicialmente."
Figueiredo disse que o projeto já tem cinco potenciais concorrentes. "Falando em países, seriam Alemanha, França, Espanha, Coreia e Japão. 
Os chineses até podem participar em algum consórcio, mas não como líderes da operação do trem-bala." A tecnologia chinesa não pôde ser habilitada para a licitação porque já ocorreu um acidente com vítimas fatais no sistema de trens de alta velocidade do país.
Obras. O governo já era responsável por todo o risco das obras civis, que só devem ser licitadas no começo de 2014, após a escolha da tecnologia do trem-bala. Pelo formato escolhido para tirar o projeto do papel, o governo receberá uma outorga do operador do TAV e usará esses recursos para pagar a construção da linha, livrando o detentor da tecnologia de qualquer responsabilidade sobre eventuais atrasos na execução da ferrovia.
Ontem, pela primeira vez, Figueiredo admitiu a possibilidade de uma terceira fase de licitação para exploração dos espaços imobiliários ao longo da via, principalmente os mais próximos às estações. "A exploração imobiliária do entorno da via do trem-bala pode ser de R$ 5 bilhões por ano, e os valores tendem a crescer quando chegar mais perto da conclusão das obras." A meta é concluir todo o projeto até junho de 2019, com até 12 meses a mais para que o operador realize testes de funcionamento.
Com isso, o prazo máximo para que o TAV esteja em operação é a metade de 2020. Somente a partir de então começarão a ser contados os 40 anos de concessão. "O governo não trabalha mais com a hipótese de se começar a operação em alguns trechos", acrescentou Figueiredo.
A tarifa mais cara na classe econômica no trecho São Paulo-Rio será de R$ 0,49 por quilômetro, o que custaria cerca de R$ 200. 
Os valores serão corrigidos pela inflação desde o fim de 2008 - data do estudo de viabilidade - até o início das operações.

Flórida pode ter trem-bala de Miami a Orlando em 2015

trem-balaO projeto de interligar Miami a Orlando via linha férrea pode sair do papel em 2015. A Florida East Coast Industries (FEC), uma empresa de Coral Gables, insisti que o projeto que custaria $1 bilhão é viável e pode aumentar o número de turistas no trajeto. Em alguns trechos o trem pode atingir 125 milhas por hora.

Pelo projeto, o trem teria paradas em Miami, Fort Lauderdale, West Palm Beach e no destino final, o Aeroporto Internacional de Orlando. Os passageiros teriam a opção de saídas de hora em hora, vagões com restaurante e internet de graça.

Se levado adiante, o projeto do trem Miami-Orlando vai gerar cerca de 1.200 empregos na área de construção civil e 400 trabalhos permanentes. No entanto, antes mesmo de sair do papel a idéia já tem grupos que não aprovam a iniciativa. Mais trens cruzando cidades como Miami e Fort Lauderdale significaria longas esperas nos cruzamentos da linha férrea. Alguns cruzamentos devem inclusive ser fechados em definitivo para obras de estações ferroviárias, fazendo com que ruas sejam replanejadas.

Atualmente, os turistas levam até quatro horas, dependendo do tráfego e tempo de parada, entre Miami e Orlando. Com o trem, a viagem seria de apenas três horas. O valor da passagem ainda não pode ser totalmente confirmado, mas deve ser algo em torno de $100 de Miami a Orlando, e mais barata se for comprada em estações de Fort Lauderdale e West Palm Beach.

A empresa criadora do projeto, chamado de All Aboard Florida a Florida East Coast Industries garante que pode começar a obra e não necessitaria de recursos públicos para o feito. Nós não faríamos isso se não achássemos que era viável , garantiu o representante da compania, Husein Cumber.

Mesmo o projeto sendo mantido pela iniciativa privada, calcula-se que o setor público tenha que investir cerca de $8 milhões para obras ao redor das estações e mudanças no trânsito. 

A FEC planeja conseguir as permissões de trabalho em breve e dar início a construção de trilhos em 2013.



Americana morre ao tentar fotografar trem em movimento

Kathy Carlisle, de 52 anos, fotógrafa e professora da escola de arte St. Francis High, foi morta em um acidente envolvendo um trem enquanto tentava fotografar outro, que vinha em sua direção. 

A tragédia aconteceu em Sacramento, California, onde Kathy Carlisle residia.

Trem de SacramentoTrem de uma das linhas da cidade de Sacramento (Foto: Reprodução//KCRA.com)

Logo após o atropelamento, a notícia espalhou-se rapidamente pela cidade e demais localidades, causando comoção, revolta e críticas por parte de muitos ouvintes de rádios e leitores de jornais.

Levando-se em consideração o ambiente em que Kathy Carlisle estava, havia dois trens na cena. 

A hipótese é que Kathy Carlisle, focada e, por que não, com adrenalina alta para fazer uma boa foto, não tenha conseguido distinguir o momento da chegada de mais um trem, confusão que pode ter resultado em sua morte. Investigações locais por parte da polícia de Sacramento estão sendo feitas.


Arquivo INFOTRANSP