18 setembro 2012

Mais de 200 mil pessoas já usaram a Linha Sul do Metrô

Quando ficar pronto, a expectativa é transportar 350 mil passageiros, por dia, com a integração com dos terminais de ônibus 
 
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza completou, ontem, três meses de funcionamento. Neste período, mais de 200 mil pessoas utilizaram o equipamento gratuitamente e que funciona de segunda a sexta-feira. A linha percorre desde a Estação da Parangaba até a Estação Carlito Benevides, na cidade de Pacatuba.

Hoje, o percurso possui 15 km e passa por 12 estações.
O projeto completo prevê mais oito dessas e totalizará 24 km de extensão. Duas estações, a Juscelino Kubitschek, no bairro Montese, e a Padre Cícero, no Porangabuçu, foram incluídas nas obras da Copa do Mundo 2014 e estão em fase de cravação de estacas e escavações detalhadas.

Na estação José de Alencar (antiga Lagoinha), penúltima antes do final da linha, já foi concluído o mezanino e está se iniciando a armação de concretagem de laje de forro.

Estações
A última estação, a Chico da Silva, no Centro, tem o concreto em fase de finalização e está sendo feito o assentamento do granito do piso, além dos acabamentos em verniz. As estações Couto Fernandes, Porangabuçu, Benfica e São Benedito já estão prontas, faltando a eletrificação da linha metroviária para que os Trem Unidade Elétrica (TUEs) possam passar.

Somente no próximo ano é que deve ocorrer a real inauguração da linha sul do Metrofor. 

Quando ficar pronto, a expectativa é transportar 350 mil passageiros, por dia, com a integração com dos terminais de ônibus. A linha sul contará com 20 estações. Até o momento, foram investidos R$ 1,7 bilhão.

A linha do Centro de Fortaleza à Pacatuba tem uma extensão de 24,1 quilômetros. Um total de 18 deles em superfície e 3,9 subterrâneos e 2,2 em elevado.

Na última quarta-feira, durante o Seminário Aspectos de Regulação e Operação do Sistema de Transporte Público Metroviário da Região Metropolitana de Fortaleza, especialistas debateram diversas propostas destinadas a criar um modelo eficiente de regulação e operação dos metrôs em implantação.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1181693

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