A RioBarra (concessionária responsável pela construção da linha 4 do metrô) divulgou o projeto de como será a estação Nossa Senhora da Paz, no bairro de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a empresa, a inauguração está prevista para ocorrer em janeiro de 2016 e, segundo a primeira estimativa, deve receber cerca de 47 mil pessoas por dia. Além desta estação, outras seis também serão construídas.
A nova linha vai ligar a estação General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e terá cerca de 15 km de extensão. As obras da linha 4 do metrô foram iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca e serão concluídas em dezembro de 2015, quando as seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) serão inauguradas.
As obras entre Ipanema e Gávea vão utilizar o TBM (Tatuzão), equipamento que vai perfurar os túneis subterrâneos do metrô de Ipanema à Gávea, sem explosões e sem a necessidade de abrir valas na superfície ao longo das ruas, o que vai minimizar o impacto das obras. Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala imediatamente os anéis de concreto que formam o túnel. Segundo especialistas, o método é seguro e usado em todo o mundo.