O transporte ferroviário no Brasil nasceu no século 19 e foi muito usado para
mercadorias e passageiros. Com os anos, o sistema perdeu espaço e acabou sendo
bem menos utilizado do que antigamente. Mas aquele período histórico do país
deixou seus vestígios em antigas estações e passeios turísticos. Confira as mais
belas estações ferroviárias, em uso ou desativadas, do Brasil.
Estação da Luz, São Paulo, SP
Inaugurada em 1901, a Estação da Luz foi, por muitos anos, a principal porta de entrada para a cidade de São Paulo. Com arquitetura imponente, ela ainda funciona e teve sua fachada restaurada para o aniversário de 450 anos da cidade.
Estação Central do Brasil, Rio de Janeiro,
RJ
Imortalizada e levada aos olhos do mundo pelo filme Central do Brasil, a Estação Central do Brasil encontra-se no centro do Rio de Janeiro e foi inaugurada em 1858. Hoje é ponto de saída de diversas linhas, ligando o centro da cidade a bairros da Zona Norte e Oeste e a outros municípios da Baixada Fluminense.
Estação Ferroviária de São João del-Rei, São João del-Rei,
MG
Inaugurada em 1881 com a presença do Imperador D. Pedro II, a Estação Ferroviária de São João del-Rei marcou a história das estradas de ferro de Minas Gerais. A extinção da linha aconteceu na década de 1960, mas a estação funciona até hoje como ponto de partida para o trajeto turístico de 12 km a bordo da Maria-Fumaça, entre São João del-Rei e Tiradentes. Ela abriga atualmente o Museu Ferroviário, com peças e registros do auge das estradas de ferro do Brasil.
Estação Ferroviária de Matilde, Matilde, ES
Construída em 1910, a Estação Ferroviária de Matilde, no Espírito Santo, fazia parte da Leopoldina Railway, que ligava Cachoeiro de Itapemirim à cidade de Vitória. Após muitos anos de abandono, a estação passou recentemente por uma importante reforma, devolvendo o charme de outrora ao local. Hoje ela abriga um museu com registros da época e passou a ser um ponto turístico da região.
Estação Ferroviária de Coronel Cardoso, Valença,
RJ
Aberta em 1914, a Estação Ferroviária de Coronel Cardoso era uma das principais do Vale do Café, e fazia parte do Ramal da Jacutinga. Os trens de passageiros circularam pela estação do município fluminense de Valença até o começo da década de 1970. A antiga estação foi transformada, mas funciona ainda hoje.
Estação Anhumas, Campinas, SP
Ponto de partida da Maria-Fumaça que liga Campinas a Jaguariúna, a Estação Anhumas foi construída em 1926. Hoje, ela é mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, como um belo registro da arquitetura do começo do século 20. A estação deixou de ser usada comercialmente em 1977, quando passou a ter apenas sua linha turística.
Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, Bento Gonçalves,
RS
Inaugurada em 1919, a Estação Ferroviária de Bento Gonçalves serviu para trens de passageiros até 1976. A partir de 1993, a estação passou a funcionar como ponto de saída de um passeio turístico a bordo de uma tradicional Maria-Fumaça. O trajeto, de 23 km em meio às belas paisagens da Serra Gaúcha, conta com apresentações musicais e degustação de vinhos da região.
Estação de Paranapiacaba, Paranapiacaba, SP
Aberta em 1867, a Estação de Paranapiacaba é uma das mais conhecidas e emblemáticas dos tempos de glória do transporte ferroviário no Brasil. A beleza de sua arquitetura e a complexidade de seu sistema de trilhos fizeram dela um importante ponto turístico do interior de São Paulo. A estação é o ponto final do Expresso Turístico, que parte desde a estação da Luz, na capital.
Apesar de não fazerem parte de um sistema de transporte
http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/brasil/conheca-as-mais-belas-estacoes-de-trem-do-brasil,d25714957bc79310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html