18 setembro 2012

Balanço da 18ª. Semana de tecnologia metroferroviária

Superando os 2.300 participantes da edição do ano passado, a 18ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária, que teve como tema "A Contribuição dos Trilhos para a Mobilidade”, atendeu às expectativas dos organizadores.
 
 Nos três dias e meio de debates foram realizados nove painéis com exposições de importantes temas da atualidade do setor, políticos e econômicos, sobre avanços tecnológicos.  
 
O seminário incluiu a apresentação de 45 trabalhos técnicos focando assuntos pertinentes ao desenvolvimento tecnológico, PPPs, sistemas de monitoramento, políticas públicas, licenciamento ambientas, paisagismo, segurança operacional, energias renováveis, comunicações, manutenção, monotrilho, entre outros.
 
Para José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô - AEAMESP, organizadora do evento, o ambiente refletiu o momento de otimismo que o setor vive, com investimentos programados para construção de 10 mil km de ferrovias, novo programa de concessões pelo governo federal e em nível estadual, a ampliação e construção de quatro linhas de metrô ao mesmo tempo em São Paulo, o anúncio de linhas regionais para o interior de São Paulo e do trem de alta velocidade, que juntos representam mais de R$ 100 bilhões em investimentos.
 
O crescimento de 7,65% do número de passageiros transportados em 2011 (2,43 bilhões) em relação a 2010 nos 16 sistemas existentes no Brasil. "Para este ano o aumento deverá ser ainda maior, levando-se em conta o recorde histórico do metrô de São Paulo, que atingiu 7,5 milhões no dia 6 de setembro”.
 
A 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária também reuniu personalidades ligadas ao setor, conferindo ao evento uma importância cada vez maior como palco dos debates do segmento metroferroviário. 
 
 Ele cita, o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, que foi homenageado pela AEAMESP por seus serviços em prol do setor. 
 
Os presidentes das principais entidades empresariais e profissionais do setor metroferroviário como, Ailton Brasiliense, da ANTP, Vicente Abate, da Abifer, José Antonio Martins, do Simefre, Joubert Fortes Flores Filho, da ANPTrilhos, Rodrigo Vilaça, presidente-executivo da ANTF, o deputado federal Arnaldo Jardim, os presidentes das Cias do Metrô de São Paulo Peter Walker e do Rio de Janeiro Flávio Almeida Almada, o da CPTM, Mário Manoel Bandeira, da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Jr. e da ViaQuatro, Luiz Vilaça de Oliveira.
 
Os nove painéis discutiram o desafio da indústria nacional para equipar as novas linhas em construção, a desoneração do setor em energia elétrica, o programa de eficiência energética, para criar um fundo para investir em novos empreendimentos, a participação da iniciativa privada no setor, os trens regionais de longo percurso e média e alta velocidade; o regulamento de operações de direito de passagem e tráfego mútuo, a mobilidade sustentável, os sistemas inteligentes de transporte (ITS) e reuniram as principais lideranças do setor. 
 
O temário não só dos paineis como dos trabalhos técnicos, são escolhidos por comissões técnicas da Aeamesp, e tem a colaboração de conselheiros como Rogério Belda, ex-presidente da ANTP e Plínio Assmann, ex-presidente do Metrô-SP.
 
A 19ª. Semana de Tecnologia Metroferroviária já está marcada para o período de 10 a 13 de setembro de 2013, no mesmo Centro de Convenções Frei Caneca, só que em área maior, disse Baião, para dar acesso a mais expositores na Metroferr, a feira anexa ao seminário.
 

Arquivo INFOTRANSP