04 setembro 2012

Diretor confirma cronograma- tuneladoras


Visitas de inspeções e verificações, por parte da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) e do Metrofor na The Robbins, e nos fornecedores, para acompanhamento do processo da fabricação das máquinas que vão fazer a linha de metrô em Fortaleza, os chamados tatuzões, já estão sendo agendadas. A informação é de Rolando Justa, diretor geral da Robbins América do Sul. 
De acordo com o executivo, o desenvolvimento da fabricação está correndo muito bem e nada indica possibilidade de atraso. “Este tipo de equipamento é fabricado sob encomenda e todo o processo de fabricação começa com o projeto detalhado do plano de fabricação que já foi apresentado. 
Vários subconjuntos já foram comprados e em fase de fabricação”, confirma.

As quatro tuneladoras (tatuzões) foram adquiridas por meio de licitação realizada em julho deste ano e custaram ao Governo do Estado pouco mais de R$ 128 milhões. 
O equipamento será utilizado para construção da segunda parte do Metrô de Fortaleza, depois de mais de uma década em andamento para a construção da primeira etapa. 
A expectativa é que ainda este ano as obras sejam concluídas. 
O primeiro trecho já está operando fica entre Maracanaú e Fortaleza. A segunda etapa terá uma linha saindo do Centro da cidade.

Após entregar as tuneladoras, a Robbins terá dois meses para montar os equipamentos nas duas frentes de serviços que serão iniciadas. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem em maio de 2013.
Segundo Rolando Justa, diretor geral da The Robbins Company, empresa que está fabricando as tuneladoras responsáveis por abrir os túneis do Metrofor, os prazos acordados com o governo serão atendido

México
As máquinas que estão sendo adquiridas pelo governo do Ceará são consideradas as mais modernas no mercado atualmente. 


As tuneladoras funcionam no subterrâneo e o resultado é um menor impacto no dia a dia dos fortalezenses por conta das obras, que devem ser mais rápidas. Justa cita como exemplo a construção de um túnel na Cidade do México. 


Por lá, foi construído um túnel com várias estações intermediárias, que acrescenta mais tempo ao trabalho, mas ainda assim o avanço chegou a 135 metros por semana, com uma média de 400 metros por mês. 

O executivo conta que, além dele próprio, o engenheiro Pablo Salazar, que esteve desenvolvendo o projeto na Cidade do México, também está envolvido na fabricação do equipamento da Linha Leste para Fortaleza.
 Quanto
ENTENDA A NOTÍCIA
A Linha Leste do Metrofor terá 12,4 km de extensão. Serão R$ 3,3 bilhões de investimentos previstos, sendo R$ 1 bilhão do Tesouro da União, R$ 1 bilhão de empréstimos federais e o restante de contrapartida do próprio Governo do Estado.
Saiba mais
O projeto prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. 
Deve haver a integração com as linhas Oeste e Sul na Estação Central Chico da Silva.
A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. 
O projeto integrará ainda as Linhas Sul - parte já inaugurada pelo Estado, Oeste, que foi remodelada, e ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras. Além dos terminais de ônibus.
 
A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem em maio de 2013


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