17 março 2012

Tem início o cronograma de estudos de viabilidade para trem de passageiros

O cronograma das primeiras ações do estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental (Evetea) sobre a instalação de um trem de passageiros entre os municípios do Rio Grande, de Pelotas e de Capão do Leão já começou a ser decidido. 

O primeiro passo será a realização de uma audiência pública em Pelotas, já marcada para o dia 13 de abril. O cronograma foi elaborado durante reunião em Brasília com representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Ministério dos Transportes.

A audiência pública terá como objetivo detalhar os passos do estudo, além de colher sugestões da população com relação ao projeto. 

O resultado da audiência deverá ajudar a nortear o trabalho da UFSC que, conforme Amir Valente, coordenador geral do Laboratório de Transportes e Logística (LabTr ans) da UFSC, é uma etapa obrigatória a ser cumprida antes de se pensar na construção da linha. Entre os aspectos a serem considerados pelo levantamento, estão a demanda e a real necessidade do serviço, além de aspectos ambientais e técnicos. 

Também durante o encontro será definida a data para início dos trabalhos de campo das equipes da universidade.
De acordo com Valente, a pesquisa deverá ser concluída até janeiro de 2013. O trabalho está orçado em R$ 750 mil e será custeado com recursos do Ministério dos Transportes. “A participação tanto da comunidade em geral, como de representantes de entidades de classe e dos mais diferentes segmentos da sociedade será de extrema importância, pois será a principal oportunidade de opinar sobre o que se espera deste serviço que pode mudar o panorama do desenvolvimento da região”, comenta o deputado federal Fernando Marroni (PT-RS), responsável por coordenar a mobilização regional em defesa do projeto.

O projeto

O projeto de trens regionais do Ministério dos Transportes prevê a implantação de trens regulares de passageiros do tipo trem unidade leve podendo ser movido a diesel, biodiesel, GNV ou GNVL. Estes trens têm capacidade para atingir velocidade média de 80 km/h e, além de passageiros, podem transportar mercadorias, pacotes e outras encomendas.

Conforme dados do Ministério, existem 64 trechos em todo o País que podem ser melhor utilizados a partir do transporte de passageiros. Destes, 28 foram analisados preliminarmente e nove serão alvos de estudos mais detalhados. Dois estão no Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves/Caxias e Capão do Leão/Pelotas/Rio Grande/Cassino. Ambos são de responsabilidade do LabTrans da UFSC.

A ideia de implantação de um trem regional de passageiros interligando Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande/Cassino surgiu quando Marroni ainda era prefeito de Pelotas (2000/2004) e ganhou força a partir de fevereiro de 2011, após intervenção do deputado Marroni junto ao Ministério dos Transportes para liberação dos recursos destinados à realização do estudo de viabilidade técnica e que estava suspensa desde 2010.

Como forma de mobilizar a região e pressionar o governo federal a disponibilizar os recursos, em março, foram realizadas audiências públicas nas três cidades e, em abril, foi estabelecido um comitê regional integrado por lideranças políticas e empresariais coordenado por Marroni, que assumiu o papel de interlocutor da região junto ao Ministério dos Transportes.

Arquivo INFOTRANSP