09 março 2012

Pesquisadores mostram freios sem fio em feira na Alemanha


Tecnologia de freios sem fio que pode revolucionar o transporte ferroviário é mostrado em uma bicicleta. Foto: AFP
Tecnologia de freios sem fio que pode revolucionar o transporte ferroviário é mostrado em uma bicicleta
Freiar por meio de ondas de rádio? Na feira alemã CeBIT, maior evento de tecnologia do mundo, estudantes de informática querem revolucionar o tráfego ferroviário na Europa, e a invenção foi mostrada através de uma bicicleta.
 
Alguns visitantes da CeBIT, em Hannover, são surpreendidos ao encontrar uma bicicleta entre todas os computadores portáteis, celulares e robôs exibidos. Mas com um olhar mais atento se percebe que o veículo não sem fios que não tem caboas para frear. No lugar disso, usa sensores de pressão, transmissores e receptores sem fio para evitar que as rodas se movam.

O professor de Ciência da Computação na Universidade de Saarbrücken, Holger Hermanns, apresentou a tecnologia com cinco alunos na CeBIT. Mas a equipe de pesquisa pretende revolucionar o tráfego ferroviário na Europa. O motivo: os novos freios desta bicicleta são controlados por ondas de rádio e poderia, ser usado no futuro para dirigir trens nos trilhos.

Pesquisa fundamental para o tráfego ferroviário

"A distância de frenagem de um trem é de cerca de 800 m, em média", diz Hermann, que é diretor do Departamento de Sistemas Confiáveis de Software da Universidade de Saarbrücken. Seu trabalho é examinar se os programas de técnicas funcionam perfeitamente e sem problemas. "Com os nossos freios ondas de rádio podiam circular os comboios a uma distância de um quilômetro entre eles."

O especialista explica que a ideia é que, quando o primeiro trem parar, os outros trens sejam travados automaticamente. Assim, vários trens poderiam usar o mesmo segmento ferroviário, já que manteriam uma distância de 1 km entre eles. De acordo com Hermanns, essa tecnologia poderia permitir um maior número de trens em circulação e, portanto, tornar as viagens de trem mais baratas.

Muitas horas de trabalho para a bicicleta tecnológica

Mas essas ideias ainda estão no começo. Para aplicar a ideia do freio de ondas de rádio a uma simples bicileta, a equipe de Saarbrücken levou um ano e meio. Eles tinham que calcular durante horas para construir transmissores, receptores e sensores de pressão para o guidão da bicicleta. Quando o condutor exerce pressão, o sensor envia um sinal para o receptor localizado no centro da roda e um pequeno motor elétrico é ativado para parar o veículo.

O responsável pelo desenvolvimento do motor era o aluno especialista em mecatrônica Jens Peter. "A verdade é que pensamos que não é muito inteligente desperdiçar a energia utilizada para operar a alavanca do freio e produzir a energia novamente em outra parte da bicicleta", diz Peter. Mas os ensaios e séries de testes com trens teriam sido muito caros e perigosos, disse ele. É por isso que a equipe decidiu usar uma bicicleta como um protótipo de sua ideia.

Hermanns também acha que uma bicicleta com freios liderada por ondas de rádio não fazem sentido. "Se alguém me oferecesse, não iria comprar", disse. No entanto, os pesquisadores fazem publicidade com ela para a tecnologia de freio sem fio e garantem que "a inovação não é que não se use um cabo de freio, mas a sua substituição por comunicação sem fio."

Arquivo INFOTRANSP