31 março 2012

Rio de Janeiro é rota de estudo internacional

 Estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais avançados centros de ensino em ciência e tecnologia do mundo, localizado em Massachusetts (EUA), estão no Rio para conhecer ações sociais e sistemas de transporte e mobilidade urbana desenvolvidos pelo Estado e pela prefeitura.

A viagem faz parte de um convênio entre o MIT e o Banco Mundial que prevê visitas a outras duas cidades, Madri e Moscou, com o mesmo objetivo: conhecer a realidade local e propor sugestões e soluções tecnológicas para os problemas levantados.

O Rio é muito interessante do ponto de vista da mobilidade urbana por causa das condições variadas e extremas da sua população, o que permite um campo extenso de análise e pesquisas para nossos alunos – disse o professor do MIT, Kristian Kloeckl.
Ontem, os estudantes visitaram o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, onde testaram – e aprovaram – o teleférico implantado pelo Estado, com capacidade para transportar até 30 mil passageiros por dia.

"O sistema não apenas facilita o ir e vir dos moradores, mas contribui muito para encurtar a distância entre a comunidade informal e o asfalto", disse a estudante Karina Penedo Silvester.


Arquivo INFOTRANSP