02 março 2012

Audiência pública discute projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes anunciaram segunda-feira R$ 2 bilhões para a Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Como parte da ação, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) realizaram, na Central de Licitações do Governo do Estado, audiência pública para apresentar o projeto.

A audiência é etapa obrigatória do pedido de licença prévia para a execução da obra e permite que qualquer cidadão possa expressar sua opinião e propor alterações ao projeto. Na ocasião, o presidente em exercício da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Edilson Aragão, e o secretário de Infraestrutura, em exercício, Otacílio Borges, explicaram como será construída a Linha Leste do Metrô, que irá ligar o Centro de Fortaleza ao bairro Edson Queiroz.

A obra está orçada em cerca de R$ 3 bilhões. Conforme informações do Metrofor, o projeto prevê 11 estações, cujos nomes iniciais são Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Haverá ainda a integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva. A distância entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.

Segundo o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo Lima, nos próximos 45 dias todo o material, dúvidas e sugestões apresentados na audiência pública serão analisadas pelo órgão e encaminhados ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), para que seja emitida a licença prévia. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) é órgão responsável pelo pedido de licenciamento da obra junto à Semace.

Arquivo INFOTRANSP