11 março 2012

Mobilidade urbana é um problema sério



Na nossa enquete sobre transporte público, a GC descobriu que apesar de um quinto dos leitores estarem envolvidos diretamente com projetos de mobilidade urbana, eles têm opiniões fortes a respeito. 

Para 79% dos internautas, as grandes cidades brasileiras precisam equacionar seus problemas de mobilidade urbana. 

Para 45% a resoluçao dos problemas nas grandes cidades só pode ser considerada em casos restritos. Outros 35% avaliam que em nenhuma delas os problemas estão sendo encaminhados. 

Apenas 17% é otimista e avalia que a resolução dos desafios de mobilidade urbana aconteceria pelo menos nas grandes capitais. 

Os maiores problemas são, pela ordem: falta de projetos bem elaborados, falta de investimentos, integração entre projetos de vários modais, gestão política na esfera municipal, integraçao entre as esferas de governo e a continuidade de projetos em andamento.


Veja os comentários de alguns participantes da pesquisa

Claudia

Não vejo cidade bem resolvida no Brasil. No exterior, principalmente nos Estados Unidos,há uma preocupação em já deixar algo preparado para o crescimento. Aqui, o que vemos é o crescimento vertical desordenado e sem nenhum preparo real para a situação, com ruas estreitas, falta de infraestrutura para que se possa ocupar o máximo possível de espaço para a contrução, e não para uma vida melhor, com possibilidade de adequar o trânsito de carros, ônibus, bicicletas e pedestres. Além disso, o transporte coletivo não consegue acompanhar o crescimento. Encontra-se muito defasado.


Sidney Benjamin

Curitiba já foi melhor, porém, a falta de projetos e sobretudo de investimentos, antecipando tendências de investimentos imobiliários, faz com que qualquer estrutura de tranporte, quer seja pública ou privada seja deteriorada. Exemplo: onde está o metrô de Curitiba? O urbanista Jaime Lener foi realmente um dos únicos que se envolveu em políticas reais e sustentáveis com previsões de crescimento planejado que fez com que Curitiba saísse do caos e passasse para uma situação confortável, até começo dos anos 2000. Repito: falta seriedade política para encarar o problema de maneira preventiva e palhativa! Outro exemplo está em várias cidades do Brasil: uma cidade que posso citar é Sorocaba-SP.


Eddie Medraño

Seria um falta de bom senso citar São Paulo como uma cidade brasileira como exemplo de "mobilidade urbana resolvida", porém, devemos observar com cuidado as recentes experiências de integração entre os modais existentes como um caminho a ser percorrido. Penso que devemos focar os resultado obtidos nas cidades brasileiras, por possuirmos em nosso país especifidciades de gerenciamento e de atuação política que tanto podem viabilizar como corroer projetos tão necessários, urgentes e, por vezes, de enorme porte.


Gabriel Guimarães Ferreira

Um dos mais inovadores sistemas de transporte público em os EUA, Portland , oferece aos seus passageiros uma mistura de ônibus, o metro ligeiro, bonde e bonde aéreo . Seu sistema de ônibus tem várias linhas que chegam a tempo de sete dias por semana. Além disso, a meio do centro de Portland tem uma "Praça de Fareless", que significa passeio de graça em uma área definida. No seu centro está o Portland Centro de Trânsito, onde os ônibus convergem com veículos leves sobre trilhos para dar serviço aos seus passageiros. Além disso, seu bonde é executado em um loop de nove quilômetros aproximado, que deixa seus passageiros no bonde aéreo Portland, que pode levá-los para o Oregon Health and Science University, no topo da Marquam Hill. A cidade tem uma cultura de grande bike também, com ciclovias de largura para os pilotos. Ao todo, o projeto de Portland como uma "cidade verde" tem dado aos seus residentes uma grande mistura de transportes públicos de confiança.


Honório Lucas

Em Curitiba, há 35 anos, a coisa é tratada com profissionalismo e continuidade de gestão. A partir de uma política de uso de solo, equaciona-se a cidade sob diversos da logística urbana, inclusive o da mobilidade. Há um reconhecimento mundial desse fato.


http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_content&view=article&id=219 

Arquivo INFOTRANSP