11 março 2012

O Metrô de São Paulo apresenta alternativas de mídia para ações de marketing imobiliário

O Metrô de São Paulo, através de seus espaços destinados a mídia entrou de vez na rota da empresas que procuram alternativas para desenvolver ações de marketing imobiliário. Frequentado diariamente por pessoas de todas as idades, classes e gêneros, o Metrô passou a disponibilizar mais espaços desde que a Lei Cidade Limpa foi sancionada em 1996 proibindo a panfletagem e restringindo a publicidade na cidade de São Paulo.

Ação da Tenda em painéis do Metrô

O metrô em números
Com menos de 40 anos de operação, o Metrô paulistano transporta 4 milhões de pessoas por dia. São pessoas de todas as classes, gênero e idade indo e vindo sem parar e que tem entre seus desejos comprar ou trocar de imóvel. E mesmo que esteja sempre cheio, tem a aprovação de 84% da população que o utiliza como principal meio de transporte. (fonte: pesquisa ADAP)

Não que seja uma novidade anunciar no metrô, mas à medida que aumentaram os usuários de celulares com internet novas possibilidades foram abertas, assim graças aos benefícios da tecnologia mobile, o mercado imobiliário abraçou de vez o Metrô como parceiro para muitas de suas ações, algumas delas estão acontecendo agora.

TV Minuto

Empresa ligada ao Grupo Bandeirantes, a TV Minuto apresenta programação variada em seus mais de 5 mil monitores espalhados por 109 trens. Segundo estudos da empresa, 93% dos passageiros ficam 31 minutos dentro do vagão. Não por acaso a programação exibida pela TV Minuto leva meia hora onde, entre  variedades, horóscopo, esporte, tempo, notícias são exibidas propagandas.

Monitor TV Minuto com propaganda da Atua Construtora

Tecnisa, Tenda, Gafisa, MRV entre outras já utilizaram o canal. Atualmente a Atua Construtora utiliza a TV Minuto para divulgar a sua promoção Momento Mágico onde ao enviar um SMS para número disponível no anúncio, o prospectado recebe informações sobre apartamentos na mesma hora, alguns ao lado das estações.

Pontos de Atendimento
Para o Metrô, existe diferença entre ponto de venda e ponto de captação. Para montar um ponto de captação, as vésperas de um breve lançamento como fez a Atua no caso do Parque Ecológico, a empresa cobra R$ 3.200,00 para um mês de utilização do espaço. Fosse um ponto de venda o valor seria o dobro e para realizar uma ação semelhante em um shopping o gasto poderia ser quatro vezes maior.

Estande para divulgar o lançamento da Atua, o Parque Ecológico

Painéis 

Os painéis e cartazes em trens e nas estações foram as primeiras mídias disponíveis no Metrô para publicidade. Hoje, muitos deles são dotados de QR Codes ou simplesmente convidam o passageiro para receber informações por SMS como no caso da Tenda, que utilizou do recurso para divulgar sua promoção de Carnaval além de divulgar sua nova loja de atendimento em um shopping anexo a uma estação.

Tenda divulga sua nova loja e utiliza recursos mobile       

Arquivo INFOTRANSP