20 novembro 2011

Prefeitura e Trensurb vão construir terminal multimodal

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Com o sistema de integração entre ônibus e trem, a expectativa é de que pelo menos 30 mil novos passageiros sejam beneficiados diariamente. Obra será concluída em 2012. .

Dois problemas de mobilidade urbana podem ser resolvidos em Novo Hamburgo com a conclusão da expansão da Linha 1 da Trensurb, em setembro de 2012: o transporte coletivo e o trânsito no Centro.

Isto porque a prefeitura e a direção da empresa metroviária assinaram na semana passada termo de cooperação para a implantação de um terminal multimodal junto à Estação Novo Hamburgo, a última das quatro que estão sendo construídas na cidade.


Trem agora chega só em dezembro
O complexo ocupará um quarteirão e concentrará os itinerários dos ônibus municipais, interligados à Trensurb. “Isso melhorará o fluxo de veículos e as pessoas terão mais espaços para caminhar e andar de bicicleta”, explica o prefeito Tarcísio Zimmermann. Um estacionamento para que os motoristas deixem seus veículos enquanto utilizam o trem também é projetado. “Estamos definindo uma parceria para atender todas as demandas de integração do transporte coletivo municipal”, garante o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

 

O documento assinado por Kasper e Zimmermann (foto ao lado) prevê que uma comissão será formada, em 30 dias, para acompanhar os trabalhos. A Trensurb fica responsável pelo terminal, na quadra ao lado do Bourbon Shopping, entre as ruas Marcílio Dias, Imperatriz Leopoldina, Cinco de Abril e a Avenida Nações Unidas, por onde passa os trilhos, e o município pelos serviços que serão oferecidos.

Ocupam a área lojas de uma rede de lanchonetes e de uma marca de calçados, uma agência bancária, um posto de combustíveis e outros estabelecimentos menores (foto acima). As desapropriações foram autorizadas em agosto pela presidente Dilma Rousseff. Só ficará no local um edifício residencial.

A estimativa é de que, com a integração, pelo menos 30 mil passageiros sejam incluídos ao sistema diariamente, o que impõe o debate sobre a aquisição de mais trens. 

Hoje, 25 estão em funcionamento. Zimmermann acredita que até a conclusão da obra de expansão, que tem investimento de R$ 1 bilhão do governo federal, o problema será resolvido. “Ninguém constrói uma linha desse valor para não ter trem”, pondera. A primeira estação hamburguense, no bairro Santo Afonso, começa a ter viagens pré-operacionais no mês que vem.

Arquivo INFOTRANSP