O tão anunciado - e esperado - Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Natal deve sair do papel no próximo ano. A estimativa é do presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, que esteve em Natal para avaliar as possibilidades de melhorias no sistema ferroviário do estado e apontou como prioridade a modernização das linhas já existentes, deixando para uma discussão posterior a ampliação do VLT para todos os municípios da região metropolitana de Natal. "A preocupação é deixar em bom estado e conservar os 56 quilômetros de linha que o Rio Grande do Norte já possui", disse.
Melhorias devem ampliar capacidade e tornar viagens mais rápidas e confortáveis Foto:Ana Amaral/DN/D.A Press |
Na manhã de ontem, Francisco Colombo se reuniu com a governadora Rosalba Ciarlini e o diretor do DER, Demterio Torres, para discutir a viabilidade da ampliação do sistema ferroviário. "A parceria com o governo do estado será muito positiva para garantirmos os recursos para as obras. Além disso, a governadora sinalizou que não pretende estadualizar o serviço, a exemplo do que foi feito em outros estados. Então a CBTU continuará no comando das operações do transporte férreo", afirmou.
O Rio Grande do Norte possui 56,2km de linha férrea, sendo 38,5km da linha Norte e 17,7km da linha Sul. Atualmente apenas dois trens estão em operação: um em cada linha. "Se um deles quebrar fica apenas um trem operando nas duas linhas, ou seja, aumenta o intervalo entre uma viagem e outra", afirmou o superintendente da CBTU do RN, Erly Bastos. A princípio, a prioridade seria a modernização da linha Norte e, caso os recursos sejam suficientes, a modernização da linha sul.
A expectativa da CBTU é que, uma vez aprovados os recursos, as obras de ampliação sejam concluídas em 12 meses. Com a conclusão das obras de ampliação e a implantação do VLT, a capacidade de transporte de passageiros passaria de 8 mil por dia para 50 mil passageiros/dia. A velocidade média dos trens atuais é de 17km/h, já a dos novos trens seria de 32km/h, alcançando velocidade máxima de 80km/h. Além disso, o intervalo entre as viagens deixaria de ser de até 230 minutos e passaria a 6 minutos.
Apesar da modernização do sistema e, conseqüentemente, da melhoria do serviço prestado, a CBTU pretende manter o valor da tarifa de R$ 0,50. "Nós temos um projeto de aumentar a tarifa sempre que houver aumento da tarifa de ônibus, mas esse projeto está no Ministério do Planejamento e até então não foi aceito. Portanto, o valor da tarifa deveser mantido", disse.
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