20 novembro 2011

Ipanema e Barra levará 13 minutos, diz governo



Cariocas levarão 34 minutos do Centro do Rio à Barra com implantação de nova linha

 
Passageiros que usarem a Linha 4 do metrô do Rio, que ligará a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Ipanema, na Zona Sul, levarão 13 minutos para percorrer o trajeto, de acordo com o governo no estado. 

A informação foi revelada nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva no Palácio Guanabara.

O governo do Estado definiu o trajeto e o número de estações da Linha 4 do metro, que ligará a Barra à Zona Sul. A Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e contará com as estações Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Praça Antero de Quental, Jardim de Alah e Praça Nossa Senhora da Paz, que fará conexão com ramal da linha 1 na Praça General Osório. Segundo o secretário de estado da Casa Civil, Régis Fichtner, a linha 4 vai tirar cerca de 2 mil veículos por hora, ou 48 mil por dia das ruas da região.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
 Obra deve ficar pronta no fim de 2015, diz governo 

Com a nova linha, que terá 14 km de extensão e será interligada à Estação General Osório, o morador da Barra da Tijuca poderá chegar à Pavuna em 1h20 min. O deslocamento da Barra ao Centro (Estação Carioca) levará 34 min. Para percorrer todo o trajeto, o passageiro pagará uma tarifa, que hoje é de R$ 3,10.

O governo do estado e o Consórcio Rio-Barra estão providenciado o licenciamento ambiental para as estações da Zona Sul. A previsão é de que as obras comecem na Zona Sul no início do ano que vem.

Atualmente, o sistema metroviário do Rio  conta com 30 composições. A partir de 2012, 19 novos trens começam a chegar para operar nas linhas 1 e 2. Em dezembro de 2015, com a inauguração da Linha 4 do metrô, chegarão mais 17 composições.

Ao todo, serão 66 trens operando em todo o sistema metroviário da cidade, mais do que o dobro do número atual.

Fichtner disse nesta sexta-feira que o novo trecho não aumentará a superlotação no metrô. E disse que o problema da superlotação só será resolvido em 2013. “O metrô é muito cheio hoje porque não tem trem.

Os intervalos são de 5 a 6 minutos. São intervalos muito grandes. A superlotação só será resolvida a partir de janeiro de 2013 quando terá chegado a maior parte dos trens”, disse, referindo-se aos trens das linhas 1 e 2 que já deveriam ter chegado ao Rio.

http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/11/linha_4_do_metro_trajeto_entre_ipanema_e_barra_levara_13_minutos_diz_governo_207096.html

Arquivo INFOTRANSP