02 novembro 2011

Pesquisador do IAU-USP analisa desafios do transporte urbano para a Copa de 2014


Discutir os desafios do transporte urbano para a Copa de 2014 e quais benefícios que este evento poderá trazer para a infraestrutura das grandes metrópoles. 

Essa é a proposta do Instituto Goethe/DAAD, que está organizando uma série de palestras para debater o tema, analisar os déficits no transporte urbano das cidades sedes e propor novas concepções de mobilidade urbana. 

No próximo dia 3 de novembro, o professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, Renato Anelli, irá abordar a situação do transporte público a partir da década de 1970 até hoje. O evento será realizado na sede do instituto em São Paulo, às 19 horas.


Coordenador do programa de pós-graduação do IAU-USP, Anelli tem como um de seus focos de estudo a questão das redes de infraestrutura como estratégia urbanística. Um dos temas abordados em sua palestra será a origem da idéia do Estádio em Itaquera na concepção de um subcentro urbano no leste da capital paulista elaborada na década de 1970 com o objetivo de descentralizar São Paulo.

Foi essa concepção que levou o metrô até o local onde ocorrerá a abertura da Copa, oferecendo uma capacidade de transporte seria suficiente para servir aos jogos, se já não estivesse superlotada com a demanda cotidiana.

Anelli também irá analisar essa situação em relação ao oferecimento do transporte público na cidade. “Após um período de declínio de usuários em relação a outros modos de transporte nos anos 90, constata-se uma reversão nos últimos anos decorrente de medidas como a criação do bilhete único, corredores de ônibus, entre outras. No entanto, esse novo fluxo levou algumas linhas, principalmente em direção ao leste, ao limite de sua capacidade”.

O pesquisador ainda levará o público a debater questões como o limite da capacidade do transporte público, a (não) prioridade das autoridades na implantação de novos corredores de ônibus, linhas de metrô e trens com vistas à Copa, as vantagens que o evento poderá trazer para o transporte em São Paulo, entre outras reflexões.

Os interessados em participar da palestra devem se inscrever pelo site alumniportal.deutschland.org

Blog – Um dos principais temas da atualidade brasileira, a mobilidade urbana durante a Copa também é o assunto central do blog (http://copasaopaulo.wordpress.com) criado por Anelli e por alunos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. 

Com o tema “SP 2014: Copa, mobilidade e urbanismo”, o espaço criado na web pelo pesquisador traz notícias, artigos e discussões sobre a capacidade da infraestrutura paulistana para abrigar o maior evento esportivo do mundo.

 http://www.inteligemcia.com.br/52491/2011/10/28/pesquisador-do-iau-usp-analisa-desafios-do-transporte-urbano-para-a-copa-de-2014/

Arquivo INFOTRANSP