10 outubro 2011

VLT entra em operação nesta segunda

CBTU diz que novas locomotivas vão funcionar com viagens intercaladas as do trem convencional, ampliando opções a usuários





O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) realizou sua viagem inaugural na manhã desta segunda-feira (10), partindo, às 7h30, da Estação Central, em Maceió, até a Usina Utinga Leão, em Satuba, com pouco mais de 30 passageiros. O veículo possui capacidade para 500 pessoas sentadas e apresenta como diferencial, além do conforto, a velocidade com a qual chega ao destino - o VLT chegou em Satuba dentro do horário previsto, por volta das 8h24.

De acordo a CBTU, os novos trens funcionarão juntamente com os antigos. Serão dois VLTs, mais as duas locomotivas que já circulavam e que estão em operação. Os dois VLTs transportarão mais de mil passageiros por viagem. Enquanto que as novas locomotivas farão três viagens diárias, as antigas realizarão quatro.

Segundo a Companhia, as novas locomotivas vêm adaptadas para portadores de necessidades especiais - como caixas de som que informam as estações para os deficientes visuais - e são equipadas com itens de segurança para evitar acidentes, como sensores que identificam a presença de objetos estranhos nos trilhos.

Inicialmente, o VLT não vai parar em três estações: Flexal, Mutange e Fernão Velho. Isso porque as alterações das plataformas ainda estão sendo concluídas. O prazo para o término das obras é de 20 a 30 dias.

Além disso, trem e VLT ainda não estão passando pela estação de Lourenço de Albuquerque, no município de Rio Largo, devido à ação das fortes chuvas de junho de 2010 - a situação deverá ser contornada até janeiro de 2012, data na qual a CBTU espera concluir as obras de reforma naquela estação.

Com a implantação do VLT, o número de viagens subirá de oito para dezesseis por dia. A previsão é a de que, no próximo mês, este número suba para 24. A viagem completa leva 50 minutos, o mesmo tempo que o trem convencional, mas ela tende a diminuir nos próximos meses.

Antes, os trens tinham um grande intervalo entre suas viagens, o que a CBTU garante suprir a partir de agora. Já os horários do trem serão mantidos, de segunda a sábado. O VLT sairá no sentido Maceió – Satuba às: 7h30; 11h40 e 16h30. Já de Satuba para Maceió, ele sairá às 9h06; 13h26 e 18h03.

Restrições

Por se tratar de um veículo climatizado, haverá restrições quanto ao transporte de comida e de alimentos vivos. Quem necessita levar esse tipo de material deverá continuar a utilizar o trem. O VLT será apenas para quem necessita do transporte para si próprio.

Os novos trens são da empresa espanhola Bom Sinal e foram fabricados no Estado do Ceará. As novas locomotivas, somadas aos serviços de recuperação da ferrovia entre Maceió e Satuba, custaram aos cofres federais cerca de RS 170 milhões.

A CBTU informou ainda que os novos VLTs foram construídos com espaços para publicidade, o que poderá ser usado por comerciantes de uma maneira em geral Os VLTs têm a velocidade máxima de 120 km/h e farão as viagens entre 5 e 15 minutos de uma estação à outra. Os trens passarão por 15 estações.

Arquivo INFOTRANSP