26 outubro 2011

Ônibus e metrô em debate no Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã

Transporte público. Os serviços de ônibus e metrô que são oferecidos à população e as melhorias que podem ser feitas pelo poder público. O tema será debatido durante a 8ª edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã. O seminário, que se realiza hoje, a partir das 8h30, no auditório dos Diários Associados, na Rua do Veiga, em Santo Amaro, será transmitido ao vivo e poderá ser acompanhado pelo blog Mobilidade Urbana, no endereço blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana.

Entre os convidados, o gerente regional de manutenção do Metrô do Recife, Bartolomeu Carvalho, o coordenador de projetos especiais da Urbana-PE, João Braga e e a coordenadora de planejamento do Grande Recife, Ivana Vanderlei. A melhoria do trânsito pelo investimento em transportes públicos deverá ser comentada por Bartolomeu Carvalho.

Para ele, se os usuários tivessem acesso a serviços de ônibus e de metrô de qualidade, diminuiria a necessidade de adquirir automóveis e motocicletas, provocando menos congestionamento. “Pretendo abordar também os Veículos Leves sobre Trilhos, os VLTs, como alternativa para a RMR. Estamos realizando estudos para implantação nos principais corredores de transporte. Mas, ainda estão na fase de projeto”.

O coordenador de projetos especiais da Urbana- PE, João Braga, adiantou que falará sobre os investimentos do governo no transporte público e as repercussões posteriores, que desencadearão numa conexão mais forte entre ônibus e metrô. “Os efeitos serão interessantes. Você está num estágio onde os ônibus não têm corredores exclusivos, porque o sistema viário foi destinado ao transporte individual dos automóveis. Precisamos mudar isso”, pontou.

Braga toma como referência-modelo a Rede Integrada de Transporte de Curitiba, no Paraná, com corredores exclusivos de transporte público, e que acabou inspirando o sistema de transporte metropolitano de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) da cidade de Bogotá, na Colômbia, o Transmilênio.

“Esses projetos são referências mundiais. Mas, para se consolidarem, foi preciso a realização de uma série de mudanças no perfil urbanístico das cidades. O próprio processo de urbanização incluiu a vinda de cada vez mais gente do campo para morar nas cidades e essa migração não foi acompanhada pelo desenvolvimento estrutural dos sistemas viários”, diz.

Já a coordenadora de planejamento do Grande Recife, Ivana Vanderlei, deverá abordar as obras de transporte para a Copa do Mundo de 2014, licitação das linhas e construção de novos terminais integrados. Hoje, 2 milhões de usuários utilizam ônibus diariamente na Região Metropolitana do Recife. Já o metrô é o meio de transporte para 210 mil pessoas (linha centro), 35 mil (linha sul) e 6,5 mil (linha diesel)

Arquivo INFOTRANSP