26 outubro 2011

Estações de trem terão reforma

O Diário que o edital para a contratação da empresa que fará a modernização da estação Poá, na Linha 11-Coral, se encontra em fase de conclusão para publicação.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está preparando a reconstrução de mais três dos terminais ferroviários das linhas 11-Coral e 12-Safira, que cortam o Alto Tietê. as obras serão realizadas nas estações Poá, Antonio Gianetti e Itaquaquecetuba. Os serviços fazem parte de um amplo plano de modernização de todos os 89 prédios mantidos pela estatal, que deverá ser concluído até o fim de 2014.

As estações de Suzano e Ferraz de Vasconcelos foram as primeiras a receber os serviços na Região e já passam por obras. Ainda não há, no entanto, previsão para início das melhorias em Mogi.

Por meio da Assessoria de Imprensa, a CPTM informou a

A obra está orçada em R$ 19,4 milhões e deve ser iniciada em 2012, com duração estimada de 14 meses, a contar da data da assinatura da Ordem de Serviço. A nota esclarece que a estimativa é concluir a licitação em cinco meses, "caso não haja nenhuma paralisação administrativa ou judicial no processo licitatório".
  Acessibilidade
Em nota, a CPTM informou ainda que trabalha para ter todas os terminais de passageiros acessíveis até 2014. Dos 89 prédios, 36 já são totalmente modernizados e 10 estão em obras, o que inclui as estações Suzano e Ferraz de Vasconcelos, ambas da Linha 11-Coral.

A meta de conclusão dos projetos até o fim do atual mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB) faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela CPTM em atendimento a uma solicitação do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O principal objetivo da Promotoria era o de garantir condições de acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


As estações Antonio Gianetti, da Linha 11-Coral, em Ferraz de Vasconcelos, e Itaquaquecetuba, da Linha 12-Safira, deverão ser as próximas a receber as obras de modernização na Região.

A CPTM informou que está preparando o edital para contratar a empresa que fará a elaboração dos projetos executivos de ambas.

 A previsão é de que as licitações sejam lançadas juntas, até novembro. Os dois projetos possuem custo estimado em R$ 3 milhões. Os serviços contratados deverão ser concluídos em um prazo de oito meses, a contar da data de assinatura da ordem de serviço.

De acordo com a nota enviada pela CPTM, apenas após a conclusão dos projetos executivos é que poderá ser dado início ao processo licitatório para execução das obras das duas estações. Os custos e prazos também só deverão ser conhecidos após a elaboração das plantas técnicas. A estatal não informou especificamente quais serviços serão realizados, mas ressaltou que, de forma geral, as novas edificações terão plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas), além de banheiros públicos com sanitários exclusivos para pessoas com deficiência.

A CPTM não informou qual a previsão de ampliação das quatro estações de Mogi das Cruzes. Mas, destacou que, "nos próximos meses, serão licitados os projetos executivos de reconstrução e/ou reforma de 42 prédios", o que deve incluir os imóveis mogianos. A média de custo deverá girar entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões para cada terminal, o que indica que a Cidade receberá investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões. Em recente visita à Região, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, confirmou que a CPTM vai acatar o pedido da Prefeitura de Mogi para que o projeto da futura estação Mogi das Cruzes contemple também a construção de uma ligação com o terminal municipal de ônibus.

Arquivo INFOTRANSP