16 outubro 2011

Porto: Código universal de cores para daltónicos é testado no Metro

Porto: Código universal de cores para daltónicos é testado no Metro
A Metro do Porto pretende alargar a iniciativa a toda a rede metropolitana



O novo sistema de identificação de cores vai ser implementado na Estação de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia. O objetivo passa pela introdução do ColorADD em toda a rede metropolitana do Porto.

ColorADD é o nome do código universal de cores para daltónicos que a partir do próximo dia 15 deste mês, sábado, é aplicado no Metro do Porto. O projeto-piloto é da autoria do designer Miguel Neiva e conta com a colaboração da Metro do Porto.

O sistema vai funcionar na Estação de Santo Ovídio, da Linha Amarela. Além do mapa já existente, vai estar disponível um novo mapa no formato ColorADD. A Metro do Porto vai, depois, realizar um inquérito junto da população daltónica que utiliza o metropolitano para perceber quais as mais-valias da aplicação deste código em toda a rede.

O ColorADD permite identificar a cor através de um código gráfico, ao aplicar o conceito das cores primárias em tons de preto e branco. A inauguração está agendada para as 10h30 de sábado e vai contar com a presença do criador do código universal de cores para daltónicos
 

Arquivo INFOTRANSP