A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (17), no programa Café com a Presidenta, que o governo federal irá investir R$ 30 bilhões em obras de mobilidade urbana, para melhorar o transporte coletivo em todo o País.
Segundo a presidente, serão construídos metrôs, corredores exclusivos de ônibus, veículos leves sobre trilhos, além de investimentos na integração de vários tipos de transportes.
Dilma ressaltou que em cidades onde o metrô já existe, os benefícios são reconhecidos por toda população, de todas as classe sociais. Em Curitiba e Porto Alegre serão investidos R$ 1,75 bilhão, em cada, para a construção de metrôs. Só em Porto Alegre o metrô irá transportar cerca de 300 mil passageiros por dia.
Investimentos além do metrô
Em Belo Horizonte, serão construídos 11 terminais de integração de ônibus, em sete municípios da região metropolitana. Já em Porto Alegre, serão oito corredores destinados exclusivamente aos ônibus que vão interligar a capital aos municípios da região metropolitana.
Para presidente, o fato de cada vez mais os brasileiros estarem comprando seu próprio veículo é sinal de que a renda da população está aumentando, mas a solução do transporte nas grandes cidades está no investimento no transporte público de qualidade.
“Precisamos acabar com ideia de que o transporte individual é para ricos, e o transporte público é para os pobres. Vamos garantir qualidade para que todas as pessoas queiram utilizar o transporte público, o transporte coletivo, independentemente de sua renda”, concluiu Dilma.