17 outubro 2011

Projeto do Metrô Curitibano pode ser feito por paranaenses

Uma empresa paranaense, sediada em Curitiba e com quase 25 anos de atuação nos setores de engenharia para obras hidráulicas, hidrelétricas e de infraestrutura, está habilitada a ser a responsável pela execução do projeto do Metrô Curitibano.

É a Intertechne Consultores que, desde o ano passado, migrou parte de sua força de trabalho, antes com foco prioritário em hidroeletricidade, para o setor de infraestrutura. “Desde então, concluímos obras importantes e, com certeza, será muito gratificante poder executar o projeto do metrô na cidade sede da nossa empresa”, afirma o diretor presidente da Intertechne, Fernando Krempel. “A empresa está plenamente qualificada para esse trabalho, por isso, pretendemos participar dos processos para escolha dos fornecedores para atuar nesse empreendimento”.

A Intertechne foi a responsável pelo Projeto Básico, Executivo, Civil e Arquitetônico da Linha 4 do Metrô de Sâo Paulo, entregue em maio deste ano. Também executou a passarela de integração sobre a Marginal do Rio Pinheiros e a extensão da Estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Todas essas obras permitiram a integração da Linha 4 do Metrô à Linha 9 da  CPTM. “Em São Paulo, assim como será em Curitiba, as obras de engenharia do metrô permitiram a maior integração entre as pessoas.

Usar a engenharia para aumentar o bem estar e a mobilidade das cidades está dentro da missão da Intertechne”, destaca Krempel. Em São Paulo, a empresa também está executando o projeto básico de outros dois trechos de linhas do metrô paulistano, Lotes 6 e 10 na Linha 6 – Laranja.

Neste mesmo segmento, a Intertechne realiza os trabalhos de supervisão do projeto executivo da Linha 4 do metro do Rio de Janeiro – trecho Jardim Oceânico até a Gávea e também atua na supervisão do projeto da Ferrovia PRC (Potasio Rio Colorado ) -  Províncias de Mendoza e Rio Negro, na Argentina.

Curitiba - A obra do Metrô Curitibano, que foi apresentada pela prefeitura no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, recebeu, no final da semana passada, da presidente da República,  Dilma Roussef, aporte de R$ 1 bilhão – de um custo total de R$ 2,25 bilhões que serão divididos entre governo do estado, prefeitura e iniciativa privada. As obras deverão ter início em 2012. 

Intertechne – O Grupo Intertechne conta com 552 funcionários em seus escritórios no Brasil e no exterior, sendo que mais de 370 estão lotados no escritório matriz em Curitiba.

A Intertechne Consultores atua nos setores de engenharia para obras hidráulicas, hidrelétricas e projetos de obras de infraestrutura, com participação direta em mais de 80% da nova geração de energia do país, através de projetos como os usinas de Belo Monte (11.233 MW), Teles Pires (1.800 MW),  Santo Antonio (3.150 MW), Estreito  (1.120 MW), e Jirau (3.300 MW).


http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=notas&id=32895

Arquivo INFOTRANSP