14 outubro 2013

Homem pula de trem em movimento para recuperar celular e se fere gravemente

Segundo a polícia local, Eddie Diaz escorregou e ficou gravemente ferido na cabeça


Um americano de 26 anos está hospitalizado depois de saltar de um trem em movimento após lembrar que tinha esquecido seu celular no banco da estação. 

Segundo a polícia local, Eddie Diaz escorregou e ficou gravemente ferido.

Testemunhas disseram a policia que, quando Diaz descobriu que havia esquecido o celular, quebrou o vidro, apertou o botão de emergência e saiu pela porta, sem esperar que o trem parasse completamente. 

Segundo o jornal "The Palm Beach Post", Diaz escorregou e foi levado para o hospital St. Mary’s Medical Center em condições críticas e com ferimentos na cabeça.

O incidente com o trem, que tinha cerca de 50 passageiros a bordo, ocorreu na estação de West Palm Beach, na Flórida, Estados Unidos.
 

Entrega de bicicleta é mais rápido, e dá dinheiro

Empresa de entregas sustentáveis cresce 25% ao mês


Victor Castello Branco, da Courrieros
Victor Castello Branco, da Courrieros: modelo de negócio sustentável

  Lançada em outubro de 2012, a Courrieros oferece um serviço que usa bicicletas em vez de motos para fazer entregas em são Paulo. 

Em 10 meses, a empresa passou de 110 entregas mensais para 120 entregas diárias, feitas por 15 ciclistas.

"A bicicleta é descomplicada. Quando o trânsito trava em São Paulo, ela continua andando", diz Victor Castello Branco, de 24 anos, um dos sócios da Courrieros, ao lado de Rodrigo Assaff, de 24, Steffano Cappanari, de 25, André Biselli, de 23, e Richard Sippli, de 24.

Apesar de não falar em dinheiro, eles garantem que o negócio já os mantém. Todos deixaram o emprego para trás para empreender. Apenas Steffano continua trabalhando em um banco de investimento.

A ideia de trocar os poluidores motoboys por sustentáveis "bikeboys", como eles chamam os entregadores, já rendeu parcerias com empresas como Netshoes e Itaú BBA, clientes há três meses, e o prêmio Eco Challenge, promovido pela Pepsico, que seleciona ideias inovadoras ligadas à sustentabilidade.

Segundo Victor, a Courrieros tem funcionários treinados para lidar com os clientes e um aplicativo que permite que a empresa rastreie o pacote em tempo real. 

Até o fim deste ano, o plano é contratar mais 20 ciclistas.

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/183/noticias/de-bicicleta-e-mais-rapido 

13 outubro 2013

No Mundo da Mobilidade: Metrô de Londres terá novos trens

O sistema mais antigo do mundo, que completou 150 anos recentemente, também enfrenta superlotação, claro que não comparada com a estação Sé do Metrô de São Paulo.

O novo trem foi construído pela empresa de engenharia alemã Siemens (sim, aquela do cartel), são totalmente climatizados e muito mais espaçoso do que os atuais modelos.

O chamado “Inspiro” é também 30% mais eficiente na utilização de energia e 20% mais leve do que trens do metrô modernos semelhantes.
Um protótipo será apresentado para marcar o aniversário de 150 anos do metrô de Londres na próxima semana.

Imagem de Evening Standard / Lucy Young
Imagem de Evening Standard / Lucy Young

“London, assim como muitas grandes cidades ao redor do mundo, também enfrenta desafios significativos no setor de transportes, como resultado do crescimento populacional contínuo e crescente demanda”, explicou o diretor da Siemens Steve Scrimshaw.

Imagem de Evening Standard / Lucy Young
Imagem de Evening Standard / Lucy Young

Mais da metade do sistema londrino opera à superfície (55% da malha), possuí 268 estações e aproximadamente 400 km (250 milhas) de extensão.
 
Entretanto, há quem diga que tem 408 km (253 milhas) de comprimento, fazendo deste o maior sistema de metrô do mundo, e um também um dos mais servidos em termos de estações.
 
Há, no entanto, um grande número de antigas estações e túneis que hoje em dia estão fechados.
 
Em 2007, mais de um bilhão de viagens foram efetuadas, por um número recorde de passageiros. 
 
A estação mais utilizada de todo o sistema de metropolitano é a de King’s Cross St Pancras.

Imagem de Evening Standard / Lucy Young
Imagem de Evening Standard / Lucy Young

http://viatrolebus.com.br/2013/10/no-mundo-da-mobilidade-metro-de-londres-tera-novos-trens/

Metrô de São Paulo ganha app para Android

 Metrô

Finalmente, o metrô de São Paulo ganhou um aplicativo oficial para o Android, conforme divulgado no seu Twitter oficial.
 
O app tem como principal propósito ajudar aqueles que não estão muito familiarizados com as linhas do metrô da cidade.
 
Para isso, há a função d eplanejar viagem, selecionando o ponto de partida e de destino, o app indica quais conexões fazer, quais linhas pegar, quanto vai custar a viagem, etc.
Até hoje, o Metrô só contava com uma versão mobile do seu site, mas não com um app.
 
O novo aplicativo deve ajudar os turistas a se localizarem, o que é uma boa notícia principalmente com a Copa do Mundo chegando.
O app também é capaz de calcular trajetos usando as linhas da CPTM, mas para essas linhas, não informa tempo de viagem, velocidade, etc.
 
Há também um simples e prático mapa das linhas, assim como existe nas estações e vagões.
O app está disponível para download gratuitamente na Google Play, para Android 2.1 ou superior.
 
Em breve, uma versão para iOS deve ser lançada.
Metro SP
Metro SP para iOS
Atualização: o aplicativo também está disponível para iPhones, iPads e iPods Touch!
 
As funções são exatamente as mesmas e a interface também, sem nenhuma alteração.
 
O download pode ser realizado na App Store, para qualquer iOS 5.0 ou superior.
 

Metrô lança aplicativo para smartphones com informações úteis

Mapa dos arredores das estações, telefones úteis e tarifas são algumas das atividades disponíveis

Horários de funcionamento das estações do Metrô, tempo estimado para a viagem, valor das tarifas e condições operacionais são alguams das informações disponíveis no seu smartphone, por meio do novo aplicativo criado pelo Metrô de São Paulo.

O aplicativo tem o propósito de auxiliar os usuários da rede metroviária da cidade com um conjunto de informações úteis, como a simulação do passo a passo do caminho mais rápido entre duas estações, seu tempo e custo, mapas dos arredores, tarifas e telefones.
O aplicativo METRÔ DE SÃO PAULO OFICIAL está disponível para iOS e Android. O usuário pode fazer o download nas lojas de apps nas versões em português ou inglês.

Cinco funções são as principais: para onde você vai; mapa da rede; linhas e estações; informações; direto do Metrô.
 

Consórcio Acciona-Cetenco vence licitação de metrô no CE

   O consórcio Cetenco-Acciona, formado pelas empresas Cetenco Engenharia e Acciona Infraestruturas, venceu a licitação para a realização das obras civis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, no Ceará.

O consórcio apresentou a melhor proposta comercial, de R$ 2,259 bilhões, informou o governo cearense.

O montante é 9,5% abaixo do estimado pelo Estado, de R$ 2,5 bilhões, e R$ 110 milhões abaixo da proposta da segunda colocada, afirmou o consórcio vencedor.


Participaram do certame também os consórcios Metrofor, formado por Andrade Gutierrez, Construtora Norberto Odebrecht Brasil e Serveng Civilsan; e Mobilidade Urbana, formado pela Construções e Comércio Camargo Corrêa, Construtora Queiroz Galvão e Construtora Marquise e Mendes Júnior/Soares da Costa/Isolux.

O projeto da Linha Leste, de 12,4 quilômetros de extensão, prevê a construção de onze estações, além da integração com as linhas Oeste e Sul na estação central, totalizando 1
2 estações, que deverão consumir cerca de R$ 3 bilhões.

A expectativa é que as obras para a construção da linha possam ser iniciadas ainda este ano, após a celebração do contrato.

Para acelerar o projeto, o governo já adquiriu equipamentos que serão utilizados nas obras, como máquinas tuneladoras.

O projeto, que faz parte do programa "PAC Mobilidade Grandes Cidades", terá R$ 2 bilhões de recursos federais, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiado pela Caixa Econômica Federal.

 Já o governo estadual entrará com R$ 1,034 bilhão, recursos que serão usados para a Parceria Pública Privada (PPP) que contemplará o material rodante e sistemas e a operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza.

Conforme o governo, ainda não há prazo para a licitação da PPP que irá operar o metrô.

http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios-geral,consorcio-acciona-cetenco-vence-licitacao-de-metro-no-ce,166823,0.htm

Metrô terá novo túnel entre estações Paulista e Consolação

Obra deve custar cerca de 25 milhões de reais, começar em 2014 e ficar pronta em dois anos; saída promete resolver superlotação, que já causou acidentes

As esteiras rolantes da estação Paulista que liga a linha amarela a linha verde do metrô, em São Paulo
Depois de túnel, passagem será usada em apenas um sentido (Moacyr Lopes Junior/Folhapress)
O problema da superlotação do túnel de passageiros entre as estações Paulista e Consolação – nas Linhas 2-Verde e 4-Amarela do metrô de São Paulo, respectivamente – será resolvido com três intervenções distintas, incluindo duas novas saídas para a rua.
 
A mais ambiciosa das soluções prevê a construção de outra passagem subterrânea entre as duas paradas, paralela à existente, disse nesta terça-feira o presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô), Luiz Antonio Carvalho Pacheco.
Em entrevista, o dirigente afirmou que essa construção, especificamente, deverá custar entre 20 e 25 milhões de reais e levar cerca de dois anos para terminar – a previsão é de que a escavação comece em 2014.
 
"É uma obra complexa, você não tem muito acesso ao túnel e as duas estações estarão operando.
 
É difícil."
Quando esse túnel estiver pronto, funcionará com o fluxo dos passageiros em apenas um sentido – provavelmente o da Estação Paulista.
 
Desta forma, o que existe atualmente e está superlotado terá usuários seguindo para a Consolação, desafogando-o substancialmente.
 
Acidentes – Em setembro, uma pane nas esteiras rolantes dessa passagem deixou vinte feridos.
 
Oito meses antes, outro acidente no mesmo local, sempre cheio, resultou nem onze passageiros feridos.
 
Na época, o Ministério Público Estadual abriu um inquérito para investigar a segurança da passagem, por onde circulam diariamente 98 000 pessoas, segundo dados de 2011.
 
Uma das recomendações do promotor Maurício Ribeiro Lopes foi a de remoção das esteiras rolantes.
Pacheco falou na terça-feira que a sugestão poderá ser acolhida. "Estamos pensando a partir da implementação (desse túnel novo) desativar as próprias esteiras (do túnel atual).
 
"A passagem que já funciona, com 195 metros de comprimento, opera no limite de sua capacidade desde sua abertura, em 2010.
Saída – Outra medida que será adotada é a construção de uma nova saída do complexo das estações Paulista e Consolação, na Avenida Paulista, perto da esquina com a Rua da Consolação, onde funcionava o antigo acesso para pessoas com deficiência da Estação Consolação.
Além dessa, um novo acesso será feito na Rua Bela Cintra. "Vai ser só saída, da Linha 4 diretamente para a rua." As obras devem ser entregues ainda neste ano.
 
Pacheco não informou quanto custarão essas duas intervenções.
 

Plano de demissões do Metrô vai afetar maiores de 60 anos e novos funcionários

Secretário de Transportes Metropolitanos detalhou medidas para manter tarifa a R$ 3

         
Jurandir Fernandes, secretário de Transportes, detalhou planos para manter tarifa do transporte público a R$ 3 em 2014 Alice Vergueiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, detalhou nesta quarta-feira (9) o PDV (Plano de Demissões Voluntárias) que será promovido pelo Metrô para manter a tarifa a R$ 3 em 2014.
 
Funcionários com mais de 60 anos e novos contratados serão os maiores afetados pela medida, cujos frutos nos cofres públicos só devem ser sentidos em um ano.
— Estamos fazendo uma adesão a partir dos 62 anos de idade.
 
Se ela for pequena, podemos partir para 61 anos, abrir um pouco mais a faixa.
 
Vai depender da adesão para saber o volume.
 
Agora, em um primeiro momento, você tem um aumento de custos para pagar as indenizações, mas isso é compensado depois de dez, 12 meses você já começar a sentir a redução.
As declarações de Fernandes foram feitas durante o Fórum de Mobilidade, promovido pelo jornal Folha de São Paulo no Tucarena, zona oeste de São Paulo.
 
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participou da abertura do evento.
O secretário do governo estadual não soube informar o tamanho da adesão necessária, tampouco quanto será necessário economizar para manter a tarifa a R$ 3 durante 2014, que é um ano de eleição para o Palácio dos Bandeirantes.
 
A escolha pelos funcionários com mais tempo de Metrô é justificada, de acordo com Fernandes.
— Digamos um funcionário sênior que tenha 35, 40 anos de casa. No Metrô, a política de salário e carreira é de ganho de 1% ao ano em termos reais.
 
Então ele já tem 30%, 35% além do salário.
 
O novo [funcionário] não tem, então essa redução já é automática. Esse é um dos aspectos da redução de custo.
O Metrô deve lançar oficialmente o plano de demissões até o final do ano.
 
Contudo, o secretário acredita que a medida é apenas parte de um pacote de ações que estão sendo realizadas para que, com menos custeio, seja possível não subir o valor da tarifa.
 
Ele pontuou a realocação de funcionários e menos contratações como outras medidas necessárias.
— Gasto de energia elétrica nós estamos racionalizando, escadas rolantes todas com sistema de compensação [liga e desliga], iluminação, tudo.
 
A única não-redução é na parte operacional. As novas estações que estamos abrindo — Adolfo Pinheiro, Vila Prudente e Oratório —, nós vamos fazer a realocação de quadros.
 
Ao invés de contratar, vamos realocar quadros internos e contratar menos pessoas.
 

Metrô recebe trem novo da Linha 5-Lilás

 

Nesta semana o Metrô de São Paulo recebe o primeiro carro da frota P. Tratam-se das novas composições adquiridas para a Linha 5-Lilás, que prestarão serviços nos próximos anos, quando a linha chegará a estação Santa Cruz e Chácara Klabin. Hoje o ramal vai do Capão Redondo ao Largo 13. As imagens foram divulgadas pela página “Paparazi Ferroviário” no facebook, e mostram a chegada do primeiro carro:
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Serão 26 novos trens para o ramal. A Caf, empresa responsável pela fabricação dos trens, é a mesma que produziu os da frota H do Metrô, além das composições das séries 7000, 7500 e 8000 da CPTM, sendo que todas estas unidades já foram entregues.
A CAF, de origem espanhola, possui fábrica no município paulista de Hortolândia. A empresa venceu concorrência internacional (regida por normas do Banco Mundial- BIRD, que financiará o investimento), com o valor de R$ 615.103.680,10.
Novo trem da L5

                        http://viatrolebus.com.br/2013/10/metro-recebe-trem-novo-da-linha-5-lilas/

Investimento em transportes facilita deslocamento em SP

Com o maior investimento no transporte sobre trilhos da história de São Paulo, o Governo do Estado vai melhorar a capacidade do sistema metroviário e facilitar o deslocamento das pessoas.
 
Em São Paulo, dos 4,7 milhões de passageiros que utilizam o Metrô nos dias úteis, 55% possuem automóvel, mas preferem o transporte coletivo.
 
Isto significa que 1,5 milhão de carros a menos circulam nas ruas da cidade, segundo dados do Metrô.

O Metrô de São Paulo também contribui de forma significativa para a economia do país.
 
O PIB nacional decresceria 0,6% se não houvesse o Metrô de São Paulo. segundo estudo da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

Pela primeira vez na história, o Metrô de São Paulo tem obras simultâneas em quatro linhas: Linha 5-Lilás (que vai da Estação Largo Treze, em Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin), Linha 15-Prata (que vai ligar o Ipiranga à Cidade Tiradentes), a Linha 17-Ouro (que vai do Jabaquara ao Morumbi, passando pelo Aeroporto de Congonhas) e a Linha 4-Amarela (que, concluída, vai ligar Santa Cecília a Taboão da Serra).

Além disto, outras obras estão em projeto, como a Linha 6-Laranja, a Linha 18-Bronze (que vai até o Grande ABC), a Linha 20-Rosa e o prolongamento da Linha 2-Verde até a Dutra (veja o infográfico).

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), duas novas estações estão sendo construídas na Linha 13-Jade (entre Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Guarulhos), a Linha 9-Esmeralda está sendo estendida até Varginha, e a Linha 8-Diamante está sendo ampliada entre Itapevi e Amador Bueno.

O Governo também investe em transporte sobre trilhos na Baixada Santista com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que vai ligar Praia Grande e Santos, passando por São Vicente.

Graças aos investimentos feitos pelo Governo de São Paulo, o número de usuários do Metrô dobrou, e da CPTM triplicou nos últimos 20 anos.
 
A soma passou de 3,2 milhões em 1994 para 7,3 milhões, o que representa mais de 80% dos 9 milhões de pessoas que utilizam o transporte sobre trilhos em todo o país.
 
Em todo o país, 11 Estados possuem sistema de transporte sobre trilhos, e São Paulo transporta sozinho quatro vezes mais passageiros que os outros 10 Estados somados.

Os corredores da EMTU também aumentam a fluidez nas grandes cidades.
 
Além do VLT na Baixada Santista, que terá 17 km, o Corredor Guarulhos, o Corredor Itapevi e o Corredor Noroeste somarão mais de 75 km para o transporte de passageiros.
 
 
 

Edital da Linha 18-Bronze sai em 10 dias, diz Alckmin

                                               

Monotrilho de Las Vegas
Monotrilho de Las Vegas

Depois de alguns adiamentos, o governo do Estado de São Paulo deve publicar em 10 dias o edital da Linha 18-Bronze do Metrô: “Esperamos que em dez dias já possamos publicar o edital da Linha 18-Bronze.
 
Pela primeira vez, o metrô sairá de São Paulo (capital)”, disse Geraldo Alckmin, se referindo a este monotrillho que vai sair da estação Tamanduateí rumo a São Bernardo do Campo, em quem sabe Diadema.
Em sua primeira fase, o ramal vai apenas até Djalma Dutra, em São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André.
 
De acordo com Alckmin, a assinatura do contrato poderá ocorrer em 90 dias e, em janeiro de 2014, as obras começariam.
 
A linha, resultado de uma Parceria Público-Privada, será a primeira a contar com recursos federais de R$ 500 milhões do PAC.
 

Equipe do metrô de Madrid faz auditoria nas obras de Salvador

Foi realizada na manhã de ontem a primeira reunião do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, com a equipe do Metrô  de Madri que vai fazer a auditoria nas obras do metrô, construídas pela Prefeitura de Salvador.

Também participaram do encontro o presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Carlos Martins, e o chefe de gabinete da Sedur, Eduardo Copello.

Durante dois meses, os consultores vão trabalhar na avaliação das obras, instalações e trens, além de sugerir os ajustes que se façam necessários.
 
A equipe vai atuar diretamente com os técnicos da CTS e da CPC, concessionária que venceu a licitação do Sistema Metroviário.
 
“A empresa do Metrô de Madri tem vasta experiência e será nossa parceira nesse processo”, afirmou o secretário Cícero Monteiro.
 
Os trabalhos começam hoje com uma primeira visita à Linha 1.
O Metrô de Madri é uma empresa pública que opera um dos maiores e mais modernos sistemas do mundo, líder mundial em número de estações e extensão de rede por habitante.
 

SP: Gate e polícia francesa fazem treinamento antiterrorismo no Metrô


Policiais fizeram o treinamento na estação Paraíso, da Linha 1-Azul Foto: Edu Silva / Futura Press
Policiais fizeram o treinamento na estação Paraíso, da Linha 1-Azul



Equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) participaram, na madrugada desta sexta-feira, de um treinamento antiterrorismo na estação Paraíso do Metrô.
 
Os policiais militares paulistas foram assessorados por membros da polícia francesa.
A Polícia Militar não forneceu detalhes sobre a ação, considerando essas informações como estratégicas.
 
A única informação divulgada é a de que dezenas de policiais, franceses e brasileiros, fizeram o treinamento nas plataformas e em vagões disponibilizados pelo Metrô.
Na sexta-feira da última semana, Policiais militares de São Carlos e Rio Claro - interior de São Paulo - participaram de um treinamento semelhante com os policiais franceses.
 
Na ocasião, os militares simularam a invasão de um avião tomado por terroristas.
 
A atividade foi feita em parceria com a Polícia Militar da França e tem como foco a Copa do Mundo e as Olimpíadas, eventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016.
 
Segundo os organizadores, 2 mil pessoas participaram do treinamento.


 

Metrô de Porto Alegre: Dilma anuncia obra e diz que o Brasil precisa "pegar junto"

Em cerimônia na Assembleia Legislativa, presidente anunciou investimentos em mobilidade urbana no Estado

 
Metrô de Porto Alegre: Dilma anuncia obra e diz que o Brasil precisa "pegar junto" Bruno Alencastro/Agencia RBS
Dilma cumprimenta o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
 
Dois anos depois de prometer R$ 1 bilhão a fundo perdido para a construção do metrô de Porto Alegre, a presidente Dilma Rousseff voltou à capital gaúcha para anunciar a complementação da verba para tirar o projeto do papel.
A obra, orçada em R$ 4,843 bilhões, terá de 11,7 quilômetros extensão total, do Centro à zona Norte de Porto Alegre (veja, no final da matéria, o trajeto previsto).
Modelagem financeira:
> Custo total: R$ 4,843 bilhões
> Recursos públicos: R$ 3,540 bilhões
> Governo federal: R$ 1,770 bilhão (recursos OGU a fundo perdido)
> Governo estadual: R$ 1,080 bilhão (financiamento)
> Prefeitura de Porto Alegre: R$ 690 milhões (financiamento)

Demais investimentos da prefeitura:

> Desapropriações: R$ 195 milhões
> Contraprestação durante a operação (25 parcelas anuais de R$ 20 milhões a partir da operação): R$ 500 milhões
 
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/10/metro-de-porto-alegre-dilma-anuncia-obra-e-diz-que-o-brasil-precisa-pegar-junto-4299086.html

EDITAL PARA CONSTRUÇÃO DO METRÔ NO ABC

A primeira fase do projeto terá 14,9 quilômetros de extensão (sendo 15,7 o total). O trajeto terá 13 estações.
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta quinta (10) mais um passo para a chegada do Metrô ao ABC.
 
Durante agenda no Palácio dos Bandeirantes, ele garantiu que o edital da Linha 18 - Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra) será publicado em 10 dias. "Pela primeira vez o Metrô sairá de São Paulo.
 
Sai do Tamanduateí, passa por São Caetano, Santo André e no futuro irá até Diadema. Essa é a primeira linha que tem recurso federal", revelou o tucano durante o Fórum de Mobilidade Urbana.
Em julho, o governo havia aberto a consulta para sugestões ao edital, como prevê a legislação. Com o edital para concessão da linha publicado, o Estado receberá propostas das empresas interessadas e pretende assinar o contrato com a vencedora até o final deste ano.
 
O objetivo é dar início as obras em 2014.
A primeira fase do projeto terá 14,9 quilômetros de extensão (sendo 15,7 o total).
 
O trajeto terá 13 estações.
 
O valor total previsto para implementação do equipamento é de R$ 3,5 bilhões, sendo 55% de verba pública e o restante, investimento privado.
 
A demanda diária estimada é de 300 mil passageiros.

Recursos
Ainda nesta quinta, o governador celebrou o repasse de verbas para três municípios da região: Santo André, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Os convênios totalizam R$ 3,3 milhões.
Os prefeitos Carlos Grana (PT), Gabriel Maranhão (PSDB) e Saulo Benevides (PMDB) estiveram na sede do governo paulista para carimbar os recursos, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e do próprio Grana, quando este era parlamentar na Assembleia.
 
As emendas da deputada Vanessa Damo (PMDB) também foram liberadas (leia a matéria abaixo).
Santo André recebeu R$ 900 mil destinados para obras de infraestrutura como a construção da passarela da avenida Prestes Maia, uma antiga reivindicação desde o acidente fatal que vitimou, em 2011, um casal.
 
Desse montante, R$ 500 mil é de emenda do petista e o restante, do tucano.
 
O Paço arcará com os R$ 600 mil que restarão para fechar a conta da empreitada de R$ 1,5 milhão. Rio Grande recebeu R$ 219,8 mil para compra de caminhão basculante e R$ 231 mil para cobertura da quadra poliesportiva da Praça Silvio Sabainski.

http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/424924/alckmin-anuncia-investimentos-na-quinta/



Falta engenheiro mecânico no país


Formação anual de engenheiros nos países do grupo Bric
 
China 650 mil
Índia 220 mil
Rússia 190 mil
Brasil 40 mil

Distribuição de engenheiros no país, por área

Total: 663 mil

1º Civil 33%
2º Eletricista 20%
3º Mecânico 18%
4º Agrônomo 15%
5º Outros 14%

3,3 mi
foi a produção de veículos no país em 2012

Incentivo a montadoras já impele criação de cursos de engenharia


USP, ITA e FEI criam programas para suprir o aumento da procura da indústria por profissionais 

Projeto de automóvel demanda de 300 a 400 engenheiros; produção no Brasil deve crescer 70% até o ano de 2017

Criado há cerca de um ano para estimular a indústria automobilística nacional, o programa Inovar-Auto acabou impulsionando outro setor: o do ensino de engenharia voltado para o setor automotivo. 

Algumas das principais instituições de ensino elaboram novos cursos de especialização e ampliam laboratórios. 

A iniciativa ocorre na esteira de uma aceleração de até 70% em quatro anos: a produção de veículos no Brasil deverá pular dos atuais 3,34 milhões para 5,8 milhões em 2017, segundo a Anfavea (associação das montadoras). 

A Poli (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) prepara, já para 2014, o mestrado profissional em engenharia automotiva, além do mestrado e do doutorado acadêmico no mesmo setor. 

"Esses dois últimos têm como objetivo formar docentes para que possamos acelerar o processo de multiplicação de novos profissionais na área", afirma Marcelo Massarani, professor do departamento de engenharia mecânica da USP. 

Há dois meses, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) assinou protocolo de intenções de implantar um centro de pesquisa em segurança veicular, a fim de preparar seus alunos ao novo perfil científico exigido pela indústria. 

Já a FEI (Fundação Educacional Inaciana) está convidando alunos do ensino médio a visitar seu campus para despertar nos adolescentes o gosto pela engenharia. 

"O ritmo de crescimento projetado para a indústria é maior do que o tempo necessário para preparar tantos novos engenheiros. 

Em algumas áreas, já existe carência de profissionais, como a de tecnologia", diz Mauro Andreassa, membro do comitê de educação da SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade). 

O risco de um "apagão" de profissionais no setor foi um dos temas discutidos no congresso que a entidade promoveu na semana passada, na capital paulista. 

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), são formados aproximadamente 40 mil engenheiros por ano no país --ante 650 mil na China. 

No Brasil, apenas 18% dos engenheiros especializam-se em mecânica, sendo que boa parte acaba fisgado pelo mercado financeiro, que costuma oferecer remuneração mais alta --acima de R$ 5.000. 

"A indústria precisa criar outros mecanismos de estímulos, como planos de carreira mais dinâmicos", acredita Nilton Monteiro, diretor da AEA (associação de engenheiros automotivos). 

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, um possível deficit obrigaria montadoras e fabricantes de autopeças a recorrerem a seus centros de desenvolvimento no exterior e a "importar" um número maior de trabalhadores. 

Um novo projeto de automóvel demanda entre 300 e 400 engenheiros, enquanto uma montadora grande como a Ford (cerca de 300 mil carros vendidos por ano no Brasil) emprega aproximadamente 1.500 projetistas no país. 


10 outubro 2013

Arquitetos criticam "perversidade" de São Paulo


São Paulo hoje é uma cidade medonha. Essa é a crítica de três dos mais renomados arquitetos do cenário paulistano que participaram, nesta quinta-feira (10), do Fórum de Mobilidade Urbana promovido pela Folha.

Segundo o arquiteto Marcio Kogan, a especulação imobiliária na cidade é um dos temas que tornam a cidade "assim".

 Ele participou do painel "Políticas de urbanização, o uso do espaço público e os centros das cidades como áreas residenciais" e falou que existem muitas contradições na cidade sobre o assunto. 

Uma delas seria o Elevado Costa e Silva -- o Minhocão --, que para ele representa " uma agressão à cidade". "Deveria ser feito um parque linear no lugar. 

Aquilo tem que ser desativado. É um entrave ao desenvolvimento da cidade", afirmou.

Na mesma linha, a professora da FAU-USP Raquel Rolnik, que também é colunista da Folha, comentou sobre o aumento do IPTU em São Paulo. 

"A discussão não deveria ser sobre IPTU, mas sim sobre como nós deixamos acontecer esse processo de bolha imobiliária na cidade, porque o aumento da taxa é reflexo disso", afirmou. 

Ela também mirou na elaboração de políticas públicas sobre urbanismo. "Zoneamento de lotes privados não deve ser prioridade, nem pontes e viadutos". 

Segundo ela, "devemos nos perguntar sobre como criar um espaço público de qualidade, que privilegie a mobilidade urbana como política prioritária de São Paulo" 

Na análise da arquiteta, a década de 1990 representou a "busca de segurança" na cidade, com o estímulo de construção de condomínios fechados e shoppings. 

"Esse conceito ainda é dominante e é perverso para a cidade, pois reforça a segregação social, desestimula outras formas de mobilidade e reduz as relações da população com o espaço público", analisou. 

Raquel, no entanto, é otimista. "Uma parcela dos paulistanos está disposta a viver de outra maneira", disse. 

Sobre mudanças de conceitos de habitação em São Paulo, ela explicou que ela é possível. 

"Por isso a Folha está promovendo um seminário sobre mobilidade urbana", afirma

FUTURO
 
Para eles, o futuro da mobilidade urbana passa pelos desdobramentos do novo Plano Diretor, de um uso correto do solo e da preocupação com a questão social da habitação.

A questão da densidade urbana é um dos pontos centrais do novo Plano Diretor da cidade - enviado pelo prefeito à Câmara dos Vereadores em setembro - e fundamental para que a mobilidade da capital funcione. "O zoneamento obrigou a locomoção das pessoas", diz Regina Meyer. 

Hoje, porém, essa realidade parece estar mudando de direção. 

"A mudança está na forma como está escrito o plano diretor", complementa a professora da FAU-USP.

"Adensamento não significa verticalização", ressalta Raquel Rolnik, que destacou os benefícios desse processo, mas alertou que precisa ser executado de maneira cuidadosa para não resultar em habitações que não atraem pessoas. 

"Precisa ser o conceito de cidade compacta, de trazer gente para a infraestrutura", diz Regina Meyer. 

HABITAÇÃO SOCIAL
 
Habitar as regiões com infraestrutura, as regiões centrais como pretende fazer o projeto Casa Paulista no centro da cidade, requer uma atenção especial com a questão social. 

"É possível ter áreas heterogêneas do ponto de vista social", destaca Raquel Rolnik, apesar de acreditar que a cidade tenha os subsídios para executar a prática mas não a coragem. 

É o que os especialistas chamaram de convivência interclasse, um conceito cujo objetivo é muito maior do que apenas colocar pobre e rico para viverem juntos, mas fazer com que eles "convivam dentro das mesmas possibilidades que a cidade oferece", como ressaltou a consultora especial da ONU. 

EMPREEDINDIMENTOS DO METRÔ - METRÔ SP - MAIO/2013

http://www.metro.sp.gov.br/sic/pdf/relatorio/2013/relatorio-empreendimentos.pdf

09 outubro 2013

Para Haddad, privilegiar o carro é como privatizar São Paulo

O uso irresponsável do carro e sua supremacia em detrimento a outros meios de transporte são os maiores erros no direcionamento das políticas públicas para o trânsito paulistano. 

A crítica é do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), ao abrir na manhã desta quarta-feira (9) o primeiro dia do Fórum de Mobilidade Urbana da Folha.

Para ele, a sensação é de que toda a superfície da cidade foi privatizada com a escolha do meio de transporte classificada por ele como 'indigesta'. 

"Todo investimento viário de São Paulo teve o carro como beneficiário direto. 

As marginais são prova disso", analisou. 

Ele também analisou sua principal bandeira no que diz respeito ao transporte público: as faixas exclusivas de ônibus. Haddad afirmou que acreditava que fosse perder apoio. 

Mas isso não aconteceu, segundo ele próprio. 

"Estou muito otimista com o futuro de São Paulo", disse o prefeito no auditório do Tucarena, na zona oeste da cidade. 


Para o prefeito, São Paulo tem uma malha viária significativa, mas não há espaço para todos os veículos particulares. 

"O problema não é todo mundo ter carro. 

O problema é o modo de usar", afirma. 

"Os meios viários dão foco demais no carro como meio de transporte. Toda a superfície de São Paulo é privada", analisa. 

A maioria das faixas exclusivas de ônibus foram implantadas pela gestão de Haddad após o início da onda de protestos que derrubou o preço da tarifa, em junho. 

Inicialmente, a meta era fazer 150 km até 2016. 

Após os protestos, passou para 220 km e já foi superada: a cidade atingiu 224,6 km de faixas com essa última ação. 

 Cada uma das faixas implantadas tem horário de ativação diferenciado de acordo com as características do viário onde foi implantada. 

Os corredores de ônibus possuem regras diferentes --também são compartilhados com os táxis em qualquer dia e horário, desde que o veículo esteja com passageiro e não usem películas escuras nos vidros. 

Ele citou o legado de Curitiba que, na década de 1970, criou o sistema de corredores exclusivos para ônibus articulados, o BRT e revolucionou o ir e vir dos curitibanos. 

"Nós exportamos para o mundo inteiro [tecnologia de transporte] e não exportamos essa mesma tecnologia para outras cidades", disse.

Alternativas para o transporte público

http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/transporte-publico/

06 outubro 2013

O dilema nosso de cada dia

O que faz dos executivos de sucesso ser quem são? 

Qual é a característica comum entre eles? 

Obviamente que formação acadêmica diferenciada e exposição a desafios interessantes ajudam na construção de uma carreira sólida.

Mas não é isto que distinguirá você como um executivo excepcional entre os demais bons executivos do mercado. 

O que fará a diferença são as decisões que você toma; são elas que constroem a sua história, seu legado.

Se a carreira é uma estrada a ser percorrida, as decisões tomadas por você são o asfalto que a pavimenta.

Tomar decisões faz parte da rotina diária de todos os executivos, mas tomar decisões que “pavimentem” adequadamente sua carreira é o que fará a diferença.

E se você é um executivo sênior, líder, saiba que sua “estrada”, pavimentada diariamente, é percorrida por diversos profissionais que opinam positiva e negativamente sobre cada trecho dela. 

Estas opiniões são formadas pelas experiências que estes profissionais acumularam na “viagem” pela estrada pavimentada por você.

long-road 

Não há um manual de como tomar as decisões certas, mas deixo aqui algumas reflexões:

* As melhores oportunidades nunca são as últimas – o que dá esta impressão é o excesso de pressão, já dizia Jack Welch. 

Minimize o efeito da pressão se permitindo avaliar a situação por diferentes ângulos, mesmo que sua decisão não seja imediata;

* Lembre-se sempre de que é preciso ter um objetivo maior pelo qual você vai trabalhar todos os dias. 

Chame-o de missão pessoal, profissional, sonho, promessa o que for. É preciso ter um guia que norteará seus dilemas. 

Se você não tiver nenhum, suas chances de pavimentar sua estrada (carreira) de maneira equivocada aumentam potencialmente ;

* Empurrar decisões difíceis e impopulares “com a barriga” geralmente acabam em decisões do tipo “a gota d’água” no futuro.  

E estas decisões geralmente serão mal compreendidas pelos demais e acarretarão em buracos na construção da sua carreira, lembrando da analogia com a estrada. 

Resumidamente a conta sempre chega, mas ela pode vir acrescida de juros se você não pagar à vista;

* Conheça-se muito bem. Profissionalmente um coach poderá ajudá-lo nesta jornada. Mas este conhecimento é essencial para que suas noites de sono sejam as melhores possíveis.

Só quem atua no mundo executivo sabe da complexidade e da dificuldade de se transitar nele. 

Mas se este é o mundo no qual você quer se destacar, decisões são a matéria prima que ditarão o tamanho do seu destaque.

BOA SORTE!!

100 erros de português frequentes no mundo corporativo

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/100-erros-de-portugues-frequentes-no-mundo-corporativo

Arquiteto faz casa de 95 metros quadrados em lote de 43

http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/album-de-fotos/arquiteto-faz-casa-quase-100-metros-quadrados-em-lote-de-40

02 outubro 2013

Artista britânico cria casa que 'escorrega' para rua


Uma casa abandonada por 11 anos ganhou uma nova fachada que vem chamando a atenção dos moradores de Margate, no sudeste da Reino Unido. 

 
Graças a uma intervenção do artista Alex Chinneck, o imóvel agora parece estar deslizando sobre a rua.
Chinneck comenta que sua ideia era subverter a ideia dos tijolos e cimentos como algo altamente estável e dar a um material inflexível uma aparência de fluidez e flexibilidade.
A obra de arte ficará exposta por um ano, antes de uma nova reforma para transformá-la novamente numa casa normal. 



Projeto que transformou residência abandonada havia 11 anos ficará exposto por 1 ano, até que imóvel seja reformado; assista
Projeto que transformou residência abandonada havia 11 anos ficará exposto por 1 ano, até que imóvel seja reformado





http://f5.folha.uol.com.br/estranho/2013/10/1350042-artista-britanico-cria-casa-que-escorrega-para-rua.shtml

Arquivo INFOTRANSP