O contrato foi assinado nessa terça-feira
pelo governador Anastasia (PSDB); o ministro das Cidades, Aguinaldo
Ribeiro; o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e o
presidente da Metrominas, Fabrício Sampaio. e o presidente da Caixa,
Jorge Hereda
O governador Antônio Anastasia (PSDB) assinou nesta terça-feira contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 52,8 milhões para a contratação de estudos e projetos de engenharia para viabilizar as obras do metrô de BH.
Os recursos para a obra, que faz
parte do PAC Mobilidade Grandes Cidades do governo federal, serão usados
nos projetos de engenharia para a ampliação das três linhas do
transporte com trens.
A assinatura do contrato ocorreu com a presença do
ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; do presidente da Caixa, Jorge
Hereda; do secretário de Obras Públicas, Carlos Melles e e o presidente
da Metrominas, Fabrício Sampaio.
O projeto que prevê a expansão do metrô está avaliado em R$ 3,1 bilhões e
foi anunciado pela presidente Dilma, juntamente com o governador
Antônio Anastasia e o prefeito Marcio Lacerda (PSB), na sede da
Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em abril do ano passado.
Sendo
destinados para as obras R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União, R$ 878
milhões financiados junto ao BNDES e R$ 1,2 bilhão repassados pelo
governo estadual e prefeitura, valor contratado por meio da modalidade
parceria publico privada (PPP).
Conforme o presidente da Metrominas, a previsão é que no início do ano que vem as obras devem ser iniciadas.
Conforme o presidente da Metrominas, a previsão é que no início do ano que vem as obras devem ser iniciadas.
Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas,
Carlos Melles, dentro de alguns meses os projetos devem estar prontos.
“Nós já demos as ordens para a contratação dos projetos. Agora chegaram
os recursos.
Dentro de alguns meses nós teremos os projetos prontos”,
disse.
Os recursos serão empenhados para a melhoria e reforma da Linha 1 (Vilarinho/Eldorado) – acréscimo de 1,7 quilômetro no sentido Contagem – construção da Linha 2, que ligará a região do Barreiro à estação do Calafate – extensão de 10,5 quilômetros e seis estações – e construção da Linha 3, que ligará a Savassi à estação da Lagoinha – extensão de 4,5 quilômetros e cinco estações.
Os recursos serão empenhados para a melhoria e reforma da Linha 1 (Vilarinho/Eldorado) – acréscimo de 1,7 quilômetro no sentido Contagem – construção da Linha 2, que ligará a região do Barreiro à estação do Calafate – extensão de 10,5 quilômetros e seis estações – e construção da Linha 3, que ligará a Savassi à estação da Lagoinha – extensão de 4,5 quilômetros e cinco estações.
Assim que estiverem
concluídas, o volume de passageiros transportados será elevado de 200
mil por dia, para 900 mil.
Com 12 novas estações a extenção dos trilhos
chegerá a 44 km.