Estudo feito pela Secretaria Estadual de
Transportes Metropolitanos, a pedido do governador Geraldo Alckmin
(PSDB), aponta ser viável a criação do bilhete único mensal no Metrô.
A
empresa trabalha com a possibilidade de 10% dos atuais usuários do
bilhete único aderirem ao plano mensal.
Técnicos do Metrô também avaliaram que o custo para a implementação do novo sistema deve ficar abaixo dos R$ 400 milhões estimados pela Prefeitura, para a criação do bilhete único mensal dos ônibus. “O risco de colapso no sistema é zero”, confidenciou à reportagem um dos técnicos da empresa responsável pelo estudo.
A reportagem apurou que o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, estão realizando reuniões semanais para discutir, entre outros temas, a implementação do bilhete único mensal.
A intenção do Metrô é iniciar o plano mensal junto com a Prefeitura, em novembro, ou no máximo dois meses depois. Para os técnicos da empresa, o bilhete único mensal pode até reduzir o número de passageiros nos horários de pico.
Técnicos do Metrô também avaliaram que o custo para a implementação do novo sistema deve ficar abaixo dos R$ 400 milhões estimados pela Prefeitura, para a criação do bilhete único mensal dos ônibus. “O risco de colapso no sistema é zero”, confidenciou à reportagem um dos técnicos da empresa responsável pelo estudo.
A reportagem apurou que o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, estão realizando reuniões semanais para discutir, entre outros temas, a implementação do bilhete único mensal.
A intenção do Metrô é iniciar o plano mensal junto com a Prefeitura, em novembro, ou no máximo dois meses depois. Para os técnicos da empresa, o bilhete único mensal pode até reduzir o número de passageiros nos horários de pico.
Isso porque o usuário, com o bilhete já pago, pode
flexibilizar sua rotina, escolhendo horários alternativos para embarcar
no trem.
Atualmente, o passageiro tem só até três horas para fazer a transferência entre os ônibus, pagando uma pequena taxa.
Atualmente, o passageiro tem só até três horas para fazer a transferência entre os ônibus, pagando uma pequena taxa.
Além
disso, o bilhete mensal, que tem um valor fixo para infinitas viagens no
período de um mês, deverá tornar mais atraentes horários que hoje são
menos utilizados, como finais de semana e períodos noturnos.
Muitas
pessoas evitam utilizar hoje esses horários para economizar a passagem
que usarão para ir e voltar do trabalho durante a semana.