Caso aconteceu em trem que estava na Zona Sul da cidade, nesta terça.
Passageiro que apertou o botão não conseguiu ser identificado.
Uma pessoa acionou sem necessidade o botão de parada de emergência e paralisou por quase uma hora trens do Metrô do Recife (Metrorec), na manhã desta terça-feira (26). Cerca de 150 mil pessoas usam o transporte diariamente e foram prejudicadas, pois houve atrasos.
De acordo com o Metrorec, um passageiro não identificado apertou o botão de um dos vagões que estava na Estação Ipiranga, no bairro de Afogados, Zona Sul do Recife.
Segundo o gerente de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, Salvino Gomes, são frequentes os casos de acionamento sem necessidade dos botões de emergência dentro dos trens. “É um problema que, infelizmente, está virando corriqueiro no metrô do Recife.
Quando esse botão é acionado, o trem para automaticamente”, disse Salvino.
O gerente contou que o botão foi acionado com tanta força que acabou quebrando e travando. “Da maneira que ele quebrou esse botão, o maquinista precisou descer da composição, para tentar normalizar.
E, quando isso ocorre, infelizmente o trem fica em torno de 20 a 25 minutos parado.
Todos os que vinham atrás dessa composição tiveram que esperar a normalização desse trem para que todos chegassem ao seu destino”, explicou.
Salvino afirmou que o passageiro que cometeu o ato de vandalismo não conseguiu ser identificado. “Além de esse trem estar muito cheio, ele ainda não possui câmeras.
O metrô, até o final de 2014, deverá ter, em todos os trens, essa câmera, para que a gente possa flagrar esses atos de vandalismo”, afirmou.
“A gente pede de novo à população que não detone esse botão, ele é muito importante para casos de emergência.
Na hora em que você aciona o botão sem ter nenhum tipo de propósito, você pratica um ato de vandalismo”, acrescentou o getente da CBTU.