24 dezembro 2011

Metro do Porto: Serviço fecha às 22:00 na noite de Natal



O Metro do Porto vai fechar mais cedo na noite de Natal (dia 24), tendo a empresa decidido que a operação terminará três horas mais cedo, às 22:00, foi hoje anunciado.
 
A Metro refere, em comunicado, que esta decisão surge na sequência da «pouca procura habitualmente registada neste período de Natal».

A empresa adianta ainda que também no dia 25 se verificará «uma ligeira redução da oferta face a um domingo normal».

TAM instala pontos de venda no metrô do Rio de Janeiro


Objetivo da companhia aérea é expandir os serviços na capital fluminense e transferir o modelo para outras cidades do Brasil

 São Paulo - A TAM anunciou hoje que, como parte do seu projeto de varejo, iniciado em agosto do ano passado, instalou dois pontos de venda no MetrôRio, nas estações Botafogo e Central. As lojas funcionam das 9h às 21 horas, de segunda a sábado.

"Este é o nosso primeiro investimento no Rio de Janeiro com o modelo de negócios que foi implantado com sucesso nas Casas Bahia e no Metrô de São Paulo. O nosso objetivo é expandir os serviços na capital fluminense, assim como estudamos levar o projeto para outras grandes capitais", diz em nota Rodrigo Trevizan, gerente de Novos Canais da TAM Linhas Aéreas. A TAM possui também pontos de venda em algumas estações de metrô em São Paulo.

Para celebrar a inauguração, a partir de amanhã, quem comprar passagens nos novos quiosques terá direito a 50% de desconto em qualquer trecho de ou para o Rio de Janeiro (aeroportos Tom Jobim/Galeão e Santos Dumont).

Os bilhetes promocionais devem ser adquiridos entre 21 e 23 de dezembro de 2011, para voos de ida e volta realizados de 10 a 26 de abril de 2012. O desconto não é válido para tarifas pagas por crianças de até 12 anos incompletos.

O parcelamento pode ser feito em até seis vezes sem juros, em cartões de crédito emitidos no Brasil, ou em até 10 vezes sem juros no cartão Itaucard TAM Fidelidade.

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/tam-instala-pontos-de-venda-no-metro-do-rio-de-janeiro

Metrô anuncia concurso com 63 vagas e cadastro reserva


A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) fará concurso para preencher 63 vagas, além de formar cadastro reserva, em funções de todos os níveis escolares. O Metrô ainda informou que  pretende contratar mais 700 funcionário até março de 2012. As inscrições começam no dia 2 de janeiro.


Candidatos com nível fundamental completo e curso de qualificação podem se inscrever para usinador ferramenteiro e oficial de manutenção nas áreas civil, pintura industrial, serralheria, elétrica, mecânica ou solda. As remunerações variam de R$ 1.304,04 a R$ 2.340,01.

As oportunidades e o cadastro reserva de nível médio envolvem os cargos de assistente administrativo Junior (gestão de segurança), oficial de logística de almoxarifado (requer experiência de seis meses e CNH C) e operador de transporte metroviário. Há também vagas de nível técnico nas áreas de enfermagem, segurança do trabalho, agrimensura, civil, elétrica e eletrônica. Os vencimentos ficam entre R$ 1.473,30 e R$ 2.653,61.

Em nível superior, as ofertas são para advogado Junior; analista de desenvolvimento de gestão Junior nas áreas de administração de empresas, arquitetura, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências da computação, ciências sociais, comunicação social, desenho industrial, economia, geologia, matemática ou estatística e psicologia; engenheiro Junior ambiental, elétrico, eletrônico, mecânico e de segurança do trabalho. Os salários vão de R$ 3.282,25 a R$ 5.473,35.

Os aprovados terão direito a benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, acesso livre aos serviços do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e plano de previdência complementar. A contratação será em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A progressão salarial se dá de duas formas: na primeira, chamada de estepe, a cada doze meses o profissional é avaliado e pode obter um aumento salarial de 5%; e há a progressão de nível, que pode ser obtida a cada 36 meses e que oferece um reajuste superior.

Inscrição
A Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso, receberá inscrições por meio de sua página na internet entre 10h de 2 de janeiro e 14h de 23 de janeiro. As taxas para  nível fundamental é de R$ 45, R$ 65 para nível médio/técnico e R$ 95 para nível superior.

Exame
Com duração máxima de três horas, a aplicação das provas objetivas acontecerá somente na cidade de São Paulo (SP) e está prevista para o dia 11 de março.

Candidatos de níveis médio e técnico realizarão o exame de manhã, ao passo que os de níveis fundamental e superior realizarão no turno da tarde. Horários e locais da avaliação serão divulgados no cartão informativo, que será disponibilizado pela organizadora com alguns dias de antecedência.

Quem se inscrever para as vagas de técnico de sistemas metroviários nas áreas de elétrica, eletrônica e mecânica será submetido, ainda, a uma avaliação psicológica

Metrô de Moscou bate recorde de número de passageiros


Sistema registrou 9,2 milhões de usuários num único dia



A administração do Metrô de Moscou informou ter havido na quarta-feira, 21, o recorde de passageiros transportados pelo sistema: 9,2 milhões num único dia. Segundo o diretor da companhia, Ivan Bessedin, a média diária de passageiros transportados no mês de dezembro é de 8,6 milhões, e o grande crescimento verificado na quarta-feira se deveu à forte nevasca e à consequente falta de visibilidade que tomaram conta de Moscou e inviabilizaram o tráfego de veículos de superfície naquele dia.

CVC inaugura filial em estação de metrô

Na década de 90 a CVC já foi inovadora. Foi a primeira operadora de viagens a inaugurar lojas em shoppings centers e gradativamente, em centro comerciais, hipermercados e em postos de conveniência. 

Mais uma vez a CVC inova em um novo modelo.

Na segunda-feira (19) a operadora inaugurou a primeira loja na Estação Butantã do metrô. No local, passam diariamente mais de 45 mil pessoas. A nova loja integra os planos da operadora de se fixar em locais com grande concentração de público. “Ao longo de nossa história, transformamos a forma de vender pacotes de viagens, com vitrines atrativas e instalando lojas em locais de grande fluxo de pessoas, com horários flexíveis de atendimento ao público”.

A afirmação é de Roberto Vertemati, diretor de expansão e rede de lojas CVC. O diretor ainda afirma que a nova loja irá funcionar todos os dias da semana, com horários diferenciados, inclusive aos feriados. A loja seguira a filosofia da empresa de facilitar a escolha da viagem por parte dos consumidores que trabalham e viajam em horários alternativos.

Para a administradora do Metrô, ViaQuatro, a parceria também só traz vantagens. “Temos que pensar nos benefícios que podemos proporcionar a nossos usuários. Com a abertura da loja da CVC, os usuários poderão fazer consultas de viagens e comprar pacotes e passagens quando estiverem indo ou voltando do trabalho ou passeio”, explicou Donato Ponzio, gerente comercial da concessionária. Agora a CVC conta com mais de 700 lojas pelo Brasil.

Trem descarrila e derruba combustível inflamável em Brotas

Mais de 100 mil litros de diesel e gasolina foram derramados em solo de fazenda

Seis vagões de um trem descarrilaram e fizeram vazar mais de 100 mil litros de combustível inflamável numa fazenda que fica a 10 km de Brotas, cidade a 235 km de São Paulo.

O trem, que tinha 42 vagões ao todo, seguia de Paulínia para Bauru na sexta-feira (6), e tombou na metade do trajeto. Segundo o Corpo de Bombeiros, 60 mil litros de gasolina e 45 mil litros de óleo diesel foram derramados no solo da propriedade.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi ao local para monitorar o trabalho de contenção do combustível e analisar a contaminação da terra, que será removida. Os bombeiros afirmaram que a área pode pegar fogo e oferece risco. O laudo sobre as causas do acidente deve ficar pronto em 30 dias.


Metrô de Salvador entra em testes hoje transportando sacos de areia

Salvador - Os testes de movimento dos trens da linha 1 do metrô começam a partir desta terça-feira (20) e vão até sexta (23). Os seis trens vão se movimentar carregados sa sacos de areia - cerca de 600, no total. Técnicos da Hyundai Rotten, que são os fabricantes do trem, já concluíram os testes elétricos. A próxima etapa após o teste de movimento, são os testes com passageiros, com viagens sem tarifa, previstos para o primeiro semestre de 2012.

O chefe da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, que ganhou também fama de ser o dublê do prefeito João Henrique, ironizou as notícias da mídia sobre os testes com sacos de areia:

''Vai ser com saco de areia, como também poderia ser com saco de chumbo, saco com ferro. Cada saco desses terá em média sessenta quilos. O que é isso? É mais ou menos o peso de uma pessoa. Então, nós vamos botar 600 sacos de 60 quilos (cada um), dentro de um trem para você testar todas as linhas'', salientou.

A expectativa na cidade é grande. Com 12 anos em construção e apenas seis quilômetros de linha (Lapa-Rótula do Abacaxi), o metrô de Salvador já consumiu a bagatela de R$ 700 milhões. Por conta da polêmica, o assunto virou motivo para gozações em várias partes do país. O programa humorístico CQC, da Band, dedicou uma edição inteira ao assunto. 

 Foto 

João Leão não gosta da brincadeira com o metrô: ''Vai ser com saco de areia, como também poderia ser com saco de chumbo ou saco com ferro''.

 

Conheça Italo, o trem-bala com jeito e cor de Ferrari

http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/album-de-fotos/conheca-italo-o-trem-bala-com-jeito-e-cor-de-ferrari

VÍDEO: Organização da Eurocopa visita trem que será instalado na Ucrânia para evento

Nesta terça-feira, o Ministro de Infraestrutura Boris Kolesnikov foi até a Coreia do Sul para conhecer o trem de alta velocidade que será instalado na Ucrânia para a Eurocopa 2012. O novo meio de transporte, além de televisões, terá também acesso a internet durante as viagens.

O trem que ligará as cidades de Kiev e Kharkiv, que ficam a 400km de distância e realizará o percurso em apenas 3 horas e meia.

http://espn.estadao.com.br/eurocopa/noticia/232453_VIDEO+ORGANIZACAO+DA+EUROCOPA+VISITA+TREM+QUE+SERA+INSTALADO+NA+UCRANIA+PARA+EVENTO

Metrô vai operar no 2º semestre de 2012, diz prefeito

Na tarde desta quinta, 22, o prefeito João Henrique, o chefe da Casa Civil, João Leão, e o secretário de Infraestrutura e Transportes, José Mattos, acenavam da cabine de um dos seis trens do metrô vindo do trajeto Brotas-Acesso Norte. Já a população irá esperar até maio de 2012, prazo da nova promessa da gestão municipal para testes com usuários por seis meses, e entrega no segundo semestre.

Três anos após chegar à capital baiana – as três primeiras composições chegaram em novembro de 2008 –, um dos trens fez a primeira viagem pública após testes e reparos realizados por 20 dias. “Valeu a pena o esforço e as pedras no caminho. O metrô de São Paulo começou com 4,5 km; o do Rio de Janeiro, com 4 km; e o nosso tem 6,5 km e, em 2012, chegará a 12 km”, disse João Leão.

O prefeito João Henrique também discursou em tom de desabafo. “Faltam palavras para expressar a emoção. Foram inúmeros obstáculos causados pela incompreensão, descrença, mesquinhez, inveja e ciúme. Mas vamos entregar o metrô até o final do primeiro semestre de 2012. Levamos pouco mais de cinco minutos do Bonocô até aqui e a sensação da viagem é de maciez e silêncio, que a imprensa poderá sentir. Não cabem mais pautas negativas”, encerrou referindo-se às notícias na imprensa ao longo da construção que se arrasta há 12 anos. Alegando a questão da fase de testes, o passeio com os profissionais da imprensa não foi concretizado.

Acesso gratuito -  Ainda de acordo com o chefe da Casa Civil, os próximos quatros meses serão de condicionamento para os testes em que a população terá acesso gratuito ao metrô nos 6,5 km de extensão (Lapa-Acesso Norte), com viagem estimada em 15 minutos, passando por quatro estações (Acesso Norte, Brotas, Campo da Pólvora e Lapa, além da do Bonocô, que será suspensa). A iniciativa será custeada pelo Ministério das Cidades com recurso no valor de R$ 33 milhões.

Durante os testes, 12 técnicos do Rio de Janeiro estão treinando a mão de obra local. Ao todo, uma equipe de 146 profissionais atua no sistema. O tempo de espera na plataforma deve ser entre três a cinco minutos com quatro trens atendendo 25 mil usuários ao dia. 

O sistema será interligado com linhas de ônibus convencionais. Cada trem comporta 1.250 pessoas, sendo 200 sentadas, com velocidade entre 45 a 50 km/h, podendo chegar a 80 km/h. A tarifa deve custar R$ 2,50 – este valor pode mudar.

O próximo passo é o complemento do sistema, que engloba o trajeto até Pirajá e Cajazeiras. “E com o governo do Estado iremos chegar até Lauro de Freitas”, disse João Leão. Ele afirmou também que a parte física  até Pirajá, com orçamento de R$ 246 milhões, já tem garantidos R$ 65 milhões com conclusão em julho de 2013. Até Cajazeiras, o projeto deve ser lançado em 2012.

Prefeito, secretários e assessores fizeram viagem de teste no metrô
Prefeito, secretários e assessores fizeram viagem de teste no metrô
 

Vídeo mostra momento em que mulher bêbada cai embaixo de trem em Barnsley na Inglaterra

Câmeras de seguranças flagraram um incidente que poderia ser fatal, uma mulher caiu embaixo do trem de Barnsley na Inglaterra .O vídeo mostra o momento em que ela saia do transporte e tropeça e cai junto aos trilhos.

Segundo a policia britânica  a mulher apresentava sinais de embriagues, os passageiros presentes  notaram a queda e acionaram o sistema de emergência do trem. A mulher passa bem teve apenas pequenas escoriações.

VÍDEO -> http://www.alagoinhasnoticias.com.br/noticias/internacional/video-mostra-momento-em-que-mulher-bebada-cai-embaixo-de-trem-em-barnsley-na-inglaterra/

22 dezembro 2011

A energia elétrica no Brasil é uma das mais caras do mundo

De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de energia industrial mais cara do mundo. Em média, as indústrias brasileiras pagam R$ 329 por megawatt-hora (MW/h), valor que representa quase 50% a mais que a média mundial.

O campeão na lista dos países que mais cobram pela energia industrial, a Itália, que cobra tarifa média de R$ 458,3 MW/h. Em segundo lugar, vem a Turquia, com tarifa de R$ 419 MW/h e, em terceiro, a República Tcheca, com tarifação de R$ 376,4 MW/h.


Em contrapartida, o Paraguai é um dos países com energia industrial mais barata no mundo, cobrando cerca de R$ 84 MW/h, seguido pela Argentina, que paga R$ 88 MW/h. Na China, essa cobrança é menos da metade do valor que as indústrias pagam no Brasil, cuja tarifa média é de R$ 142 MW/h.


Encargos

Em parceria com a consultoria PricewaterhouseCoopers, o Instituto Acende Brasil lançou recentemente a quarta edição do estudo “Tributos e Encargos do Setor Elétrico Brasileiro”. De acordo com o trabalho, a média nacional de tributos e encargos na conta de luz do brasileiro – considerando industrial e consumidor residencial - é de aproximadamente 45%. Colocando isso na prática, de cada R$ 100 de energia, R$ 45 são destinados para impostos e encargos setoriais.

Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil, comenta que, do restante da conta de luz, 26% são destinados para as empresas geradoras de energia, 24% para a atividade de distribuição e 5% para a transmissão. “São os 45% restantes que encarecem muito a conta de luz do brasileiro, que está entre uma das mais caras do mundo”, comenta.


De acordo com o estudo, um dos principais vilões da conta de luz é o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, o famoso ICMS. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais essa alíquota chega a 30%, enquanto a média de todo o Brasil é de, aproximadamente, 21%.


Sales conta que a participação dos impostos e tributos na conta de energia elétrica do brasileiro aumentou bastante nos últimos anos. Um exemplo é o encargo de cotas de Reserva Global de Reversão (RGR). “Pela lei, esse encargo, de quase 2% da conta, deveria ser extinto em janeiro deste ano, mas o governo federal, até por falta de pressão, prorrogou a cobrança por mais 25 anos. Isso é uma fortuna”, ressalta o presidente.


De acordo com Fabrício do Amaral Iribarrem, diretor comercial do Grupo Energia do Brasil (GEBRAS), empresa especializada em eficiência energética, os governos municipal, estadual e federal utilizam-se da tarifa de energia para compor seus caixas, já que todo mundo usa energia elétrica e, consequentemente, facilita o recebimento desses tributos e encargos. “Não existe um real interesse do congresso em desonerar a tarifa de energia. Ao contrário, por lá tramitam inúmeras propostas de lei que prevêem o aumento das taxas”, explica.


Menos é mais

O presidente do instituto explica que, pelo fato de a energia ser um bem de consumo universal e estar na base da cadeia produtiva de todas as empresas, quanto menos ela for tributada, melhor será para os contribuintes. “Isso aumenta a competitividade do Brasil no cenário econômico mundial, mas nós vamos justamente na contramão, porque o setor elétrico é perverso quando se fala de tributação. Isso é uma máquina de arrecadação de impostos”, critica Sales.

Sob o olhar técnico, a energia brasileira tem tudo para ficar mais barata. Para Iribarrem, o Brasil mudou o setor de regulação e a estrutura do setor elétrico, justamente para tornar a tarifa mais módica, buscando diferentes agentes para operar a geração, distribuição e comercialização. Para ele, essas diferentes partes atuantes é um mecanismo altamente eficiente, com visão de economia de mercado. “O maior problema enfrentado hoje é o grande ônus de tributos e encargos setoriais nas tarifas. Isso sim precisa ser revisto com urgência”, acredita.


De acordo com Sales, a redução de impostos na conta de luz beneficiaria tanto as empresas nacionais, como os consumidores finais, que teriam valores mais baixos para pagar no fim do mês. Se esse cenário se concretizasse, o País teria energia elétrica como um fator multiplicador de oportunidades econômicas e atração de empresas, ao contrário do que acontece atualmente.


O diretor da GEBRAS também explica que, além de pagar caro pela energia, o consumidor paga mais caro por produtos advindos da indústria, que tem custos altos de produção em virtude das tarifas.

“Com o potencial energético espetacular que o Brasil tem é difícil ver várias indústrias investindo em outros países, sob a alegação de que no país energia é mais cara. Mas, infelizmente, isso é realidade por aqui. Os vilões da história são os tributos e encargos cobrados e a população tem que ficar atenta para cobrar uma atitude do governo”, aconselha Sales.

Escutar música sem usar fones de ouvido em ônibus deverá render multa na Capital


Valor da multa pode variar de R$ 43,00 a R$ 216,00


Prática recorrente na Capital, escutar música sem utilizar fones de ouvido no interior de coletivos do transporte público deverá render multa ao usuário que estiver discotecando para os outros passageiros.

O plenário da Câmara de Vereadores aprovou em sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira o projeto de lei que determina que rádios, celulares e tocadores de música do tipo MP3 e MP4 só poderão ser utilizados com fones de ouvidos. O usuário que desobedecer à determinação ficará sujeito a multa que pode variar de R$ 43,00 a R$ 216,00 em valores atuais.

A lei entra em vigor quando for sancionada pelo prefeito José Fortunati, o que não tem prazo legal para ocorrer.

A proposta, de autoria do vereador Mário Fraga (PDT), ainda prevê campanha permanente de conscientização da população sobre a necessidade de uso de fones de ouvido em caso de utilização de aparelhos sonoros no interior dos coletivos. O projeto de lei estabelece que "as concessionárias das linhas de transporte coletivo de passageiros deverão afixar cartazes educativos no interior dos veículos".

— Para os usuários do transporte coletivo de passageiros de Porto Alegre, é notória a falta de educação de algumas pessoas, principalmente das mais jovens, no que se refere ao uso de equipamentos como rádios, tocadores de MP3 e MP4 e celulares, normalmente em volume muito alto — comenta Fraga. 

19 dezembro 2011

Cartão BOM poderá ser utilizado nos trens da região a partir de junho

A partir de junho, usuários da rede ferroviária poderão utilizar o cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) em catracas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos no Grande ABC. As três primeiras estações da região que oferecerão a novidade deverão ser as localizadas nas regiões centrais de São Caetano, Santo André e Mauá. Atualmente, as estações ferroviárias já aceitam o Bilhete Único.

Na manhã de ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) lançou a integração na Estação Barra Funda do Metrô (Linha 3-Vermelha), na Zona Oeste da Capital. A partir do dia 7, o terminal do Grajaú, na Zona Sul, também passará a disponibilizar a tecnologia.

Segundo o governador, a meta é expandir o sistema de forma gradual. "Esperamos em menos de seis meses ter os 30 maiores terminais (da Região Metropolitana) já integrados", estima. O tucano avalia que, até o fim de 2012, todas as estações de trem e metrô da Grande São Paulo estejam prontas para efetuar a integração. Na região, cerca de 500 mil pessoas possuem o cartão.

Inicialmente, o sistema terá apenas o objetivo de proporcionar comodidade aos passageiros, sem descontos na tarifa. Em janeiro, porém, os passageiros que utilizarem o Bom para fazer baldeação no terminal Grajaú terão desconto de R$ 1,41 em cada viagem. "Um exemplo prático: quem vem de Itapecerica da Serra gasta R$ 3 com ônibus e R$ 2,90 com o trem, ao todo R$ 5,90. Com o BOM, ele vai gastar R$ 4,49", detalha o governador.
Ainda não foi definido se, futuramente, os descontos serão aplicados em outros terminais da Grande São Paulo.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explica que as integrações tarifárias deverão ser discutidas individualmente entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e as prefeituras envolvidas. "Não dá para fazer acordo universal, porque tem que fazer tratamento caso a caso, quanto o município vai poder arcar com desconto e quanto o Estado vai arcar."

Segundo o secretário, a integração tarifária na Estação Grajaú foi possível devido ao fato de o terminal ser utilizado apenas por sistemas do Estado, como EMTU e CPTM. Fernandes afirma que as empresas de ônibus não terão prejuízos com o fornecimento de descontos. "O empresário não vai mais fazer o percurso inteiro, vai cortar um pedaço da linha. A parte que ficava com o empresário ficará com a CPTM." O titular da Pasta acrescenta que, com as mudanças, as linhas que iam para Santo Amaro e Largo 13 de Maio passarão a ir somente até o Grajaú.

EMISSÃO

  cartão BOM -     acessar o site www.cartaobom.net. Após preenchimento de cadastro, o bilhete pode ser retirado em sete dias corridos.


Governo de SP busca recursos da França para financiar linha da CPTM


Projeto ligará rede ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
Construção da linha 13 deve começar em 2013 e terminar em um ano.


Parte dos recursos para a Linha 13-Jade, da CPTM, poderá vir do governo francês. O Expresso Guarulhos vai ligar a rede de trans metropolitanos ao aeroporto de Cumbica, na Grande São Paulo. O primeiro-ministro da França, François Fillon, e o governador Geraldo Alckmin assinaram nesta quinta-feira (15) em São Paulo o protocolo de intenções para estudo e troca de informações sobre mobilidade urbana.

O documento abre caminho para o governo de São Paulo pedir emprestado à Agência Francesa de Desenvolvimento o dinheiro de que precisa para a construção do Expresso.

A Linha 13-Jade da CPTM terá 11 km, ligando a estação Engenheiro Goulart, no Brás, na região central da capital paulista, ao aeroporto internacional de São Paulo.

O governo planeja tocar a obra sem demora, segundo o governador. “Em 2013, teremos o início das obras civis, e, em 2014, a operação do trem”, afirma Alckmin.

 VÍDEO -:> http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/12/governo-de-sp-busca-recursos-da-franca-para-financiar-linha-da-cptm.html

Muro cai sobre vagão de trem, em Vila Velha, na Grande Vitória


Segundo a Vale, desabamento aconteceu após caminhão bater em muro.


Não houve feridos nem prejuízos ao meio de transporte.

 

Segundo a Vale, desabamento aconteceu após caminhão bater em muro.
Não houve feridos nem prejuízos ao meio de transporte.


Muro cai sobre vagão de trem em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta) 
Muro cai sobre vagão de trem em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
 
Parte de um muro da ferrovia Vitória-Minas desabou sobre um vagão de trem na manhã desta segunda-feira (19), na localidade de Argolas, em Vila Velha, Grande Vitória. Segundo a Vale, responsável pela manutenção deste trecho da ferrovia, o acidente aconteceu após um caminhão atingir o muro. Não houve feridos nem prejuízos ao meio de transporte.

A Vale informou que esta área da ferrovia não é ativa e é destinada a manobras dos trens. Logo, não houve atrasos no andamento das linhas. O motorista do caminhão fugiu do local logo após o acidente.

 http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2011/12/muro-cai-sobre-vagao-de-trem-em-vila-velha-na-grande-vitoria.html

Trem é roubado em movimento e ladrões levam 60 t de milho

Um trem foi roubado em movimento, quando passada na estrada Rural, em Jaú, a 313 km da capital paulista. Os ladrões roubaram 60 toneladas de milho que estavam nas composições do veículo. O crime ocorreu na quinta-feira, por volta das 22h, mas o boletim de ocorrência só foi registrado na sexta de manhã, segundo a Polícia Civil de São Paulo.

A demora em denunciar o crime teria sido porque nem a tripulação do trem e nem os vigilantes da empresa se segurança responsável pela carga perceberam o roubo antes. De acordo com as informações oficiais, os ladrões teriam colocado graxa nos trilhos, para que as composições ficassem mais lentas e fosse possível retirar os itens do trem. A polícia periciou o local e investiga o caso. 

Quatro suspeitos já estão sendo investigados, por ensacarem milho furtado. Um comerciante de 57 anos tinha em seu veículo Ford Pampa duas sacas do grão, e um corretor de 48 anos tinha em seu caminhão outras 33 sacas. Os dois e mais uma dupla carregavam, no total, 261 sacas não contabilizadas e por isso são alvo de averiguação. As sacas foram apreendidas

 http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5513422-EI5030,00-Trem+e+roubado+em+movimento+e+ladroes+levam+t+de+milho.html

tarifa dos trens do Rio sobe para R$ 2,90 em fevereiro de 2012



A tarifa dos trens da Supervia, concessionária que administra o serviço na cidade do Rio de Janeiro, vai ficar mais cara a partir do dia 2 de fevereiro de 2012. A Agestransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) autorizou nesta terça-feira (13) que a empresa reajuste os valores dos atuais R$ 2,80 para R$ 2,90.

Pensando no trabalhador carioca, que utilizava apenas o trem para chegar ao trablaho, deixa de desembolsar R$ 112 em 20 dias (viagem ida e volta), passa a gastar R$ 116. Vale lembrar que no primeiro semestre de 2011 foi justamente o aumento das tarifas dos transportes públicos que impulsionou a inflação da capital fluminense.

No dia 2 de abril de 2011, o bilhete unitário do metrô passou a custar R$ 3,10, o que pesou na renda final, já que antes o valor cobrado era R$ 2,80.

Mais uma vez, pensando no trabalhador carioca que antes gastava R$ 112, com o reajuste, as despesas passaram para R$ 124, aumento de 10,7%.

Na ocasião, em nota, a Agetransp explicou que o reajuste foi determinado pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) – utilizado para verificar os valores acumulados de diversos produtos e amplamente usado em contratos, entre eles os de aluguel - no período de janeiro de 2010 a janeiro de 2011 que foi de 11,5%.

Em maio, a prefeitura do Rio de Janeiro elevou a tarifa do bilhete único municipal, que passou de R$ 2,40 para R$ 2,50.

De acordo com a Supervia, a informação somente poderá ser confirmada após a publicação do aumento no Diário Oficial e, nesse caso, os passageiros serão informados com 30 dias de antecedência.

trem 

Em fevereiro de 2012, passagem dos trens do Rio vai custar R$ 2,9

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/tarifa-dos-trens-do-rio-sobe-para-r-2-90-em-fevereiro-de-2012-20111213.html
 

Confirmado edital do leilão do trem-bala para janeiro

Após sucessivos adiamentos, a nova proposta de edital para o leilão do trem-bala brasileiro - que ligará Campinas a São Paulo e Rio - será publicada no dia 10 de janeiro de 2012. A promessa foi feita ontem pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que acrescentou que, após um período de consulta pública, o edital definitivo deve ser publicado até o dia 10 de março, com o leilão previsto para acontecer seis meses depois.

"O modelo final do Trem de Alta Velocidade (TAV) já está fechado na ANTT, mas ainda precisa ser validado pelos ministros que coordenam o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", afirmou Figueiredo.

"Espero que possamos definir isso em uma reunião na próxima semana", completou.

Depois de várias tentativas fracassadas de leilão, o governo decidiu dividir em duas partes o processo de licitação do trem-bala. Na primeira fase, será escolhida a tecnologia empregada na operação dos trens. Posteriormente, após a conclusão do projeto executivo pelo consórcio vencedor, a ANTT vai leiloar lotes para as obras civis do trajeto, com a esperada participação de diversas empreiteiras.

Retomada

Figueiredo garantiu também que a Valec - estatal que cuida do setor de ferrovias - deve retomar as obras nos principais eixos ferroviários do País no início de 2012.

Os projetos da estatal foram paralisados por causa das denúncias que envolveram o Ministério dos Transportes neste ano, mas, segundo ele, a companhia está em negociação com as empresas contratadas para o atendimento de todas as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU).

A intenção é dar finalmente continuidade a cerca de 6 mil quilômetros de obras. De acordo com Figueiredo, os principais projetos que devem ser retomados são a ferrovia Transnordestina, a conclusão da ferrovia Norte-Sul até São Paulo e a sua extensão até Dourados (MT), além da Oeste-Leste na Bahia, entre outros.

Além disso, acrescentou o diretor, o governo planeja a modernização de outros 6 mil quilômetros de ferrovias já concedidos, mas que estão defasados em relação ao modelo atual de negócios. Tratam-se de ferrovias centenárias, como a São Paulo-Porto Alegre, Vitória-Rio e Recife-Belo Horizonte. "Nesses casos é preciso uma completa reestruturação, porque apenas recuperá-los não seria suficiente para torná-los competitivos", disse o diretor.

Segundo Figueiredo, apenas metade das estruturas atuais poderiam ser preservadas nesses casos. "Será preciso rever várias características e eliminar gargalos, como curvas muito apertadas, rampas muito elevadas e passagens urbanas, além de trazerem essas ferrovias para bitolas compatíveis", afirmou.

http://www.dgabc.com.br/News/5932452/confirmado-edital-do-leilao-do-trem-bala-para-janeiro.aspx 

Rio quer criar Conselho Regional de Transporte para fiscalizar o setor

O Rio de Janeiro poderá ter um Conselho Regional de Transporte para fiscalizar o setor. Essa foi uma das propostas a serem discutidas durante um debate sobre mobilidade urbana realizado neste sábado (10) no Clube de Engenharia, no centro da capital fluminense.

Segundo os debatedores, a criação do Conselho é necessária porque a atual agência reguladora não atinge um grau satisfatória de eficiência.

Foi decidida também a criação de um Fórum Permanente da Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que se reunirá na próxima sexta-feira (16).

Entre os participantes do debate estavam Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia, Agostinho Guerreiro, presidente do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Valmir Lemos, presidente do Sindicato dos Ferroviários e Rubens Pinto Foligono, presidente do Sindicato dos Metroviários. 

Durante o evento, foram citados problemas no setor de transportes como atrasos e preços altos das passagens das barcas, frota insuficiente de ônibus e superlotação dos coletivos, panes e equipamentos obsoletos nos trens e temperaturas elevadas nas estações e nos vagões do metrô, entre outras deficiências.

Por que investir em mobilidade urbana?


A resposta para a questão levantada pelo título deste artigo não precisa vir de especialistas em transportes nem de acadêmicos, pois está na “boca do povo”, como se diz na gíria, uma vez que a insatisfação com a mobilidade nas grandes cidades  brasileiras é quase uma unanimidade e atinge toda a população, desde aqueles que usam o automóvel, passando pelos usuários dos sistemas de transporte público, até os pedestres.

Já foram realizadas diversas pesquisas sobre o assunto, e os resultados são sempre os mesmos, ou seja, os trens urbanos, metrô, monotrilho e veículos leves sobre trilhos (VLT) figurando como os primeiros colocados na preferência dos cidadãos. Existem várias razões para a preferência do povo recair sobre os trens urbanos, metrôs, monotrilho e VLT, dentre as quais posso citar o alto preço dos combustíveis para os usuários do automóvel, os elevados níveis de poluição sonora e atmosférica, os intermináveis congestionamentos, os temíveis acidentes de trânsito e a inconcebível insegurança pública, com os crescentes riscos de assaltos e roubos nas vias públicas e semáforos das cidades.

Os projetos de trens urbanos, metrôs, monotrilho e VLT passaram a ser prioritários em quase todos os governos estaduais e municipais, independentemente da política partidária vigente, em virtude da magnitude dos benefícios sociais que serão levados para toda a sociedade, do papel estruturador que exercerão sobre o crescimento econômico urbano e da influência permanente sobre as vidas das pessoas. 

Hoje em dia, as populações das maiores cidades brasileiras dependem do transporte público para efetuarem seus deslocamentos, que, lamentavelmente, são deficientes, insuficientes, incompetentes, desintegrados e desorganizados. As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Brasília e Curitiba precisam, urgentemente, de sistemas de transporte público baseados em espinhas dorsais metroferroviárias, abrangentes e integradas aos demais modos de transporte, para que, daqui a dez ou vinte anos, nossos descendentes possam usufruir de uma mobilidade urbana melhor.

Os especialistas em transportes vêm produzindo diversos estudos comprobatórios da viabilidade econômica dos projetos metroferroviários, que mostram claramente que são gerados benefícios socio-econômicos suficientes para superar os investimentos públicos realizados, além dos ganhos na arrecadação tributária dos governos e no grande incentivo para a indústria ferroviária e construção civil, com expressiva geração de empregos diretos e indiretos no país.

Estimo que as cidades acima, juntas, precisem de cerca de 500 km de novas linhas de trens urbanos e metrôs para atender a suas populações durante os próximos 50 anos. As construções dessas linhas poderiam ficar prontas, facilmente, em 10 ou 15 anos, no máximo, desde que não ocorram imprevistos políticos, nem interrupções nos fluxos de recursos financeiros. 

Os investimentos públicos e privados em mobilidade urbana garantem resultados econômicos, sociais e ambientais expressivos e duradouros, além de proporcionarem alta qualidade de vida para as populações das cidades brasileiras.

Marcus Quintella é doutor em engenharia de produção e mestre em transportes pelo Instituto Militar de Engenharia

Mobilidade: estimativa é de que o BRT beneficie 700 mil por dia em Belo Horizonte


Corredores exclusivos para ônibus e controle de tráfego moderno são as os principais legados de mobilidade urbana previstos na capital mineira

Corredores de BRT, implantação de ciclovias, modernização do controle de tráfego e atividades de paisagismo. Cidade-sede tanto da Copa do Mundo da FIFA 2014 quanto da Copa das Confederações de 2013, Belo Horizonte pretende estar "repaginada" para os megaeventos esportivos.
 
A capital mineira foi a primeira a assinar a linha de financiamento do governo federal para mobilidade urbana, em junho de 2010. Ao todo, de acordo com a Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014, serão investidos R$ 1,38 bilhão. Desse valor, o financiamento federal compreende R$ 1,02 bilhão e a contrapartida municipal, R$ 365,5 milhões.

Estimativa é de que o BRT beneficie 700 mil por dia em Belo HorizonteA maioria das obras já está licitada ou em processo licitatório. As intervenções de infraestrutura urbana têm a intenção de oferecer transporte público mais ágil e com aumento significativo da capacidade de usuários. "A cidade vai ganhar três novos corredores para trânsito exclusivo dos ônibus de trânsito rápido, o BRT. Serão 51 estações de embarque e desembarque com modelo pré-pago de passagem.
 
Hoje, o metrô de Belo Horizonte transporta 150 mil passageiros por dia. Os BRT transportarão 750 mil por dia", diz Flávia Rohlfs, coordenadora do Comitê Executivo da Copa do Mundo da FIFA 2014 em Belo Horizonte.

Em detalhes

O corredor das avenidas Antônio Carlos e Pedro I ligará o aeroporto de Confins à região hoteleira e ao centro. Passará próximo ao complexo do Mineirão. Esse trecho terá 16 quilômetros, com duas faixas exclusivas para ônibus em cada direção e 25 estações.

O BRT Cristiano Machado prevê 16 terminais de embarque e desembarque. O sistema terá 6,25 quilômetros e ligará o centro à região nordeste, com integração ao metrô. A melhoria vai contribuir para a redução do tráfego no corredor Antônio Carlos. As obras foram iniciadas em setembro de 2011 e têm previsão de término em março de 2013.

Duas das mais importantes vias de acesso ao Mineirão, as avenidas Pedro II e Carlos Luz (Catalão) receberão outra das linhas de BRT, num trecho de 12 quilômetros. O projeto irá beneficiar 300 mil pessoas e está em processo de licitação, aberto em setembro de 2011. A previsão é que o conjunto da obra termine em novembro de 2013.

Intervenções urbanas

Em algumas das vias da região central, como as avenidas Boulevard Arrudas e Tereza Cristina, haverá intervenções urbanísticas e paisagistas, com tratamento de travessias e calçadas e sistemas informatizados para controle do tráfego e implantação de ciclovias.

As intervenções também preveem a possibilidade de acesso à cidade sem passar pelo centro. Para tanto, um corredor de ônibus com extensão 4 km na Via 710 integrará os bairros da região nordeste e o BRT Cristiano Machado. A previsão é de que a obra tenha início em junho de 2012 e termine em novembro de 2013.

Desapropriações

Em função das obras de mobilidade, alguns terrenos deverão ser desapropriados para alargamento de avenidas, construções de corredores para ônibus e expansão de metrô. "A mudança é para permitir essa nova configuração das avenidas, que estão sendo revitalizadas, assim como o seu entorno, num ganho para todos os que frequentam esses corredores. 
 
A postura da prefeitura é de respeito irrestrito aos direitos de moradores do entorno, com desapropriações sempre abalizadas pelos valores de mercado e da própria Justiça", diz Flávia Rohlfs, coordenadora do Comitê Executivo da Copa 2014.
 
http://tribunadonorte.com.br/copa2014/mobilidade-estimativa-e-de-que-o-brt-beneficie-700-mil-por-dia-em-belo-horizonte/205930

Seminário ressalta necessidade de política nacional de mobilidade urbana


Lei que institui a política já foi aprovada no Congresso e aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. Pesquisa do Ipea mostra que transporte público caiu 30% em 10 anos e que já existem 15 carros para cada 100 habitantes.

Seminário Nacional de Mobilidade Urbana. Tema: Mobilidade Urbana (REQ. 47 e 50/11, João Paulo Lima)
Seminário de Mobilidade Urbana: deputados querem urgência na sanção de lei que prioriza o transporte público.
 
Para cada R$ 1 investido em transporte público, outros R$ 12 foram usados em incentivos para compra de carros e motos. A informação, de uma pesquisa do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea) divulgada neste ano, foi um dos dados preocupantes apresentados no Seminário de Mobilidade Urbana promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara nesta quarta-feira (7).

O mesmo estudo do Ipea mostra que existem 15 carros para cada 100 habitantes no Brasil e que o uso de transporte público caiu 30% em 10 anos. Participantes do evento acreditam, porém, que essa situação pode mudar com a lei que institui uma Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O texto,
aprovado na Câmara em maio do ano passado, foi aprovado no Senado em setembro último e aguarda a sanção da presidente Dilma Rousseff. Ele define os princípios para a formulação da política nacional de mobilidade urbana.

O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Leonardo Meira acredita que a lei permitirá a criação de alternativas ao cenário atual: segundo ele, a frota de carros dobrou nos últimos 10 anos e a tendência é que dobre de novo daqui a cinco anos.

“A Lei da Mobilidade vem para vincular projetos a investimentos em transporte público, a formas não motorizadas de transporte, ou seja, a ciclovias, ao uso da bicicleta, a melhorias das calçadas”, apontou Meira. “As pessoas precisam voltar a ter prazer de andar na rua, de curtir sua cidade. E o transporte público propicia isso."

Curitiba

A experiência de Curitiba foi apresentada pelo diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da cidade, Cléver Teixeira. A cidade tem 1,3 milhões de veículos, mas seus 2.700 ônibus transportam 2,5 milhões de passageiros. Segundo Teixeira, 45% da população usa transporte público e apenas 22% utiliza carro, o que faz da capital do Paraná uma exceção no País.

O segredo, segundo Teixeira, foi focar o Plano de Mobilidade Urbana de Curitiba, criado em 2008, no pedestre. Os ciclistas também receberam atenção especial: a cidade possui atualmente 120 km de ciclovia e deve chegar a 300 km até 2020.

Entre as diretrizes da lei de mobilidade urbana, a ser sancionada pela presidente da República, está a prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado. Um grupo de deputados da comissão tentará uma audiência com Dilma Rousseff para pedir urgência na sanção da lei.

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRANSPORTE-E-TRANSITO/206611-SEMINARIO-RESSALTA-NECESSIDADE-DE-POLITICA-NACIONAL-DE-MOBILIDADE-URBANA.html

Comissão promove no Rio fórum de debates sobre transportes

A Comissão de Viação e Transportes realiza fórum de debates hoje no Rio de Janeiro para discutir prioridades de investimento na área de infraestrutura, especialmente em obras de ampliação da malha viária urbana e do metrô e a implantação do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo. O debate foi proposto pelo deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ).

O deputado argumenta que, em razão a importância econômica e turística da cidade do Rio de Janeiro, são necessários investimentos urgentes em obras na área de transportes para viabilizar a integração de área de expansão urbana do município nas últimas décadas.

“É preciso, por exemplo, integrar as áreas norte e sul da cidade; fortalecer as ligações leste-oeste, implantar um transporte de alta capacidade entre o aeroporto internacional e as áreas centrais da cidade, melhorar a mobilidade em geral, especialmente com investimentos na modernização de frotas”, exemplifica o deputado.
Ele acredita que o fórum de debates de hoje vai garantir subsídios para a atuação da comissão no próximo ano. Entre as obras que serão discutidas, segundo o deputado, estão o Arco Rodoviário Metropolitano, a duplicação da avenida do Contorno, a implantação do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo, a construção das linhas 3 e 4 do Metrô e de um porto na cidade de São Gonçalo, na área metropolitana do Rio de Janeiro.

Convidados

Foram convidados para o fórum:
- o ministro das Cidades, Mário Negromonte;
- o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo;
- o supervisor de Operações Rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Rio de Janeiro, Fernando Luiz Correia;
- o secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes;
- o gerente-geral do complexo petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), Heyder de Moura Carvalho Filho;
- o gerente-executivo de Programas de Investimentos da
Petrobras, Luiz Alberto Gaspar Domingues;
- o chefe da Divisão Técnica de Transportes e Logística do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Alcebíades Fonseca;
- o presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), Agostinho Guerreiro.

A reunião está marcada para as 18 horas na Assembleia Legislativa.

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRANSPORTE-E-TRANSITO/207160-COMISSAO-PROMOVE-NO-RIO-FORUM-DE-DEBATES-SOBRE-TRANSPORTES.html 

Fifa quer que Manaus ofereça transporte confortável aos turistas


Coordenador da Unidade Gestora da Copa diz que o atual sistema de transporte da cidade atende as necessidades de quem pretende ter acesso à futura Arena da Amazônia.
   Sem BRT e ou monotrilho, ônibus são a única alternativa de transporte público em Manaus
“Proporcionar uma experiência agradável aos turistas que devem visitar Manaus durante a Copa do Mundo de 2014”. Esta é uma das exigências  da Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa), segundo declarou o secretário-geral  Jérôme Valcke em entrevista ao Portal D24AM por e-mail.

Para ele, a questão da mobilidade urbana é, sem dúvidas, uma das dificuldades mais discutidas e mais preocupantes para o Mundial, não só em Manaus mas em outras subsedes. “É crucial garantir que os visitantes e fãs de futebol brasileiro e de outras partes do mundo tenham uma experiência agradável e possam transitar com facilidade e conforto nos locais dos jogos”, afirmou.

Na capital amazonense, as propostas para a melhoria do transporte coletivo na cidade são duas: a implantação do monotrilho e do Bus Transit Rapid (BRT). No entanto, o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa do Estado do Amazonas (UGP Copa), Miguel Capobiango, declarou que desde o início não conta com os sistemas para atender a mobilidade urbana de Manaus durante o Mundial de 2014.

“Tanto o BRT como o monotrilho, que integram a carteira de investimentos para Copa, são parte do projeto mobilidade urbana da Prefeitura de Manaus que visa à reestruturação do sistema de transporte coletivo da capital, no qual se baseia em um serviço tronco-alimentador”. Tal  afirmação, que vai na contramão da declarações de Capobiango, foi retirada do Portal da Transparência do governo federal.

De acordo com Capobiango, o atual sistema de transporte da cidade atende as necessidades de quem pretende ter acesso à futura Arena da Amazônia e suas proximidades. “Nosso sistema transporta muito mais gente que o esperado para a Copa, como ocorre no Boi Manaus e no carnaval. Não estou contando com esses novos projetos para a Copa, mas sim para a mobilidade urbana na cidade”, disse.

Até agora a UGP Copa estima que pelo menos cerca de 15 a 18 mil turistas nacionais e internacionais devem passar pela cidade, e, segundo Capobiango, a maior parte deles não deve fazer uso dos coletivos. “A maioria vai usar os ônibus de turismo adquiridos no pacote da viagem. Nós, juntamente com a Fifa, já estamos nos organizando para isso”, declarou ele, sobre o que, possivelmente, pode ser uma “solução” para evitar grandes transtornos para os turistas.

 A quantidade de pessoas que deve vir a Manaus pode ser menor ou superior ao número estimado pela UGP Copa, mas, se considerarmos a estimativa e que o sistema de transporte coletivo utilizado hoje será o mesmo de 2014 sem grandes mudanças, os visitantes e a própria população local poderão encontrar algumas dificuldades em relação às idas e vindas aos lugares que, possivelmente, devem ser um dos mais movimentados no período.

Solicitado pelo Portal D24AM, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) efetuou um levantamento sobre as principais linhas de ônibus que atendem as supostas áreas que terão maior demanda  em 2014 (aeroporto, rodoviária, Porto de Manaus e Arena da Amazônia). De acordo com o órgão, cerca de 44 linhas fazem o trajeto bairro-Centro passando pela Arena da Amazônia atualmente. Desse número, 36 são oriundas de bairros das seis zonas da cidade. Apenas a linha 306 passa pelo Centro, Arena, aeroporti e rodoviária.

Colocando a situação atual do transporte urbano em 2014, a SMTU afirma que o órgão deverá fazer um planejamento especial no sistema  para atender a Arena da Amazônia durante o período dos jogos.


http://www.d24am.com/noticias/manaus-2014/fifa-quer-que-manaus-ofereca-transporte-confortavel-aos-turistas/44856

Lei da Mobilidade propõe pedágio urbano para desafogar trânsito


SÃO PAULO - O Senado irá enviar ao Palácio do Planalto para sanção da presidente Dilma Rousseff a Política Nacional de Mobilidade Urbana, também conhecida como Lei da Mobilidade.

A lei visa a desafogar o trânsito  das grandes cidades, fazendo com que os governantes priorizem o transporte coletivo, o público e o não motorizado. Entre as medidas adotadas para promover o transporte público, o projeto autoriza as prefeituras a instalarem o pedágio urbano, como o de Londres, que cobra uma taxa dos carros que entram no centro da cidade, e implantar rodízio, como o de São Paulo. São medidas que desestimulam o uso do carro e ajudam a desafogar o trânsito.

De acordo com a Agência Senado, o foco da lei é o incentivo ao transporte público, afinal, 30 pessoas em um ônibus ou em um trem não congestionam uma rua, mas 30 pessoas em 30 carros, sim. Neste sentido, a lei sugere que as passagens sejam mais baratas e determina também a gratuidade para grupos como estudantes, idosos e deficientes, sem encarecer o bilhete aos demais usuários.

Transporte público

Para garantir as gratuidades nas passagens para determinados grupos, sem aumentar o preço paras os demais usuários, o projeto sugere que as prefeituras avaliem os ganhos de eficiência das empresas privadas de transportes, que devem ser calculados no momento de reajustar as passagens.
Entre os itens que entram nos ganhos de eficiência está o do uso de faixas exclusivas para ônibus nas avenidas, que permitem a esses veículos trafegar com mais rapidez e consumir menos combustível, ou até mesmo a receita oriunda de outras fontes, como o lucro que as empresas têm quando fixam propaganda nos ônibus.

Qualidade

No entanto, para estimular o cidadão a utilizar o transporte público e deixar o carro em casa, não basta que a passagem seja barata, é preciso que o serviço tenha qualidade, que haja paradas de ônibus ou estações de metrô por toda a cidade.

Além disso, a espera não pode ser longa e os veículos precisam estar em bom estado. Para garantir isso, a Lei da Mobilidade determina que as prefeituras devem fixar metas de desempenho para as empresas de transporte. Cumpridas as metas, elas são premiadas e descumpridas, são punidas.

O objetivo da lei é impedir que os governantes insistam em responder ao crescimento da frota de veículos com a criação de mais avenidas, viadutos e túneis, que acabam servindo de estímulo para que mais carros entrem em circulação.

Prefeitura de Curitiba autoriza licitação para quatro obras de mobilidade da Copa

O pacote soma R$ 181 milhões e envolve a construção de um viaduto estaiado, a trincheira da Rua Guabirotuba sob a Avenida das Torres, a reconstrução e ampliação do terminal Santa Cândida e a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade

A prefeitura de Curitiba autorizou a licitação para quatro obras de infraestrutura e mobilidade urbana para a Copa do Mundo da FIFA 2014. No sábado (17), o prefeito Luciano Ducci e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann autorizaram as licitações. O pacote soma R$ 181 milhões, com recursos do PAC da Copa e do município, para a construção de um viaduto estaiado na Avenida das Torres com a Rua Francisco dos Santos, a trincheira da Rua Guabirotuba sob a Avenida das Torres, a reconstrução e ampliação do terminal Santa Cândida e a implantação do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade).

"A Copa do Mundo é um evento que tem muito significado para o Brasil. Curitiba já é conhecida e reconhecida por seu planejamento e por suas obras e vai ficar ainda mais com essas iniciativas importantes que ficarão de legado ao povo curitibano e da Região Metropolitana", afirmou a ministra Gleisi Hoffmann.

O prefeito Luciano Ducci disse que os editais das licitações serão publicados no início da semana. "Antes mesmo do mundial de futebol a população curitibana poderá usufruir dos benefícios dessas obras. O legado começa antes do Mundial. São investimentos planejados para o desenvolvimento ordenado da cidade e o bem-estar da nossa população", frisou o prefeito.

O prefeito lembrou que a cidade tem outro programa local em andamento, com sete obras para a Copa e investimento de R$ 143 milhões, com recursos próprios, do BID, da Agência Francesa e do Governo do Estado. "Temos grandes parceiros e não podemos esquecer-nos da participação do Governo do Paraná, que também fará obras do PAC da Copa."

Conheça as obras

Avenida das Torres
Serão investidos R$ 95,8 milhões na construção do Viaduto Estaiado, que integra o pacote de obras do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária. O viaduto (suspenso com cabos de aço) será construído na confluência das avenidas Comendador Franco (avenida das Torres) com a Coronel Francisco H. dos Santos. A obra pretende melhorar a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR 277. Será um benefício para 300 mil moradores dos seis bairros, além de turistas.

Tricheira da rua Guabirotuba
A obra, com investimentos de R$ 13,7 milhões, forma o binário Chile/Guabirotuba que dará maior fluidez ao tráfego na região e é importante ligação entre os bairros Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças.

Terminal Santa Cândida
Serão investidos R$ 12 milhões na reconstrução e ampliação do terminal Santa Cândida, que receberá, em 2012, uma plataforma do ônibus ligeirão (Azul) Norte que fará o trajeto Santa Cândida/Praça do Japão. O novo terminal terá uma galeria subterrânea para travessia segura dos passageiros, onde ficará ainda todo o comércio existente, além de novos pontos que serão licitados. Essa galeria comportará também novos e maiores sanitários. A galeria do Terminal Santa Cândida será adaptada com elevadores de acessibilidade.

As calçadas de acesso ao terminal serão reconstruídas, assim como toda a iluminação. O terminal terá sistema de captação de água da chuva para aproveitamento em sanitários e na limpeza. No mesmo pacote de obras será feira a reforma do Armazém da Família que funciona dentro do terminal.

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)
Trata-se de um conjunto de medidas, obras, equipamentos e softwares que possibilitará novas ferramentas na gestão da mobilidade em Curitiba. O investimento neste pacote de obras será de R$ 60 milhões para a implantação de um Centro Operacional para o monitoramento permanente das ruas da cidade que integram o Anel Viário.

A partir de um núcleo de comando de operações online formado por técnicos de trânsito e de transporte, através de monitores, equipamentos e softwares específicos, vão fazer, um motorista do transporte coletivo, por exemplo, será avisado em tempo real quando precisar desviar a rota, em função de obra ou acidente.

SPTrans - Terminal Santo Amaro será o primeiro a receber os pontos de acesso Wi-Fi

São Paulo – A SPTrans, empresa responsável pelo transporte urbano na capital paulista, anunciou que dará início a um projeto-piloto para a criação de pontos de acesso Wi-Fi nos terminais de ônibus da cidade.
Segundo a SPTrans, a partir da segunda-feira (19/12) às 9h30 o Terminal Santo Amaro será o primeiro a receber os pontos de acesso Wi-Fi. E em janeiro de 2012 a intenção é ampliar esse serviço para os terminais Lapa e Sacomã.

“Nossa ideia é facilitar o acesso aos cidadãos que passam pelo terminal. Para que naqueles minutos enquanto esperam pelo transporte, eles também possam acessar a rede. Hoje a internet e redes sociais estão presentes na vida de todos, então queremos propiciar este acesso prático a eles”, afirmou Douglas Wilson Roman, Superintendente de TI da SPTrans.

Como estará em fase de testes, a disponibilidade dos links ficará a cargo das empresas que participaram da concorrência para a instalação do bilhete único, como a Rede Ponto Certo.

Durante 60 dias a SPTrans irá avaliar o uso da rede Wi-Fi pelos cidadãos, para que após esse período seja possível criar um relatório detalhado para que seja possível abrir, ainda no primeiro semestre de 2011, um edital para que seja possível ampliar o serviço para todos os 27 terminais existentes na cidade.

Os primeiros locais foram escolhidos devido a seu grande volume de passageiros. Em Santo Amaro diariamente 210 mil pessoas utilizam o terminal, na Lapa são 65 mil pessoas ao dia e no Sacomã o fluxo diário chega a 55 mil pessoas. Ao todo, os 27 terminais atendem cerca de 2 milhões de pessoas por dia.
“Os usuários poderão utilizar a rede, porém com algumas limitações. No primeiro acesso, o cidadão deverá fornecer seu nome e CPF e então terá 15 minutos - a cada hora cheia - para navegar na web. E não será possível realizar downloads e nem acessar sites com conteúdos impróprios como pornografia ou violência”, explicou Roman.  

Os links de acesso serão de responsabilidade da Rede Ponto Certo durante essa fase de testes e inicialmente irão entregar velocidades de navegação em 4 Mbps. Segundo Roman, esta fase do projeto não trará custo extra algum para a Prefeitura e nem para a SPTrans.

ePonto

Além dos terminais, a SPTrans também estuda a implementação de pontos de acesso Wi-Fi dentro de ônibus e em pontos de parada.

Recentemente, um projeto chamado ePonto foi implantado pela empresa na Parada entre a Rua da Consolação e a Avenida Paulista. Neste local, além do acesso Wi-Fi e toten com informações sobre as viagens, havia também o uso sustentável de energia.

Uma lombada colocada em frente ao ponto fornecia energia cinética cada vez que um carro passasse na lombada um eixo era girado e transformado em energia, assim a iluminação do local, bem como a climatização do ar e um sensor de presença para iluminar apenas quando houvesse pessoas na plataforma, era toda fornecida sem ônus à Prefeitura.

Segundo a SPTrans, o modelo foi muito bem recebido e agora a empresa avalia novos pontos para implantar testes já em 2012. A intenção também será criar um edital para esse serviço em curto prazo, também tendo em vista a infraestrutura necessária para a Copa do Mundo de 2014.

http://info.abril.com.br/noticias/ti/sptrans-ira-liberar-acesso-wi-fi-em-terminais-16122011-37.shl

17 dezembro 2011

Conheça as 10 obras da Copa que modificarão o trânsito de Porto Alegre

Projetos de mobilidade urbana devem ser concluídos até o final de 2013. Investimento total em obras será de R$ 560 milhões

 

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2011/12/conheca-10-obras-da-copa-que-modificarao-o-transito-de-porto-alegre.html 

15 dezembro 2011

Câmara de SP aprova em 1ª votação leis que viabilizam monotrilho



Textos autorizam Prefeitura de SP a modificar ruas do Morumbi.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou  na noite desta quarta-feira (14) em primeira votação os projetos de lei 464/2011 e 475/2011, que viabilizam a  implantação do sistema monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô. A obra é prevista no pacote de mobilidade urbana com vistas a preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014. Os textos ainda precisam passar por segunda votação antes de serem sancionados pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), autor das propostas.
O projeto 464 estipula plano de melhoramentos viários no distrito do Morumbi. O projeto 475 determina melhoramentos viários no complexo de Paraisópolis.
Morador na favela de Paraisópolis, o vereador José Rolim (PSDB) defendeu o projeto. "Esse projeto é do Mário Covas. A Prefeitura vai fazer a perimetral e desafogar a Giovanni Gronchi. Não vou aceitar que meia dúzia de gatos pingados venha parar esse projeto", afirmou. Aurélio Miguel (PR), que obstruiu a votação durante toda a tarde, afirmou que é favorável à modernização do bairro, mas prefere a construção de corredores de ônibus ou Metrô à construção do monotrilho.
O primeiro texto prevê a construção de um sistema viário entre o Complexo Paraisópolis e a Estação Estádio Morumbi e uma via de ligação entre a Rua Doutor Flávio Américo Maurano e a Praça Roberto Gomes Pedrosa. Segundo a justificativa, essa intervenção integra um sistema viário de maior abrangência, unindo a Marginal Pinheiros, na altura da Ponte João Dias, até a Avenida Eliseu de Almeida. 
Mapa monotrilho (Foto: Editoria de Arte )
O texto do plano de melhoramentos prevê alargamento das ruas Dona Mariquita Julião, Senador Otávio Mangabeira (da Rua Barão de Casabranca até a Engenheiro João Ortiz Monteiro), alargamento da Rua João de Castro Prado (desde a Rua Engenheiro João Ortiz Monteiro até a Praça Alfredo Gomes); e alargamento da Avenida Jules Rimet (desde a Praça Alfredo Gomes até a Praça Roberto Gomes Pedrosa).
O projeto de lei  475 prevê plano de melhoramentos viários no Complexo Paraisópolis, composto de duas vias paralelas, interligadas por acessos de pequena extensão, bolsões de retorno e baias para pontos de ônibus. A via principal contorna o Complexo Paraisópolis e abre espaço, no canteiro central, para o trecho da Linha 17-Ouro do Metrô.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou no final de julho o contrato para início da construção do monotrilho.  A primeira etapa a ser entregue tem 7,7 km de extensão, entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú).

Ela busca atender a rede hoteleira da região.  A segunda, prevista para terminar em 2015, passará sobre o Rio Pinheiros, chegará ao Estádio do Morumbi e passará pela favela. O terceiro trecho vai de Congonhas à Linha 1–Azul do Metrô.

Investimentos
Para a construção da linha serão investidos R$ 3,1 bilhões. A previsão é que a Linha 17-Ouro tenha aproximadamente 18 km de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.
As obras serão executadas pelo Consórcio Monotrilho Integração. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo cassou em 30 de junho a liminar que impedia a finalização do processo licitatório, decisão que permite a assinatura do contrato de execução da obra.
A liminar judicial da 3ª Vara da Fazenda Pública atendia ação civil pública proposta pela Associação Sociedade Amigos da Vila Inah (Saviah), que pedia a suspensão do processo licitatório.


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