Produtos são escolhidos em painel e depois entregues em casa; empresas como Coca-Cola e P&G são parceiras do supermercado virtual
Iniciativa espera popularizar o aplicativo para celulares do site de compras
Os moradores da cidade de Filadélfia (EUA) podem aproveitar o tempo, enquanto esperam o trem ou o metrô, para fazer compras. Painéis instalados em estações da cidade, em meados de fevereiro, permitem que os passageiros escolham e comprem marcadorias através de QR Codes, espécie de código de barras que pode ser fotorgafado com o celular. As compras são entregues mais tarde, na casa do cliente.
Os painéis foram criados pelo Peapod, o maior supermercado virtual dos EUA, segundo a própria empresa. A intenção é popularizar o aplicativo para smartphones da marca, que precisa ser baixado pelo cliente do supermercado virtual. Empresas como Coca-Cola, P&G e Stroehmann firmaram parceria para colcoar produtos à venda através dos painéis.
O Peapod foi criado em 1989, como uma "opção de compras para pessoas ocupadas". A empresa atua em 24 centros consumidores dos EUA e afirma ter feito mais de 20 milhões de entregas desde a fundação. "Escolhemos a Filadélfia para lançar essa iniciativa porque é um mercado novo e estimulante para nós", afirmou Mike Brennan, vice-presidente de operações da companhia, em comunicado à imprensa.
Um supermercado virtual semelhante foi criado na Coreia do Sul, há mais de um ano, pela rede varejista Tesco – que, naquele país asiático, se chama HomePlus. A campanha foi premiada com um Grand Prix no último festival de publicidade de Cannes.