Drogarias, lanchonetes e setores como telefonia
estão entre as empresas que devem ocupar as estações
O Metrô iniciou nesta sexta-feira a licitação para agências de
viagens que estejam interessadas em instalar nos próximos meses nove
guichês em estações das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás.
A ação faz
parte de um plano de expansão de estabelecimentos comerciais em áreas
das estações da companhia.
Somente neste ano, outras 49 lojas dos ramos
de farmácia, alimentação e telefonia móvel vão passar a funcionar em
espaços que hoje estão ociosos, num total de 58 novos pontos comerciais.
Atualmente, o Metrô tem 66 lojas em funcionamento e há outros 155
espaços disponíveis para locação.
A expectativa da empresa é de que nos
espaços passem a funcionar lojas com vários tipos de atividades, como
venda de roupas, lotéricas e óticas.
Também são estudadas a implantação
de correspondentes bancários e até lavanderias.
Os guichês de agências de viagem vão ficar nas estações Ana Rosa,
Anhangabaú, Brás, Corinthians-Itaquera, Largo Treze, Luz, Tatuapé, São
Bento e Sé.
Os espaços variam de 4,5 m² a 34,76 m² e estão disponíveis
em geral nas áreas de mezanino das estações.
A ideia de abrir espaço
para turismo veio da experiência bem-sucedida de uma empresa de venda de
passagens aéreas na Estação Sé.
“Cada loja que vence a licitação tem um contrato médio de cinco anos
para alugar o espaço.
No caso dos quiosques de alimentação, o prazo é de
três anos”, afirma Aluízio Gibson, gerente de negócios do Metrô.
Segundo Gibson, somente com as 66 empresas em funcionamento nas
estações são arrecadados anualmente R$ 10 milhões.
A expectativa é de
que em 2013 o incremento dessa receita seja de R$ 4 milhões. “O aluguel
varia de R$ 150 a R$ 300 pelo metro quadrado.
Essa receita não
operacional (que não vem da venda de bilhetes) contribui para manutenção
da tarifa de transporte público mais barata”, afirma o gerente de
negócios.
O Metrô ainda estuda ampliar a locação de espaço para lojas em estações da Linha 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente).
Comércio rendeu R$ 18,5 milhões em 2012
O comércio lojista dentro das dependências da companhia registrou em 2012 R$ 18,5 milhões.
Esse é apenas um dos segmentos que compõem a receita
não tarifária do Metrô, composta de valores obtidos com a locação de
espaços, publicidade em trens e estações, participação no faturamento de
shopping centers e da administração de terminais rodoviários.
4 a 34 m²
é o tamanho das lojas onde ficarão agências de viagem
Público predominante é de mulheres jovens
Um estudo de 2012 mostra que as consumidoras são a maioria (55%).
A faixa
etária predominante de quem adquire produtos no Metrô está entre 18 e 24
anos.