Em nota, vice-presidente de pessoas e desenvolvimento, Jackie Reses, afirma que o home office tem prejudicado a qualidade e a velocidade dos serviços
Na contramão das tendências em recursos humanos, o Yahoo! anuncia o fim do home office em todos os países onde atua.
A partir de junho, todos os funcionários deverão trabalhar nos escritórios da empresa.
Em nota, divulgada a todos os funcionários na última sexta-feira,
Jackie Rese, vice-presidente executiva de pessoas e desenvolvimento,
afirmou que “velocidade e qualidade são muitas vezes sacrificadas quando
se trabalha de casa”.
A medida parece ter desagradado as mães contratadas pela companhia, conforme informações da Business Insider. Marissa, que teve seu primeiro filho em setembro o ano passado, ficou apenas 15 dias em licença a maternidade, mas conta com uma mini creche para o pequeno Macallister.
Segundas intenções
No entanto, essa pode estar sendo mais uma das decisões de Marissa Mayer com a intenção de diminuir os custos operacionais da empresa, os quais cresceram muito nos os últimos 15 anos.
Segundo a Business Insider,
um dos efeitos colaterais dessa decisão seria a demissão voluntária
daqueles que não pretendem se encaixar na nova regra da companhia.
Embora não tenha mencionado demissões após ser empossada do cargo, uma
das principais preocupações de Mayer seria reduzir os gastos.
Para isso, colocou Ken Goldman na posição de Chief Financial Officer
(CFO), veterano da indústria de tecnologia. Segundo o analista na JMP
Securities LLC, Erik Suppiger, em entrevista à Bloomberg, Goldman é conhecido no mercado por sua capacidade de corte de custos e melhoria da gestão de recursos.
Veja a tradução da nota enviada por Jackie Reses a todos os funcionários
“Ao longo dos últimos meses, introduzimos uma série de grandes
benefícios e ferramentas para nos tornar uma empresa mais produtiva,
eficiente e divertida. Com a introdução de iniciativas como FYI, Metas e
PB&J, queremos que todos participem na nossa cultura e contribua
para esse impulso positivo.
De Sunnyvale a Santa Monica, Bangalore a
Pequim - acho que todos nós podemos sentir a energia e os zumbidos nos
nossos escritórios.
Para se tornar o melhor lugar para trabalhar, comunicação e colaboração
serão importantes, por isso temos de estar trabalhando lado-a-lado. É
por isso que é fundamental que estejamos todos presentes em nossos
escritórios.
Algumas das melhores decisões e ideias vêm de discussões no
corredor e na cafeteria, vem de conhecer novas pessoas e das reuniões
improvisadas.
Velocidade e qualidade são muitas vezes sacrificadas
quando se trabalha de casa. Nós precisamos ser um Yahoo!, e isso começa
por estarmos fisicamente juntos.
A partir de junho, pedimos a todos os funcionários em home office para
trabalhar nos escritórios do Yahoo!.
Se isso impacta você, seu gestor já
está ciente dos próximos passos.
Para o resto de nós, que
ocasionalmente têm de ficar em casa para esperar o rapaz da televisão a
cabo, por favor, use o bom senso no espírito de colaboração. Ser um
Yahoo não envolve apenas o seu trabalho cotidiano, mas também as
interações e experiências que só são possíveis em nossos escritórios.
Obrigada todos vocês, nós já fizemos um progresso notável como uma empresa – e o melhor ainda está por vir.”
http://exame.abril.com.br/gestao/noticias/marissa-mayer-elimina-o-home-office-no-yahoo?page=1