26 fevereiro 2013

Marissa Mayer elimina o home office no Yahoo!

Em nota, vice-presidente de pessoas e desenvolvimento, Jackie Reses, afirma que o home office tem prejudicado a qualidade e a velocidade dos serviços

Na contramão das tendências em recursos humanos, o Yahoo! anuncia o fim do home office em todos os países onde atua. 

A partir de junho, todos os funcionários deverão trabalhar nos escritórios da empresa.

Em nota, divulgada a todos os funcionários na última sexta-feira, Jackie Rese, vice-presidente executiva de pessoas e desenvolvimento, afirmou que “velocidade e qualidade são muitas vezes sacrificadas quando se trabalha de casa”.

A medida parece ter desagradado as mães contratadas pela companhia, conforme informações da Business Insider. Marissa, que teve seu primeiro filho em setembro o ano passado, ficou apenas 15 dias em licença a maternidade, mas conta com uma mini creche para o pequeno Macallister. 

Segundas intenções

No entanto, essa pode estar sendo mais uma das decisões de Marissa Mayer com a intenção de diminuir os custos operacionais da empresa, os quais cresceram muito nos os últimos 15 anos.
Segundo a Business Insider, um dos efeitos colaterais dessa decisão seria a demissão voluntária daqueles que não pretendem se encaixar na nova regra da companhia. Embora não tenha mencionado demissões após ser empossada do cargo, uma das principais preocupações de Mayer seria reduzir os gastos. 

Para isso, colocou Ken Goldman na posição de Chief Financial Officer (CFO), veterano da indústria de tecnologia. Segundo o analista na JMP Securities LLC, Erik Suppiger, em entrevista à Bloomberg, Goldman é conhecido no mercado por sua capacidade de corte de custos e melhoria da gestão de recursos. 

Veja a tradução da nota enviada por Jackie Reses a todos os funcionários

“Ao longo dos últimos meses, introduzimos uma série de grandes benefícios e ferramentas para nos tornar uma empresa mais produtiva, eficiente e divertida. Com a introdução de iniciativas como FYI, Metas e PB&J, queremos que todos participem na nossa cultura e contribua para esse impulso positivo. 

De Sunnyvale a Santa Monica, Bangalore a Pequim - acho que todos nós podemos sentir a energia e os zumbidos nos nossos escritórios.

Para se tornar o melhor lugar para trabalhar, comunicação e colaboração serão importantes, por isso temos de estar trabalhando lado-a-lado. É por isso que é fundamental que estejamos todos presentes em nossos escritórios. 

Algumas das melhores decisões e ideias vêm de discussões no corredor e na cafeteria, vem de conhecer novas pessoas e das reuniões improvisadas. 

Velocidade e qualidade são muitas vezes sacrificadas quando se trabalha de casa. Nós precisamos ser um Yahoo!, e isso começa por estarmos fisicamente juntos.

A partir de junho, pedimos a todos os funcionários em home office para trabalhar nos escritórios do Yahoo!.

 Se isso impacta você, seu gestor já está ciente dos próximos passos. 

Para o resto de nós, que ocasionalmente têm de ficar em casa para esperar o rapaz da televisão a cabo, por favor, use o bom senso no espírito de colaboração. Ser um Yahoo não envolve apenas o seu trabalho cotidiano, mas também as interações e experiências que só são possíveis em nossos escritórios.

Obrigada todos vocês, nós já fizemos um progresso notável como uma empresa – e o melhor ainda está por vir.”

http://exame.abril.com.br/gestao/noticias/marissa-mayer-elimina-o-home-office-no-yahoo?page=1

 

Arquivo INFOTRANSP