O
Estado lançará até o início de abril a licitação para a primeira fase
da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará a Estação Tamanduateí, na
Capital, até o Paço de São Bernardo. O secretário de Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes, espera que as obras sejam iniciadas
até dezembro. A previsão de conclusão é 2015.
No fim do ano, cronograma publicado no
EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do empreendimento
previa que a construção fosse iniciada em junho deste ano, prazo que não
será cumprido em razão dos trâmites burocráticos.
Após o lançamento do edital, o Estado escolherá a proposta vencedora
em 90 dias. A assinatura do contrato, no entanto, poderá sofrer outros
atrasos se as empresas derrotadas entrarem com recursos na Justiça
contestando o resultado do certame.
O investimento previsto é de R$ 4,1
bilhões, sendo que R$ 1,7 bilhão será repassado pelo governo federal.
Fernandes explica que os esforços
da Pasta ficaram concentrados em outra licitação do Metrô, a da Linha
6-Laranja, que ligará a Vila Brasilândia, na Zona Norte, até a Estação
São Joaquim, no Centro da Capital. O edital para a concorrência
internacional foi lançado no fim de janeiro. "Os entraves da Linha 6
servirão de elementos prontos para a Linha 18. Por exemplo, na Linha 6
discutíamos como ficaria a carga tributária. A presidente Dilma
(Rousseff) criou legislação desonerando tributariamente", comenta o
secretário.
Outra facilidade apontada pelo
titular da Pasta no monotrilho do Grande ABC é o fato de a via ser toda
aérea, o que diminui o número de desapropriações necessárias.
Para a Linha 6, 406 imóveis foram decretados como de utilidade pública.
Para a Linha 18, ainda não foi divulgado o total de propriedades. No
entanto, a previsão inicial apontada pelo EIA/Rima é de que sejam
removidos 203 mil m² de área, divididos em 17 blocos. Parte dos campi da
Fundação Santo André e do Instituto de Engenharia Mauá podem dar lugar
ao traçado do Metrô.
DIADEMA - O secretário confirmou que irá
solicitar estudos para estender a futura Linha 17-Ouro
(Jabaquara-Morumbi) a Diadema. Fernandes afirmou que a possibilidade
ainda não havia sido estudada pelo Metrô, e que o pedido para que fosse
feita a avaliação partiu do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O único
projeto de rede futura que já está sendo feito é o de trazer a futura
Linha 20-Rosa até o bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. A primeira fase
do itinerário, prevista para 2021, ligará a Estação Cerro Corá, na
Lapa, até Moema, na Zona Sul de São Paulo. O complemento deve sair do
papel somente em 2025.
Monotrilho deverá receber 340 mil passageiros ao dia
A estimativa inicial é de que a Linha
18-Bronze transporte cerca de 340 mil passageiros por dia no trecho
entre a Capital e São Bernardo.
O projeto original prevê que as duas
fases do empreendimento tenham 18 estações.
No entanto, a empresa que
executar a obra poderá decidir pela implementação do 19º ponto de
parada, na Vila Carioca, em São Paulo. "Pode ser que a estação seja
importante, pois, com ela, não será necessário que todos desembarquem no
Tamanduateí.
Quem quiser ir para o Expresso ABC desce na Carioca, e
quem quiser ir para a região da Avenida Paulista, vai até o
Tamanduateí", diz o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir
Fernandes.
As estações terão distância média de 1.156
metros entre si.
Cada composição abrigará até 850 passageiros. Todas as
paradas terão bicicletários e uma ciclovia ligará os pontos. Cerca de
3.000 empregos diretos e indiretos deverão ser gerados pelas obras.