http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/governo-do-rio-diz-que-vai-entregar-nova-linha-do-metro-com-todas-as-estacoes-ate-2015-20110430.html
Construção da estação Gávea é mais complexa e demorada que as demais
A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro informou na manhã deste sábado (30) que o governo do Estado pretende inaugurar até dezembro de 2015 todas as estações que fazem parte da Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema, na zona sul, até a Barra, na zona oeste da capital.
Em nota, a secretaria esclarece que as estações que compõem esse trecho (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) não serão concluídas ao mesmo tempo porque os projetos são diferentes e as obras começarão a ser executadas em datas distintas.
O cronograma de conclusão das estações prevê a seguinte sequência: Jardim Oceânico, São Conrado, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, expansão da estação General Osório e a Gávea. A expectativa do governo é que a linha 4 comece a operar em fase de testes em 15/12/2015.
A linha 4 (General Osório – Jardim Oceânico) é uma obra considerada fundamental para desatar o nó no trânsito entre a zona sul e a Barra, um entrave que a cidade terá de solucionar para a realização das Olimpíadas.
Na quinta-feira (28), o secretário Julio Lopes admitiu que a linha 4 seria inaugurada sem que a estação Gávea estivesse pronta, já que “há uma complexidade de engenharia na execução prevista para a estação”.
Diante das dificuldades para a execução do projeto, Lopes afirmara que o governo privilegiaria a construção das demais estações para não atrasar a conclusão de todo o trecho. As declarações do secretário foram feitas durante visita de consultores do COI (Comitê Olímpico Internacional) às escavações da linha 4 no Jardim Oceânico, na Barra.