16 maio 2011

Novo sistema irá reduzir intervalo entre trens do Rio

A SuperVia assinou acordo com a Bombardier para o fornecimento de um sistema que reduzirá para metade o intervalo de circulação entre trens, o que poderá garantir mais segurança nos cinco ramais do sistema ferroviária do Rio de Janeiro.

Com esse novo sistema, os trens chegaram a cada três minutos no ramal entre as estações Central do Brasil e Deodoro. As obras começam em junho deste ano e a previsão é que o sistema entre em funcionamento em novembro de 2012, no ramal Deodoro.

O sistema de proteção segue padrão europeu de gerenciamento de tráfego ferroviário, permitindo comandar o intervalo de segurança entre trens automaticamente, eliminando a falha humana como em situações em que o maquinista não pare com a sinalização em vermelho, ou em redução de velocidade, o sistema irá frear a composição imediatamente.

"Esse sistema de proteção é um dos elementos fundamentais no conjunto das iniciativas que a SuperVia está implementando para atingir o objetivo principal a que se propôs, chegar em 2015 transportando diariamente 1 milhão de passageiros, com segurança, rapidez, confiabilidade, conforto e simpatia", afirmou João Gouveia, Diretor de Operações da SuperVia.

A Bombardier é hoje responsável por muitos dos principais sistemas de sinalização do mundo, em redes de metrô e de trens de cidades como Madrid, na Espanha, São Francisco, nos Estados Unidos, Guangzhu, na China, Bombaim, na India, entre muitos outros.

No Brasil, a Bombardier se encontra em fase de grande expansão de suas atividades em geral e dos seus sistemas de sinalização em particular.

Arquivo INFOTRANSP