Cerca de dez sortudos moradores de San Francisco, na Califórnia, sabem da ocorrência de engarrafamentos antes mesmo deles se formarem.
A "mágica" é possível por um software desenvolvido pelo projeto Smarter Traveler Research Initiative (em uma tradução livre, Pesquisa da Iniciativa mais Inteligente para o Motorista), desenvolvido pela Universidade da Califórnia, IBM e Departamento de Transportes daquele estado americano.
O programa combina dados do tráfego em tempo real com padrões acumulados, em congestionamentos anteriores, por sensores espalhados pelas ruas. A mistura de informações permite prever o trânsito intenso com até 40 minutos de antecedência. Os motoristas são avisados por e-mail e mensagens de texto antes mesmo de entrarem no carro.
- Se você está na rua e um painel avisar "engarrafamento nos próximos oito quilômetros", você terá poucas opções - lembra Naveen Lamba, da IBM. - Mas, se você recebe essa informação antes de iniciar sua trajetória, poderá decidir por ficar em casa, sair mais tarde ou escolher outro caminho.
A empresa espera expandir este serviço para todo o mundo. Mas também desenvolverá programas para impedir que os dados, quando chegarem a muitos usuários, simplesmente transfiram o engarrafamento de uma via para outra.