01 maio 2011

Linha 4: governo volta atrás e garante construção da Estação da Gávea antes das Olimpíadas

RIO - A Secretaria de Estado de Transportes afirmou na manhã deste sábado que a estação da Gávea, que faz parte do projeto da Linha 4 do metrô, ficará pronta antes das Olimpíadas. Em nota, a secretaria diz que as obras não serão concluídas ao mesmo tempo, apesar disso, todas as estações devem começar a funcionar ao mesmo tempo, no dia 15 de dezembro de 2015.

A nota vai contra a afirmação feita no início do mês pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, que admitiu que a complexidade do projeto torna o cronograma apertado demais para concluir a Estação Gávea em menos de cinco anos.

"As 7 (sete) estações que compõem a Linha 4 terão plantas arquitetônicas, características e métodos construtivos diferenciados e a construção terá início em datas subseqüentes. Sendo assim, por certo não serão concluídas simultaneamente. (...) Não obstante serem as estações concluídas em datas diferenciadas, a meta é colocá-las em funcionamento simultaneamente em 15/12/2015, para início de testes.", diz trechos da nota.

A nota explica ainda os motivos para deixar a estação da Gávea para ser concluída por último:
"A necessidade de ser a estação Gávea a última a ser concluída, com maior tempo de construção, deve-se ao fato de sua complexidade construtiva, em parte justificada pelo solo heterogêneo que as sondagens apontaram existir, e também pela profundidade com que deverá ser implantada, com vistas a assegurar a continuidade da Linha 4 em direção ao centro da cidade, no futuro", conclui a nota.

Aconstrução da Linha 4 do metrô criou um racha entre as associações de moradores da região, e na sexta-feira acabou envolvendo o Comitê Olímpico Internacional (COI) na polêmica. De um lado está a Câmara Comunitária da Barra, que defende o traçado que o Estado sugeriu e o COI aprovou: um prolongamento da Linha 1, indo da Praça General Osório, em Ipanema, até o Jardim Oceânico, na Barra. Do outro, 18 associações de moradores - a maioria da Zona Sul - e ONGs do movimento "A Linha 4 que o Rio Precisa", que defendem um projeto alternativo, com ramais e trajetos independentes.

A vereadora Andrea Gouvea Vieira (PSDB), representando as entidades que querem a revisão do projeto, entregou à presidente da comissão de coordenação das Olimpíadas 2016, Nawal El Moutawaqel, um manifesto contra o atual traçado.

O COI preferiu ficar fora da polêmica. O coordenador de Jogos Olímpicos, Gilbert Felli, disse que o traçado é uma questão que tem que ser discutida com os governos locais.

- Se vamos construir um metrô apenas para atender às necessidades de 20 dias das Olimpíadas o melhor é fechar a cidade e decretar feriado. Essa é uma obra que vai deixar um elefante branco. Se queremos deixar um legado, a situação ainda é reversível - diz Andrea.

A entrega do manifesto no Palácio da Cidade ocorreu logo após a prefeitura apresentar o site Cidade Olímpica(www.cidadeolímpica.rj.gov.br ou www.cidadeolimpica.com), em que o cidadão poderá acompanhar a evolução dos projetos para as OIimpíadas com recursos multimídia, que incluem fotos diárias tiradas dos canteiros, depoimentos de especialistas e da população beneficiada pelas obras. No primeiro dia, ficou congestionado e saiu várias vezes do ar. Logo depois do lançamento do site, Nawal explicou que o COI ficou satisfeito com o andamento dos projetos. Mas, por duas vezes, disse esperar que na próxima visita, em junho, a Autoridade Pública Olímpica (APO) esteja formalmente constituída. A implantação da APO já está atrasada cerca de um ano.

Para que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles seja nomeado, terá ainda de ser sabatinado pelo Senado.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/04/30/linha-4-governo-volta-atras-garante-construcao-da-estacao-da-gavea-antes-das-olimpiadas-924354678.asp

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