A Hitachi anunciou na Feira Negócios nos Trilhos que está trabalhando no desenvolvimento de trens híbridos movidos por motor a combustão, elétrico e bateria. Os trens estão em teste no Japão e na Inglaterra, e a empresa pretende trazer para o Brasil para operar em locais sem eletrificação.
"O veículo é ideal para operar em lugares com pouca infraestrutura e em distâncias de até 110 quilômetros, trafegando apenas sobre a via permanente, sem a necessidade da eletrificação, que é uma etapa muito cara nos projetos de transporte urbano ferroviário. Como o Brasil é amplo e carente deste modo, acreditamos que o trem hibrido seja o ideal", diz Toshiro Iwayama, vice presidente da Hitachi Brasil Representações Ltda.
Durante os três dias da feira, a empresa está divulgando, em seu stand, modelos de monotrilhos para São Paulo e demais cidades do Brasil. O monotrilho é novidade para o mercado de transporte de massa no país e a expectativa da empresa é trazer esta tecnologia para suprir a demanda para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, que serão sediadas no Brasil.
Este é o segundo ano consecutivo que a Hitachi participa da Feira Negócios nos Trilhos. “Nós estamos tendo bastante contato com fornecedores de materiais, parceiros e concorrentes, o que é muito bom para a troca de experiências e contatos”.
A Feira Negócios nos Trilhostermina nesta quinta-feira (11/11), no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, na Rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme, São Paulo.