13 novembro 2010

Painel trata ônibus como trem e avião

 

Tecnologia permitirá acompanhar o transporte na cidade em tempo real

 
Agência BOM DIA

Um painel futurista, onde ícones dos ônibus se movem em tempo real no mapa, com as rotas e paradas, está funcionando na central de gerenciamento do Situ (Sistema Integrado de Transporte  Urbano), do Paço.



“Era proposta de campanha e vai permitir o controle e planejamento de cada linha, permitindo melhorias”, afirmou o prefeito Miguel Haddad (PSDB) na campanha eleitoral de 2008, referindo-se ao GPS, o geoposicionamento por satélite.

Padrões ajustáveis

O sistema é replicado em duas centrais idênticas na Transurb (consórcio de empresas) e na Secretaria de Transportes.

“É um software que vai gerenciar os vários aspectos da frota para a sua produtividade”, diz Luciano Gama, do Fleet Control, consórcio contratado  pelas concessionárias locais ao custo de R$ 1 milhão ao ano, valor que inclui a hospedagem do serviço.

Na primeira central, das empresas, o foco será o controle direto da frota para que problemas de trânsito, por exemplo, possam ser alertados.

“O objetivo não é reprimir os funcionários. Questões como uma parada rápida fora do ponto para pegar um passageiro serão tratadas com bom senso”, diz o empresário Luiz Genioli, da Viação Leme, uma das integrantes da Transurb.

Na outra central, do governo, o foco é fiscalização e planejamento. “O trote será evitado, porque teremos a memória das linhas, paradas e horários”, diz Leslie Tealdi, diretor de transportes. Dados como tolerância de 10 minutos para atrasos e 5 minutos em adiantamentos poderão ser ajustados na própria secretaria.

Implantação gradual

Antes de ser estendido à frota de 285 ônibus da cidade - a conclusão está prevista para o final de dezembro - o sistema está sendo testado em 20 ônibus das linhas 540 (Eloy-Almerinda), 986 (Cecap-Rami) e 521 (Vila Arens-Guanabara).

As empresas do setor dizem que Jundiaí tem 30% da frota de carros particulares em estado irregular e querem trazer mais transporte público, melhorando o sistema de ônibus.

Um dos botões do painel instalado nos ônibus, de pânico, avisa as centrais  sobre ações criminosas contra o transporte coletivo.

Ações pendentes

Concluir mapeamento das 2,5 mil paradas de ônibus de Jundiaí


Também está em fase final de cadastramento o itinerário de ruas para mais de 70 linhas existentes no Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano).

Ajustes finais no padrão usado para o sistema 

Detalhes como tolerância, velocidade média esperada e outros.

Código em teste

Além da tecnologia, o outro aspecto em fase de ajustes é a comunicação entre a central e os motoristas por meio de poucos botões. Assim, bastaria um botão vermelho para o “piloto” avisar à central se o veículo está lotado ou se quebrou e depende de outro carro.

120.000

Viagens diárias são registradas nas catracas do sistema de ônibus de Jundiaí.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/36360/Painel+trata+onibus+como+trem+e+aviao
De acordo com o  secretário Roberto Scaringella, o processo exige a localização exata e georreferenciada das coordenadas de cada ponto de ônibus na cidade.

Concluir mapeamento do itinerário de todas as 70 linhas locais

Arquivo INFOTRANSP