Tecnologia permitirá acompanhar o transporte na cidade em tempo real
Agência BOM DIA
Um painel futurista, onde ícones dos ônibus se movem em tempo real no mapa, com as rotas e paradas, está funcionando na central de gerenciamento do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano), do Paço.
“Era proposta de campanha e vai permitir o controle e planejamento de cada linha, permitindo melhorias”, afirmou o prefeito Miguel Haddad (PSDB) na campanha eleitoral de 2008, referindo-se ao GPS, o geoposicionamento por satélite.
Padrões ajustáveis
O sistema é replicado em duas centrais idênticas na Transurb (consórcio de empresas) e na Secretaria de Transportes.
“É um software que vai gerenciar os vários aspectos da frota para a sua produtividade”, diz Luciano Gama, do Fleet Control, consórcio contratado pelas concessionárias locais ao custo de R$ 1 milhão ao ano, valor que inclui a hospedagem do serviço.
Na primeira central, das empresas, o foco será o controle direto da frota para que problemas de trânsito, por exemplo, possam ser alertados.
“O objetivo não é reprimir os funcionários. Questões como uma parada rápida fora do ponto para pegar um passageiro serão tratadas com bom senso”, diz o empresário Luiz Genioli, da Viação Leme, uma das integrantes da Transurb.
Na outra central, do governo, o foco é fiscalização e planejamento. “O trote será evitado, porque teremos a memória das linhas, paradas e horários”, diz Leslie Tealdi, diretor de transportes. Dados como tolerância de 10 minutos para atrasos e 5 minutos em adiantamentos poderão ser ajustados na própria secretaria.
Implantação gradual
Antes de ser estendido à frota de 285 ônibus da cidade - a conclusão está prevista para o final de dezembro - o sistema está sendo testado em 20 ônibus das linhas 540 (Eloy-Almerinda), 986 (Cecap-Rami) e 521 (Vila Arens-Guanabara).
As empresas do setor dizem que Jundiaí tem 30% da frota de carros particulares em estado irregular e querem trazer mais transporte público, melhorando o sistema de ônibus.
Um dos botões do painel instalado nos ônibus, de pânico, avisa as centrais sobre ações criminosas contra o transporte coletivo.
Ações pendentes
Concluir mapeamento das 2,5 mil paradas de ônibus de Jundiaí
Também está em fase final de cadastramento o itinerário de ruas para mais de 70 linhas existentes no Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano).
Ajustes finais no padrão usado para o sistema
Detalhes como tolerância, velocidade média esperada e outros.
Código em teste
Além da tecnologia, o outro aspecto em fase de ajustes é a comunicação entre a central e os motoristas por meio de poucos botões. Assim, bastaria um botão vermelho para o “piloto” avisar à central se o veículo está lotado ou se quebrou e depende de outro carro.
120.000
Viagens diárias são registradas nas catracas do sistema de ônibus de Jundiaí.
http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/36360/Painel+trata+onibus+como+trem+e+aviaoDe acordo com o secretário Roberto Scaringella, o processo exige a localização exata e georreferenciada das coordenadas de cada ponto de ônibus na cidade.
Concluir mapeamento do itinerário de todas as 70 linhas locais
Um painel futurista, onde ícones dos ônibus se movem em tempo real no mapa, com as rotas e paradas, está funcionando na central de gerenciamento do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano), do Paço.
“Era proposta de campanha e vai permitir o controle e planejamento de cada linha, permitindo melhorias”, afirmou o prefeito Miguel Haddad (PSDB) na campanha eleitoral de 2008, referindo-se ao GPS, o geoposicionamento por satélite.
Padrões ajustáveis
O sistema é replicado em duas centrais idênticas na Transurb (consórcio de empresas) e na Secretaria de Transportes.
“É um software que vai gerenciar os vários aspectos da frota para a sua produtividade”, diz Luciano Gama, do Fleet Control, consórcio contratado pelas concessionárias locais ao custo de R$ 1 milhão ao ano, valor que inclui a hospedagem do serviço.
Na primeira central, das empresas, o foco será o controle direto da frota para que problemas de trânsito, por exemplo, possam ser alertados.
“O objetivo não é reprimir os funcionários. Questões como uma parada rápida fora do ponto para pegar um passageiro serão tratadas com bom senso”, diz o empresário Luiz Genioli, da Viação Leme, uma das integrantes da Transurb.
Na outra central, do governo, o foco é fiscalização e planejamento. “O trote será evitado, porque teremos a memória das linhas, paradas e horários”, diz Leslie Tealdi, diretor de transportes. Dados como tolerância de 10 minutos para atrasos e 5 minutos em adiantamentos poderão ser ajustados na própria secretaria.
Implantação gradual
Antes de ser estendido à frota de 285 ônibus da cidade - a conclusão está prevista para o final de dezembro - o sistema está sendo testado em 20 ônibus das linhas 540 (Eloy-Almerinda), 986 (Cecap-Rami) e 521 (Vila Arens-Guanabara).
As empresas do setor dizem que Jundiaí tem 30% da frota de carros particulares em estado irregular e querem trazer mais transporte público, melhorando o sistema de ônibus.
Um dos botões do painel instalado nos ônibus, de pânico, avisa as centrais sobre ações criminosas contra o transporte coletivo.
Ações pendentes
Concluir mapeamento das 2,5 mil paradas de ônibus de Jundiaí
Também está em fase final de cadastramento o itinerário de ruas para mais de 70 linhas existentes no Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano).
Ajustes finais no padrão usado para o sistema
Detalhes como tolerância, velocidade média esperada e outros.
Código em teste
Além da tecnologia, o outro aspecto em fase de ajustes é a comunicação entre a central e os motoristas por meio de poucos botões. Assim, bastaria um botão vermelho para o “piloto” avisar à central se o veículo está lotado ou se quebrou e depende de outro carro.
120.000
Viagens diárias são registradas nas catracas do sistema de ônibus de Jundiaí.
http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/36360/Painel+trata+onibus+como+trem+e+aviaoDe acordo com o secretário Roberto Scaringella, o processo exige a localização exata e georreferenciada das coordenadas de cada ponto de ônibus na cidade.
Concluir mapeamento do itinerário de todas as 70 linhas locais