16 novembro 2010

Estação Cidade Nova do metrô do Rio passa a funcionar em tempo integral

16/11/2010

Inicialmente não haverá cobrança de tarifa para embarque na nova estação.
Desde a inauguração, há 15 dias, local vinha operando em horário reduzido.


 
A partir desta terça-feira (16), a estação do metrô Cidade Nova passa a funcionar em tempo integral. Por enquanto, não haverá cobrança de tarifa para quem embarcar na nova estação. A gratuidade deve ser mantida até o fim do mês, segundo a assessoria do Metrô Rio.

Desde a sua inauguração, em 1º de novembro, a estação operava em horário reduzido devido a ajustes no sistema.

A previsão é de que inicialmente cerca de 10 mil passageiros devem circular diariamente na estação.
A nova estação começou a funcionar das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira, para que sejam feitos todos os ajustes no sistema, em função da parada extra no trajeto da Linha 2. Já a passarela sobre a Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade – também inaugurada em 1º de novembro – abriu ao público de segunda a sábado, das 5h à meia-noite. Nos domingos e feriados, das 7h às 23h.

De acordo com a Metrô Rio, a concessionária investiu R$ 80 milhões no projeto e na urbanização do entorno. A estrutura terá seis escadas rolantes (quatro na estação e duas na passarela) e de doze escadas fixas (duas no mezanino da estação e dez de acesso à passarela). O complexo tem seis elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção e piso podotátil para auxiliar na locomoção de deficientes visuais.

No entanto, de acordo com a concessionária, apenas dois elevadores nas extremidades da passarela, além de duas escadas rolantes e dez escadas fixas estarão funcionando. Os demais elevadores da passarela serão instalados até o final do ano.

A estação também está preparada para permitir a ligação com a Rodoviária Novo Rio e com a Estação da Leopoldina, futuro terminal do trem de alta velocidade (TAV) ligando o Rio a São Paulo.

Arquivo INFOTRANSP