12 junho 2011

Governo Federal suspende anúncio de obras do PAC da Mobilidade

 
08/06/2011
Governo Federal suspende anúncio de obras do PAC da Mobilidade

Governo suspende por prazo indefinido anúncio das obras do PAC da Mobilidade Urbana. Para Uberaba a previsão é de liberação de R$40 milhões, a serem aplicados nos corredores de transporte coletivo rápido por ônibus com a construção de dois terminais na avenida Leopoldino de Oliveira e subestações para passageiros.

Anúncio das cidades a serem contempladas com investimentos de R$18 bilhões deveria ocorrer até domingo.

 A expectativa do prefeito Anderson Adauto (PMDB) pode não ser confirmada ainda neste semestre. O cronograma oficial para a liberação dos recursos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC Mobilidade) está atrasado em no mínimo dois meses pelo Governo Federal.

A expectativa era de que o anúncio das cidades a serem contempladas com os recursos acontecesse no próximo domingo, dia 12 de junho, mas, na segunda-feira passada, o Ministério das Cidades confirmou o atraso no planejamento apresentado à presidente Dilma Rousseff (PT).

Independente da confirmação do atraso, a Prefeitura de Uberaba continua trabalhando para ser contemplada com os recursos - seja de forma total ou parcial - para implantar todo o projeto elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner.

O secretário de Planejamento, Karim Mauad, assegura que a administração municipal não foi comunicada sobre a dificuldade no cumprimento do cronograma oficial por parte do Governo Federal. “Ainda não recebemos nenhum tipo de informação. Estamos aguardando a data limite de 15 de junho”, diz.

Ele ainda está otimista em relação à escolha da cidade para ser contemplada com os recursos, lembrando que o projeto é considerado referência para outros municípios pelo Ministério das Cidades. Mauad também garante que todas as obras da mobilidade urbana deverão ser viabilizadas dentro do Governo de Anderson Adauto

Arquivo INFOTRANSP