metrô de Melbourne, na Austrália, lançou uma campanha para alertar
as pessoas dos números de mortes envolvendo acidentes com trens.
Contudo, ao invés de um vídeo sério, os responsáveis fizeram um vídeo
com personagens bonitinhos e uma música animada, mostrando as formas
mais estúpidas de morrer (assista).
Entitulado “Dumb Ways to Die” (Maneiras idiotas de morrer, em tradução
livre), o vídeo de três minutos exibe criaturas se ferindo ao fazer
atividades perigosas como mexer com ursos, consumir medicamentos
vencidos e aprender a voar sozinho.
No fim da canção, surgem atos como
ficar na beira da plataforma do metrô, não respeitar a sinalização em
ruas com trilhos e andar o vão entre as plataformas, que são o alvo da
campanha, e definidos como os meios mais estúpidos de perder a vida.
Escrita pelo diretor executivo de criação da agência McCann, John
Mescall contou ao site "mUmbrella" que as pessoas vem casos de mortes
estúpidas, mas continuam colocando a própria segurança em risco quando
estão no metrô ou próximas de trens. “O objetivo da campanha é engajar
um público que não quer ouvir falar sobre mensagens de segurança, e
pensamos que mostrar formas estúpidas de morrer resolverá o problema".