08 julho 2012

bilhete metropolitano TEU


A partir do próximo domingo (08) os usuários do bilhete metropolitano TEU vão poder acessar com o seu cartão as catracas das estações de trem. Em convênio assinado nesta sexta-feira (06), pela Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), fica estabelecido a instalação de validadores para o TEU. 
O valor da tarifa única de trem permanece R$ 1,70. Em Canoas a integração acontecerá também com os ônibus intermunicipais da empresa Vicasa. O usuário do transporte integrado terá um desconto de R$ 0,25 na tarifa do trem.
O acordo foi realizado pela SOP, por meia da Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), o Consórcio Gestor da Bilhetagem Metropolitana da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb).
 Além de reduzir as filas nas bilheterias do Trensurb e nas catracas, a iniciativa garantirá um rápido acesso às plataformas das estações.
"Ainda não é a interoperabilidade que queremos implantar na Região Metropolitana de Porto Alegre, pois trabalharemos com dois validadores em uma mesma catraca. 
Mas esse é o primeiro passo para a unificação das passagens de ônibus, trem e, futuramente, metrô em um único sistema", disse o secretário da SOP, Luiz Carlos Busato.Conforme o superintendente da Metroplan a idéia é democratizar o acesso da população aos benefícios de um Sistema Urbano Metropolitano. " Isso é fazer gestão a favor do usuário. 
E compete a Fundação gerenciar e dar respaldo técnico para que os municípios da Região Metropolitana se desenvolvam na área da mobilidade urbana", disse.
Sobre o acordo de integração em Canoas, o diretor-presidente do Trensurb, Humberto Kasper, explicou que a Prefeitura demonstrou um esforço em interligar o sistema municipal com o de trem. "Nós próximos 30 dias definiremos um acordo como esse da Viacasa com a Sogal". A medida deverá se estender para as cidades de Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo

Arquivo INFOTRANSP