02 junho 2011

Gás para Vale do Sinos

A Sulgás inicia nesta quarta-feira (01/06) as obras de ampliação da rede de distribuição na região do Vale do Sinos. Ao todo, a companhia investirá R$ 7 milhões na instalação de 10 km de dutos de Novo Hamburgo até Campo Bom. A previsão é que o gasoduto seja concluído no final de novembro.

O projeto visa a atender um posto de GNV e três indústrias: a fábrica do ramo calçadista Boxflex (800 m3/d) e a indústria de artefatos metálicos Flecksteel (1.100 m3/d), ambas já consumidoras da Sulgás via GNC, e empresa de matérias de construção Saint Gobain, que deverá demandar 30 mil m3/d.
Futuramente, serão atendidos também estabelecimentos comerciais e residências. De acordo com estudos preliminares da distribuidora, a região possui um potencial de consumo de mais de 72 mil m3/d, sendo 35 mil m3/d no segmento industrial, 31 mil m3/d no automotivo e cerca de 6 mil no residencial e comercial.
Além de levar gás a Campo Bom, a Sulgás prevê ainda a expansão da rede até Sapiranga e Araricá, nos próximos dois anos.

Sulgás quer fornecer para Metrô

A Sulgás e a Trensurb assinaram um protocolo de intenções para a elaboração de um estudo de viabilidade técnica e econômica para utilização de gás natural na geração de energia elétrica para alimentação das subestações de energia de tração do metrô. Estudos preliminares da Trensurb demonstram que a utilização de geradores a gás natural, substituindo a energia da concessionária no horário do pico, pode significar uma economia em torno de R$ 7 milhões por ano, quase 50% da conta de energia elétrica da empresa.

Arquivo INFOTRANSP