06 junho 2011

Arquitetura brasileira perde o professor João Walter Toscano

O arquiteto e professor João Walter Toscano, nascido em Itu (SP), faleceu no dia 5 de junho na capital paulista, aos 78 anos de idade. Toscano foi velado ontem na unidade da FAUUSP, na rua Maranhão, e enterrado hoje pela manhã (4), no Cemitério Redentor.

O arquiteto formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) em 1956 onde, posteriormente, lecionou História de Arquitetura e Projeto. O caráter investigativo de seu trabalho se reflete nas experiências com pré-fabricados e no uso criterioso das estruturas metálicas. Toscano também fez parte de diversas diretorias do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP).

O arquiteto também liderava o escritório João Walter Toscano Arquitetos Associados desde 1958. Assinou projetos importantes, como o plano diretor do município de Itu, o Balneário de Águas da Prata - ambos no interior paulista - e o projeto arquitetônico das estações Largo Treze de Maio, Pêssego e Vila Madalena do Metrô e a Praça do Monumento do Ipiranga, todos em São Paulo.

O seu último grande projeto a ser inaugurado foi um pátio destinado a estacionamento e manutenção de trens da nova linha 4 do Metrô de São Paulo, publicado na edição 204 da Revista AU, e que pode ser conferido aqui.

http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/arquitetura-brasileira-perde-o-professor-joao-walter-toscano-219422-1.asp

Arquivo INFOTRANSP