O prefeito Luciano Ducci confirmou, nesta quarta-feira (14), a proposta do governo federal de financiar a maior parte dos investimentos para a construção da primeira fase do Metrô de Curitiba. "Estamos muito perto de uma conquista histórica para a nossa população. O Metrô entre Pinheirinho/CIC Sul e o Centro vai atender 400 mil passageiros por dia", disse Ducci. O custo estimado dos primeiros 14,3 km da obra é de R$ 2,2 bilhões. Junto ao governo federal, Curitiba pleiteia R$ 1,1 bilhão. O Governo do Estado deve investir R$ 300 milhões, da prefeitura e da parceria público-privada são mais R$ 650 milhões. Outros R$ 250 milhões são esperados através de isenção de ICMS. "O Metrô é uma solução à altura da população de Curitiba e uma prova da articulação dos curitibanos em todos os níveis, porque envolve Prefeitura, Governo do Estado, governo federal e sociedade civil, todos juntos, trabalhando neste importante projeto para a cidade", disse Ducci. Renovação O prefeito adianta ainda que o metrô "é uma solução técnica que vem se somar à grande renovação do sistema de transporte de Curitiba". Entre os avanços no setor, Ducci aponta a implantação do "Ligeirão no Boqueirão e no Pinheirinho e, mais adiante, no Santa Cândida; o novo Expresso no Eixo Centenário/Campo Comprido agora em outubro; os 557 novos ônibus que entram no sistema neste ano; e o ônibus híbrido elétrico que vem em 2012". O projeto do metrô de Curitiba está inscrito no PAC da Mobilidade. São pleiteados recursos para a primeira fase que liga a CIC ao centro da cidade. "Curitiba tem o melhor e mais adiantado projeto e também temos pouquíssimos casos para desapropriação de terrenos", disse Ducci. Com 14,2 quilômetros de extensão, e 13 estações, desde a CIC-Sul a Rua das Flores, a primeira fase, chamada Linha Azul, está orçada em R$ 2,25 bilhões. A frota terá 18 trens, compostos de cinco carros cada, com capacidade para 1.450 passageiros. Cada trem tem capacidade equivale a um ônibus biarticulado. Norte-Sul O custo total do metrô curitibano é estimado em R$ 3,25 bilhões para 22,4 quilômetros em toda a sua extensão, desde o Terminal CIC Sul (no cruzamento do Contorno Sul com a BR 116) ao Terminal Santa Cândida, no Norte da cidade. Serão 21 estações para veículos compostos por cinco carros e capacidade para 1.450 passageiros. A única desapropriação prevista será para a construção do complexo CIC-Sul, perto do Contorno Sul, perto da estação. No local ficará o pátio de manobra dos trens, as salas de controle e também áreas de manutenção. O trajeto do metrô será por baixo da canaleta do ônibus expresso que liga o Sul ao Norte da cidade. E este é o grande diferencial do projeto de Curitiba, pois a canaleta desativada e transformada num grande corredor para pedestres e numa ciclovia, tendo ainda outro modal de transporte. Metrô de Curitiba em números Extensão: terá 22 km (3 Km em via elevada e 19 km subterrâneos) Ligação: do Terminal CIC Sul ao Terminal Santa Cândida Estações: 21 estações, espaçadas em média a uma distância de 1 quilômetro Itinerário: A partir da BR, será sob a Rua André Ferreira Barbosa, numa extensão de 2Km até a Av. Winston Churchill, e por ela, sob a canaleta do ônibus expresso, até o Terminal Capão Raso; sempre sob a via, seguirá pela Av. República Argentina e Av. Sete de Setembro, até a Praça Eufrásio Correia. A partir da Praça, seguirá pela Rua Barão do Rio Branco e Riachuelo até a Av. João Gualberto e Av. Paraná, até o Terminal Santa Cândida. Investimentos: Total: R 3,25 bilhões Primeira fase - R$ 2,25 bilhões (do Pinheirinho a Rua das Flores / 13 estações, 14,2 Km). ![]() |
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15 setembro 2011
Metrô de Curitiba deve finalmente sair do papel
Postado por
DAVID
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